Após ouvir muitas piadas, o torcedor vascaíno enfim pôde ter motivos para sorrir nesta Taça Guanabara. Uma goleada histórica por 9x0 sobre o América, naquele que outrora foi chamado de Clássico da Paz. O resultado vem antes de um período de 10 dias sem jogos, o que deixa o torcedor vascaíno confiante em uma boa estréia na Taça Rio e na Copa do Brasil. A frase do meia Jéferson, melhor jogador em campo, retrata o que todo vascaino gostaria de dizer: "(...) Aqui só tem homem. Temos um time competitivo e, agora, vamos parar de escutar piada".
Normalmente escrevo a história do jogo, mas como contar um jogo com 9 Gols? Daria quase um livro e o amigo leitor teria vontade de me matar após o fim do texto. Melhor resumir dizendo que o Vasco foi um time organizado, veloz e que levou o jogo com seriedade. Isso fica facilmente ilustrado ao dizermos que o time fez o primeiro aos 4 minutos com Fágner e o último aos 44 do segundo tempo, com Enrico. Do início ao fim o Vasco jogou pra cima do adversário, ao contrário do que muitos times fazem ao obter uma larga vantagem no placar.
Fágner - 4, 1º tempo (1x0); Felipe - 18, 1º tempo (2x0); Ramon - 23, 1º tempo (3x0); Marcel - 24, 1º tempo (4x0); Enrico - 37, 1º tempo (5x0); Caique - 5, 2º tempo (6x0); Ramon - 18, 2º tempo (7x0); Jéferson - 24, 2º tempo (8x0); Enrico - 44, 2 º tempo (9x0).
Velocidade muitas vezes é confundida com correria. A goleada de sábado mostrou o contrário. O Vasco fez a bola correr, com passes rápidos, achando sempre o companheiro mais bem colocado. O Gigante da Colina driblou muito pouco, mas pôs o adversário na roda apenas tocando a bola. Nenhum gol foi de pênalti, nenhum jogador do América foi expulso, o que poderia ter faciltado o placar elástico.
Quando se joga bem posicionado e tocando a bola, se diminui a dependência de um jogador. Tecnicamente Felipe é com sobras o craque do time, mas quem faz a diferença é Jéferson, justamente o motorzinho do time, o passador.
Evidentemente seria impossível fazer tudo isso sem qualidade. Ricardo Gomes tem conseguido tirar o máximo dos jogadores e conta com a melhor defesa do Rio para dar liberade aos laterais e meias. Dedé e Anderson Martins são firmes, esmagam os adversários de times pequenos, como deve ser sempre, mas não vinha sendo.
Evidentemente seria impossível fazer tudo isso sem qualidade. Ricardo Gomes tem conseguido tirar o máximo dos jogadores e conta com a melhor defesa do Rio para dar liberade aos laterais e meias. Dedé e Anderson Martins são firmes, esmagam os adversários de times pequenos, como deve ser sempre, mas não vinha sendo.
Porém um placar desses não tem somente uma face. E a face americana é temerária. Não me lembro de ter visto um time profissional tão sem determinação, tão sem entrega. Nem falta o América fazia para tentar parar o Vasco. Foi um caso evidente de corpo mole.
Se o goleiro Mota realmente agarra só aquilo, ele deve ser banido do Mequinha. E o que dizer do zagueiro Ronan? No sábado de manhã visitei o estádio do América e me passaram que o profissional tinha perdido por 3x1 um coletivo contra os juniores. Muita coisa está errada nas bandas do Diabo.
Outro ponto que precisa ser ressaltado é a ordem dos jogos do Vasco nesta Taça GB. Pegamos os três melhores pequenos no início e agora pegamos as babas. Fosse a ordem diferente, as coisas seriam bem diferentes e hoje o nosso maior rival poderia estar em crise e nós classificados.
Mas no futebol e na vida, o SE não tem espaço e precisamos é tocar a nossa vida em frente. Daqui a duas semanas, teremos mais dois grandes no mesmo estágio que nós, sem Taça GB e correndo atrás da Taça Rio. O que vai fazer a diferença é o quanto cada um estará pronto para a missão. E enquanto derrotas nas finais da Taça GB podem gerar crise em outras bandas, aqui nós já passamos pelo pior.
Estaria a bonança a caminho, depois da dura tempestade?
.
* Há 33 anos o Estadual do Rio não via uma goleada como essa. E nem assim o Vasco foi capa dos jornais, exceção feita ao Lance!
* O título deste Post é o trecho de um samba da Unidos de Vila Isabel, no ano de 2005.
* O título deste Post é o trecho de um samba da Unidos de Vila Isabel, no ano de 2005.
* As Charges que ilustram esse Post são de Autoria de Beto Gomes. O Blog agradece a colaboração deste competentíssimo amigo de longa data.
* Créditos das fotos: Lancenet
.
Sds vascaínas a todos!
Sds vascaínas a todos!
2 comentários:
Vasco e Botafogo capa de jornais?!?!?!?! Você tá brincando, Diego... Isso é coisa para os amiguinhos da mídia presentearem os vermelhos e negros e os vermelhos, verdes e brancos.
E o América tomou uma belíssima goleada. Adorei! Não gosto dos ex-diabos vermelhos.
O mundo é preto-e-branco. As outras cores são só efeitos solares... (rs)
Abraços Alvinegros!
Diego, hoje, lendo um outro site de noticias do Vasco, vi que os jornais pouco importância deram a acachapante vitoria do nosso CRVG, e ai, desde a chegada do dentuço na casa da mae joana, a Fla Globo so transmite jogos dessa gente. A Globo assumiu a posição de 100% flamenguista?
Mas sobre o jogo, o legal que até o Enrico jogou bem (pelo que ele vinha apresentando sim), Fellipe Bastos voltou pra ser titular, jogou muito bem, ele é muito melhor tecnicamente do que o Romulo, pra mim ja ganho a posição.
Foi bom sapeca o Mequinha...
Abraçosss
Postar um comentário