terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista William Barbio, atacante Nova Iguaçu F.C.

Para quem acompanha as divisões de base do Rio e o futebol da Baixada Fluminense, ele não era exatamente um desconhecido. Mostrando sempre um faro de gol apurado, foi destaque em todas as competições de base que disputou.

Porém sua grande aparição no cenário do futebol foi na 2ª rodada da Taça Guanabara deste ano, ao entrar no fim do jogo contra o Vasco e marcar o gol da vitória por 3x2, com seu time tendo um jogador a menos.

Na semana seguinte, mais um jogo contra time grande, desta vez o Flamengo, na estréia de Ronaldinho. Mais uma grande atuação, com direito a ter o nome entre os temas mais comentados no Twitter.

Estamos falando de William Barbio, atacante de 18 anos e uma das revelações desse Estadual, onde seu time, o Nova Iguaçú, faz grande campanha. No último sábado conseguimos uma entrevista exclusiva com o jogador, que você lê em seguida.

Agradeço ao atleta e aos diretores Vitor Lima e João Carlos Rebelo, que colaboraram gentilmente para este trabalho, abrindo as portas do Centro de Treinamento em pleno final de semana.

Nome: William Silva Gomes Barbio

Data de Nascimento: 22/10/1992

Local de Nascimento: Belford Roxo

Posição: Atacante

Altura: 1,73 m

Peso: 69 Kg

William, com que idade você chegou ao Nova Iguaçu?


13 anos.
Você foi indicado ao Clube ou chegou por meio das tradicionais peneiras?
Na época de escola, eu tive um professor que era treinador do Clube, o professor Silvinho. Ele pediu para que eu viesse fazer o teste, mas não pude vir. Depois, acabei entrando em uma escolinha do Clube. Houve um campeonato entre escolinhas e o treinador do Nova Iguaçu, Ronaldinho, pediu que eu viesse fazer o teste, gostou do meu futebol e acabou me federando.
Antes de vir para o NIFC, você jogou em outro lugar?
Jogava apenas em um time de pelada de Heliópolis, onde moro, apenas para brincar.
Você chegou a fazer teste em um dos 4 Clubes mais tradicionais do Rio?
Não, meu primeiro e único Clube foi o Nova Iguaçú.
Você tem jogado como atacante pelo lado esquerdo. Essa sempre foi sua posição?
Não, na base era mais centroavante fixo. Porém não vejo tanta diferença entre as posições.
Há cerca de dois anos ouvi maravilhas sobre você. Como é conviver desde muito novo com uma grande expectativa sobre sua carreira?
É muito bom ser reconhecido desde muito novo pelo meu Clube e pelas pessoas de outros times. O importante é nunca deixar de trabalhar. Isso nunca me incomodou, sempre mantive a cabeça focada em seguir trabalhando forte.
Alguma vez você pensou em abandonar a carreira para obter um emprego fora do futebol, que lhe proporcionasse renda imediata, como alguns jovens fazem?
Não, graças a Deus isso nunca passou pela minha cabeça.
No ano passado seu nome foi citado pela primeira vez no cenário nacional, após o título e artilharia do OPG de Juniores. Como foi esse torneio, e foi a primeira vez que você foi artilheiro de uma competição?
O OPG foi muito difícil, mas nosso grupo era muito forte e graças a Deus conseguimos o título. Agradeço ao grupo e graças ao trabalho, consegui essa artilharia. Em 2009, fui artilheiro do Campeonato Estadual Juvenil.
* Foto da Esquerda, o time campeão do OPG.
* Foto da direita, William e Lukian, artilheiro e vice do Torneio.
O Nova Iguaçu dá muito valor à base. Você acredita que isso foi fundamental para que você e outros jogadores atuassem no profissional com tão pouca idade?
Sim, vários companheiros daquele time campeão do OPG estão hoje disputando este Estadual.
Logo na 2ª rodada você entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória sobre o Vasco. O que esse gol mudou na sua vida?
Mudou muita coisa. Fiquei mais conhecido. As pessoas passaram a me reconhecer na rua e a procura para reportagens também cresceu.
* Foto da esquerda comemorando o gol sobre o Vasco.
Os dois jogos do Nova Iguaçu nesta Taça Guanabara contra grandes, foram televisionados. Esses são jogos comuns ou há uma expectativa diferente entre o elenco?
Todos os jogos são muito importantes, seja jogando contra times grandes ou pequenos, sendo que contra os grandes a gente precisa ter uma concentração e uma vontade maior.
Como foi jogar contra Ronaldinho, um dos maiores jogadores do mundo? Você chegou a cruzar com ele em campo?
Foi muito bom, emocionante. No fim da partida consegui roubar uma bola dele e antes do jogo nos cumprimentamos e desejamos "Boa Sorte".
Falando em grande jogador, quem é seu ídolo no futebol e com quem seu estilo de jogo se parece?
Me inspiro muito no Fenômeno, Ronaldo.
Em que Clube sonha em atuar?
Chelsea.
Como é o William fora de campo, nas horas vagas?
Bem tranquilo, gosto mesmo é de ficar em casa com meus familiares.
O Nova Iguaçu tem uma estrutura de dar inveja a muito Clube de grande torcida. Até onde acha que o Clube pode chegar?
Muito longe. Objetivo é rivalizar com os grandes do Rio e quem sabe chegar numa série A do Brasileirão.
* Foto da direita em partida contra o Botafogo no OPG 2010.
A Baixada Fluminense muitas vezes é vítima de preconceito. Como é para você, nascido e criado na região, fazer parte de um time quem vem orgulhando não apenas a cidade de Nova Iguaçu, mas toda a Baixada?
Muito bom para todo o grupo e é como diz o apelido do time, Orgulho da Baixada.
Por fim, gostaria de saber qual é o seu maior sonho na carreira de jogador profissional?
Ter meu futebol reconhecido pelo mundo.
Crédito das imagens: Flick Oficial NIFC e reprodução da Internet
Como não reverenciar o menino que saiu de Bento Ribeiro e ganhou o mundo? Como não reverenciar o maior artilheiro das Copas, cidadão do mundo, gênio da bola?
Ídolo meu, de William Barbio e de toda uma geração. Cruzeirense, corintiano, blaugrana ou merengue? Não, Ronaldo está acima das rivalidades.
Ele faz parte de uma Classe que está acima dos craques. A linhagem das lendas. Se hoje nós ouvimos os antigos falando de seus ídolos, amanhã contaremos aos mais novos sobre Ronaldo.
Ele não foi mais um 9. Ele foi O 9. O 9 dentuço, do cabelo de cascão, do dedinho pro alto na hora dos gols. Aquele que viveu uma história que nem o mais criativo autor de cinema seria capaz de escrever.
Ronaldo não deve lamentar as lesões. Foram elas e sua garra para vencê-las que fizeram dele esse Mito. O que fez em 2002 entrou para a história. Talvez ele não seja o jogador mais talentoso de sua geração. Porém nenhum tem o brilho, a estrela do Fenômeno.
E por mais que a gente tente, fenômenos não se explicam. Se assistem e se aplaudem. Fiz parte do grupo de privilegiados que assistiram Ronaldo e agora me sinto órfão de sua genialidade, ainda que ela estivesse rara nos últimos tempos.
Desejo toda sorte do mundo a este gênio da bola e que sua vida longe dela chegue ao menos perto da felicidade que foi ao lado da redonda.
Parabéns, Fenômeno!
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Poxa Diego, entrevistando jogador que fez Gol decisivo em nosso Vascão.. rsrsrsrsrs

Mas tá valendo, o que importa eh levar na esportiva....

Sobre o Ronaldo, ele foi e sera sempre um grande idolo para nos que somos amantes do futebol, no ano da copa de 98 fiquei muito triste com a perda da copa, creio que a maioria de nós culpamos ele, mas depois percebi que estava enganado.

Hoje infelizmente perdemos uma pessoa que sempre fez o seu melhor dentro de campo e fora dele.

Não sei se ainda iremos encontra outro Ronaldo, espero que sim , que Deus possa esta com vc sempre!

Sucesso Fenomenoooooo !!!!