segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A hora certa de tropeçar

Em um primeiro momento, o título deste Post não parece lá muito inteligente. Afinal, o torcedor não quer que seu time tropece nunca, ainda mais contra um time pequeno como o Madureira. Porém, se lembrarmos da campanha da Taça Rio de 2009, um empate a essa altura do campeonato pode não ser a pior coisa do mundo, visto que ele em nada mudou nossa situação no campeonato. O 2x2 com o Madureira em São Januário teve gols de Nilton e Martinelli, ambos de cabeça.
Infelizmente não pude comparecer a São Januário ontem. Aniversário de família, coisa que não dava pra deixar de ir. Por isso, e por ter visto o jogo com um monte de gente falando em volta, a análise fica comprometida. Porém, uma certeza ficou: foi a pior atuação do time no ano. E justamente por isso, acho que podemos colher coisas boas.
O tropeço serve pra abaixar um pouco a bola do time. Não que venha ocorrendo salto alto, mas é bom pra mostrar que temos sempre que jogar no máximo para obter as vitórias. Outra coisa positiva é que fizemos dois gols de bola parada, o que ainda não tínhamos feito no ano. Em jogos duros, essa jogada pode decidir um duelo.
De negativo, podemos tirar que o time ainda insiste em tabelas. É lindo de se ver, mas nem sempre é a melhor opção de jogada e o time perde boas chances de fazer gols. Não à toa, tivemos um grande número de passes errados, principalmente de Philippe Coutinho (9).
Não funcionou também a improvisação de Martinelli na lateral esquerda. O coitado até fez um gol, mas ficou todo torto na posição. Como Elder Granja foi pífio na direita, tivemos muitas dificuldades de criação pelos lados. Como o jogo não valia quase nada, era melhor colocar o menino Ari dos juniores, que entraria louco para mostrar serviço, além de ser natural da posição.
Que fiquem os aprendizados deste tropeço e que o time entre tinindo no clássico da semifinal contra o Fluminense no último sábado. Agora é pra valer e a fase de treinos e testes passou.
O Vasco atuou com: Fernando Prass; Thiago Martinelli, Titi, Fernando e Élder Granja; Nilton, Léo Gago (Rafael Coelho), Souza e Magno (Rodrigo Pimpão); Philippe Coutinho e Dodô.
.
Há algum tempo tinha dito que não fazia diferença enfrentar fla ou flu na semifinal. E continuo achando. O fla tem mais talentos individuais, mas o flu é muito bem armado. Só sofreu gols em um jogo do campeonato, ao contrário dos mulambos, que foram vazados em todas as partidas.
Será um jogo bem difícil para o Vasco, mas que temos absolutas condições de vencer e avançar até a final, não há dúvidas.
.
Nem preciso dizer que é desumano jogar às 17 horas no Rio de Janeiro. Só quem vive aqui tem noção do que é um sol de mais de 40º graus na cabeça. Aí nossa genial federação, junto com a TV Engodo, marca uma das semifinais para o sábado de carnaval nesse horário. Como prêmio pela melhor campanha, o Vasco é obrigado a jogar nesse horário ridiculo e desumano que prejudica o espetáculo.
Já o time queridinho da mídia, jogará na quarta-feira de cinzas, 21h50, horário bem mais agradável. O grande absurdo da história é que o horário e dia do jogo dos mulambos independia da posição dos times. Antes dos duelos se decidirem já se sabia que a mulambada jogaria no horário melhor.
Por essas e outras, que por muitos anos, esse vai continuar sendo um campeonatinho de merda, que só serve de preparativo para os campeonatos que realmente importam.
.
Na semana passada criei uma conta no Twitter onde falo sobre o Vasco e coisas do cotidiano. A quem fizer uso desta ferramenta, convido para conhecer o espaço, mais uma forma de trocarmos idéia sobre diversos assuntos.
O endereço é: https://twitter.com/diegocrvasco estão todos convidados.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Diego, complicado o jogo em cara, por pouco no finalzinho o Vasco leva o gol, ainda bem que o Fernando Prass esta muito bem. Nao tem hora boa pra vacilar mesmo, mas se tivesse com certeza seria essa a hora, hauhauahuaha, valeu

Saudações do Gremista Fanático

Carlos Gregorio Junior disse...

Jogo para se esquecer do Vascão, mas como o Gremista falou, a hora de vacilar era essa.

Pelo visto vamos jogar no Sabado mesmo, assim como quer a Flapress. Mais nem ligo muito para isso, pois tenho certeza que seremos Campeões... nunca tive tanta certeza como agora!

Sobre o Flu ou Fla, eu preferia o Fla também, mas como veio o Flu, vamos ter que eliminá-los ainda na semifinal. Gosto muito do ALlan, do Maicon, do Fred, DO Everton e do Conca. É um time mais arrumado como vc falou, mais com muita dedicação e bom futebol vamos vencer!

Abraços

Impasse Livre disse...

Ridicula a inércia do time. Temos que abrir os olhos: só jogamos bem contra o botafogo e mais nada! E a Globo(sic) mais uma vez faz o que quer com o futebol carioca. um absurdo.Pena que a imprensa corrompida pelo medo de perder o emprego dos jornalistas e o monop´´olio global se perca moralmente também. abraços, e to no twitter.com/malditaFC iremos mudar de r´´adio ...depois lhe falo mais.