quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Vasco perdeu?

Na primeira partida das oitavas-de-final da Taça Libertadores, o Vasco recebeu o Lanús em São Januário e venceu por 2x1. Com gols de Alecsandro e Diego Souza, o Gigante da Colina garantiu a vantagem de jogar por um empate na partida de volta, na Argentina. Apesar do resultado positivo, a partida ficou marcada por inúmeras vaias e xingamentos ao técnico Cristóvão Borges.

A escalação de Juninho e Felipe juntos surpreendeu à torcida. Como o Lanús tem um meio-campo lento, a providência se mostrou acertada, com os dois veteranos ditando o ritmo do jogo. O Reizinho teve algumas oportunidades de fora da área, enquanto o Maestro buscava com seus passes deixar o trio ofensivo em boas condições de marcar. Rômulo era perfeito na marcação e em sua 100ª partida pelo Vasco, mostrava o grande jogador que é.

A superioridade vascaína foi premiada com o gol de Alecsandro, após passe de Eder Luís. Um minuto antes, Fernando Prass fizera grande defesa em chute de Valeri. Jogando pra frente, o cruzmaltino celebrou um golaço de Diego Souza, aos 42, quando chapelou o zagueiro antes de fuzilar as redes. O 2x0 do primeiro tempo era justo pelo mostrado em campo e dava boa vantagem no confronto, além de dar esperanças de mais gols na segunda etapa.

Já sem Rômulo, substituído com dor muscular, o Vasco voltou para a segunda etapa em ritmo mais lento e vendo um Lanús mais ligado e ofensivo. Com o revés de 2 gols, seria inocente crer que os gringos voltariam tão dispersos e recuados. Logo no início tiveram um pênalti, anulado por impedimento do jogador que sofreu a falta.

As chances se alternavam, até que aos 17 em falha de Fágner, o ótimo Regueiro diminuiu. Foi mais um erro grave do nosso lateral-direito, que vem perdendo crédito com a torcida. Ontem, sua atuação foi prejudicada pelo dever de marcar o melhor jogador adversário, muitas vezes no mano a mano.

No momento do gol, Fellipe Bastos aguardava à beira do gramado para entrar em lugar de Felipe. A troca foi mantida, o que gerou os maiores xingamentos e vaias da passagem de Cristóvão pelo Clube. A alteração era natural, pois estava claro que não dava para manter Juninho e Felipe juntos durante os 90 minutos, ainda mais sem Rômulo e Dedé, pilares defensivos da equipe.

O jogo se manteve com chances dos dois lados, sendo a melhor do Vasco, em chute de Eder Luís. Carlos Alberto entrou e dessa vez não conseguiu fazer a diferença. O placar final de 2x1 não agradou à torcida, que vaiou time e principalmente o treinador após o apito final.

Vaias essas, ao meu ver, exageradas. É lógico que todos queremos ver o time mais ofensivo e com o máximo possível de craques em campo. Porém, é preciso ver o jogo como um todo e é necessário salientar que o gol saiu ainda com Felipe no gramado. Não se justifica o clima de velório na saída de São Januário.

Temos que perder essa mania de achar que jogamos contra ninguém. Do outro lado estavam excelentes jogadores, experientes e alguns teriam vaga inclusive no Vasco. Valeri, Camoranesi, Regueiro e Pavone têm bagagem internacional, qualidade reconhecida, mas, para alguns torcedores, parece que só brasileiro sabe jogar bola.

Cristóvão Borges paga pelo hábito de varias as escalações. Cada um dos milhões de torcedores passa a ter suas preferências e todos aqueles que discordam do que o técnico faz, o acham burro. Eu mesmo não concordo sempre, mas ao invés de criticar, procuro entender o motivo de suas decisões e várias vezes já tive meus pensamentos calados com acertos.

Lembro que Ricardo Gomes, antes do AVC, era criticado por demorar a mexer e sempre trocar seis por meia dúzia. Ou seja. Cada um tem seu modo de trabalhar e de formas diferentes, ambos têm alcançado bons resultados. Aos que chamam o comandante atual de burro, deixo a pergunta: quem é inteligente? Felipão? Luxemburgo? Joel? Demite Cristóvão e contrata quem?

Discordar é normal, vai ser assim enquanto existir o futebol. O que não dá pra entender é este comportamento de se irritar com uma boa vitória. Parecem achar que vamos tomar um sacode do Lanús em terras portenhas. A esses mensageiros do apocalipse, deixo a notícia de que em 3 jogos fora do Brasil nesta Libertadores, vencemos dois e empatamos um. Qualquer um desses resultados nos dá a vaga às quartas de final.

Celebre a vitória, estamos mais perto da vaga. Faltam 90 minutos!

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Jogamos bem no primeiro tempo, poderíamos ja ter definido o jogo e ter feio uma sacolada neles....

Mas a torcida no segundo tempo deu mole, no primeiro passe errado começou a vaiar, nem eu entendi...

Os argentinos se aproveitaram disso... O time sentiu sei lá...

O 2 a 1 no final das contas foi um bom resultado...