quarta-feira, 14 de março de 2012

No Paraguai, a luta pela vitória perdida

Nesta quarta-feira, pela 3ª rodada da primeira fase da Copa Libertadores, o Vasco visita o Libertad, às 22 horas. Na segunda colocação do grupo 5, com 3 pontos, o Gigante da Colina enfrenta o líder da chave, com 3 pontos a mais. Será o primeiro duelo fora de casa na atual edição, após 11 anos de ausência da maior competição continental. Sem Juninho, que sequer viajou, o time será comandado pelo Maestro Felipe, presente na conquista de 1998.

Apesar de oriundo da fase preliminar, o Libertad sempre foi considerado o mais duro adversário desta chave. Em campo, os paraguaios vêm confirmando tal condição, com uma goleada em casa sobre o Alianza e uma boa vitória no Uruguai contra o Nacional. Mesmo estando abaixo de Cerro Porteño e Olimpia no quesito torcida, o alvinegro se consolidou como a principal força do futebol guarani nas últimas temporadas.

Já o Vasco carrega o natural favoritismo de todos os times brasileiros, pelo poderio técnico e econômico de nosso país sobre os rivais sul-americanos. A derrota na estréia perante o Nacional foi um banho de água fria. Por sua vez, a vitória na última semana contra o Alianza ainda não derrubou a desconfiança sobre o time, que trava árdua batalha por vaga nas oitavas de final.

Com o revés em casa na primeira rodada, tornou-se obrigatório recuperar esses pontos fora do Rio. Hoje temos a primeira chance, enfrentando justamente o time que se encontra à nossa frente. Um resultado positivo nos igualaria em pontos e faria do duelo da semana que vem em São Januário, um embate pela liderança do grupo.

A vitória de ontem do Alianza sobre o Nacional embolou a chave. Tanto que mesmo em caso de derrota por um gol de diferença o Vasco se manteria na segunda posição. O time peruano, tido como morto, chegou aos seus primeiros 3 pontos e ainda fará dois jogos em casa, estando inclusive em posição mais privilegiada do que nós cruzmaltinos.

Cristóvão terá á disposição, pela primeira vez no ano, o selecionável Rômulo. Sem ritmo, ele começará no banco, com Nilton e Eduardo Costa iniciando ao lado de Felipe. Os nomes à disposição do treinador permitem uma escalação muito parecida com a que conquistou a Copa do Brasil. Resta saber como será o posicionamento de Diego Souza, se centralizado como nos tempos de Ricardo Gomes, ou aberto à esquerda como nos últimos meses.

William Barbio está confirmado no ataque. O jovem chegou a receber elogios do treinador adversário e terá pela primeira vez a sombra de Eder Luis entre os reservas. Uma opção para dar velocidade seria utiliza os dois juntamente com Alecsandro. Na zaga, permanece a dúvida entre Rodolfo e Renato Silva. Pela permanente má fase do camisa 4, eu entraria com o antigo titular, que tem atuado muito bem nos jogos com time misto.

Independente dos nomes, o que não pode faltar é atitude ofensiva. Não custa lembrar que no ano passado perdemos todos os jogos que fizemos fora do Rio pela Copa Sul-Americana. Temos que ir pra cima do adversário, jogar com inteligência e buscar os três pontos. Mais do que nunca, chegou a hora de mostrarmos que não estamos pra brincadeira na Libertadores, mas sim para vencê-la.

Força Vascão!


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick disse...

Poxa Diego, esse grupo do Vasco ficou muito embolado com a vitória do Alianza... Isso eh bom e ruim ao mesmo tempo, pq todos os times tem chance de se classificar... Grupo bem complicado... Era bom o Vasco ganhar hj pra conseguir uma respirada no grupo...

Vascooooo