quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sonho ainda vivo

Em jogo adiado da 18ª rodada, o Vasco venceu o Corinthians em São Januário por 2x0, chegando aos 41 pontos. Com gols de Zé Roberto e Eder Luis logo no começo do jogo, o time da Colina dessa vez não deu mole e conseguiu uma importante vitória, que mantém vivo o sonho de uma vaga na Libertadores. No próximo domingo, o desafio é em Goiânia, contra o Atlético-GO.
A cada empate frustrante, víamos diminuir a esperança de chegar ao G3. Mas sempre tínhamos a desculpa do jogo a menos. Mas agora não temos mais e felizmente, vencemos esse jogo. A distância ainda é grande, mas pelas boas atuações recentes, não podemos duvidar da capacidade do time em chegar lá.
Mas vamos primeiro ao jogo de ontem.
O Corinthians veio sem técnico e na retranca, confiante em um vacilo para quem sabe sair daqui com um ponto. Porém a estratégia foi por água abaixo logo no início. Avassalador, o Vasco foi pra cima, comandado por Felipe, que melhora fisicamente a cada dia e aí a técnica a gente já conhece bem.
Zé Roberto perdeu gol feito na cara do goleiro, mas no lance seguinte, completou cruzamento de Carlinhos e abriu o placar. Impedimento? 27 cm só no tira-teima.
Após levar um susto aos 18, o Vasco matou o jogo aos 21. Felipe enfiou bola nas costas de Alessandro. Eder Luís apareceu como um raio, dominou e tocou por baixo do goleiro. Vascão 2x0 e soberano em campo.
Eder Luís fazia estrago de Alessandro, que até saiu machucado. Com Jucilei na direita, a facilidade para Eder diminuiu e o Corinthians ficava trocando passes sem ameaçar o Vasco, mas também sem correr muitos riscos.
A torcida, após a decepção de sábado, ficou receosa, mas havia uma diferença clara entre Grêmio e Corinthians. Enquanto um tinha Jonas, o outro tem Souza. E quem tem Souza só faz a torcida adversária sorrir. O bonecão caiu de cara no chão e ao ser substituído mandou dedo do meio para a torcida. Coisinha de juvenil.
Mesmo com alterações nos dois times, o Vasco correu poucos riscos e saiu com 3 valiosos pontos.
Jogando bem como sempre joga ofensivamente, dessa vez a defesa foi bem e com equilíbrio, o time venceu e convenceu.
Nos resta confiar em jogos como esse para seguirmos sonhando com a Libertadores. E se o G3 virar G4, o sonho é ainda mais possível.
.
Há um bom tempo atrás escrevi que não podemos confundir raça com organização. Por vezes, um atacante volta marcando igual um maluco, faz seu nome com a torcida e no lance seguinte tá morto. No Vasco atual, isso não acontece. Eder Luís e Zé Roberto marcam mesmo, faz parte do plano de jogo do time e em qualquer time vencedor tem que ser assim.
Zé pela direita e Eder na esquerda, acompanham a subida dos laterais e apenas Felipe fica no meio, cercando os zagueiros e volantes. Com todos marcando de forma organizada, o time sofre bem menos sustos, mesmo jogando com os laterais reservas ontem.
A ajuda de Eder fez com que Carlinhos tivesse sua melhor atuação como profissional. Foi dele o passe para o gol de Zé Roberto e várias subidas valiosas ao ataque. Até Irrazábal se saiu bem no combate a Roberto Carlos, o que eu mais temia na partida de ontem.
Na zaga, não precisamos hoje dar mais uma nota 9 para Dedé. Com a entrada de Cesinha e Jumar, o camisa 26 teve seu trabalho diminuído em quantidade, mas não em qualidade. E mais gente jogando bem, melhor para o time.
No meio, Fellipe Bastos não foi bem como de hábito, mas seu xará jogou demais. O camisa 6 honrou o apelido de maestro e conduziu o time. Os dribles diminuíram de intensidade, mas os passes...quanta visão de jogo. Em forma, Felipe joga demais e conduz esse time, como fez nos dois últimos jogos.
Sobre Éder e Zé, além da já falada ajuda defensiva, eles dão velocidade na saída para o ataque e eu que não via esse time sem centroavante, estou tendo que me render ao bom desempenho da dupla.
Vejo esse time como uma potência para 2011, um dos 3 melhores do país. Mas por que não sonhar ainda em 2010? Futebol temos para isso, bastam agora os resultados.
.
* Parabéns a nossos meninos do Sub-23 pela goleada de 4x0 sobre o próprio Corinthians e pela classificação antecipada. A renovação vai sendo muito bem feita em São Januário.
* Não analise um jogador pelo que diz a imprensa, principalmente a paulista. Paulinho, Jucilei e cia são medianos, nada demais, nem mereciam jogar no Corinthians.
* Renova Rodrigo Caetano! Essa é uma campanha que rola no Twitter e em todos os corações vascaínos.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é meu caro Diego, o nosso Vascão da Gama está se reencontrando com as vitórias, mesmo que tenha algumas notícias duvidosas.
Sobre o jogo, o Gigante da Colina mostrou garra e disposição, evitando a farra do time paulista no nosso Caldeirão.
Tomara que essa disposição continue se o Vasco quiser a tão sonhada vaga na Libertadores.
Abraços e saudações vascaínas.

Vascão Amor Eterno disse...

Fala ae amigo Diego.

O vascão mostrou que em casa é ele quem manda. Vamos sempre pra cima.
Vascaíno é igual a brasileiro, não desiste nunca.

Abraços e Saudações Vascaínas !!!

Carlos Vascaíno.

Publicidade Esportiva disse...

O que vimos ontem em São Januário, é o que gostaríamos de ver em todo o campeonato, ou seja, um time guerreiro, marcador, se superando em todos os momentos, sem individualidade exacerbada enfim, um time que merece vestir a camisa do glorioso Vasco da Gama !!

Parabéns ao time…

Parabéns ao PC e a todos nós vascaínos…