quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vamos jogar juntos!

Nesta quarta-feira, pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores, o Vasco recebe o Lanús às 21:45 em São Januário. Com a segunda melhor campanha entre os vice-líderes da fase de grupos, o Gigante da Colina encara o sétimo melhor primeiro colocado que, curiosamente, somou menos pontos que o cruzmaltino. O vencedor do confronto encara quem passar entre Corinthians e Emelec, que começam a duelar também nesta noite, no Equador.

Após a perda do título da Taça Rio no último domingo, sobrou apenas a Libertadores no primeiro semestre vascaíno. A competição continental, tratada desde o início da temporada como prioridade, chega à sua fase de mata-mata, onde cada duelo é decisivo. Nenhum vacilo é permitido, sob pena de uma eliminação precoce.

O histórico recente das últimas edições tem mostrado que nem sempre quem começa bem termina como campeão na Libertadores. A fase inicial muitas vezes inclui alguns deslizes e foi justamente este o caso do Vasco, que perdeu em casa para o Nacional e depois embalou cinco jogos sem derrotas.

A partir de agora conta muito mais a qualidade do time titular, a maturidade e experiência do grupo para diversas situações. Além disso, existe evidentemente o fator sorte, importantíssimo em jogos eliminatórios. Não podemos dar margem para o azar e também para a competência do adversário.

O Lanús pode até não ser o mais forte time argentino, mas possui jogadores experientes e com qualidade, como Camoranesi, Regueiro e Pavone. Além disso, tem atletas como Fritzler e Valeri, com longa carreira e identificação com Clube e torcida.

Pelo regulamento da competição, seria uma vantagem jogar a segunda em casa. Porém, esse sistema tem se mostrado polêmico, com o mandante da primeira partida avançando muito mais vezes do que o esperado. Isso porque o gol fora de casa se mostra decisivo, modificando a forma das equipes atuarem.

Desse modo, não devemos esperar um Vasco extremamente ofensivo de início. Aliás, até bom que seja assim, pois temos sofrido muitos gols nos minutos iniciais. Se eventualmente sairmos atrás do placar, aí sim se torna necessária uma vitória com larga vantagem. Sair de São Januário sem ser vazado já é positivo, mesmo em caso de 0x0 ou 1x0.

Independentemente da forma que o jogo se desenhe, é importante o apoio da torcida. É nossa obrigação jogar junto com o time, pois na Argentina, os adeptos do Lanús farão o mesmo, como lhes é tradicional. Cada gol, cada lance é importante nesses 180 minutos de decisão.

Se ainda não garantiu seu ingresso, o que está esperando? Vamos com tudo! Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: