quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O recomeço do sonho

Nesta quarta-feira, começa mais uma edição da Copa do Brasil. E atuando logo neste primeiro dia, o Vasco reacende o sonho de sua torcida, que há anos anseia por esta conquista. Esse ainda é um título inédito para o Clube, além de dar uma vaga na Libertadores, competição que não disputamos desde 2001.
Para a Copa do Brasil, vale o mesmo que escrevei antes do Carioca. Há anos, não entramos com tantas condições de lutar pelo título. O curioso é que mesmo com times fracos, chegamos na final em 2006 e nas semifinais em 2008 e 2009. Nos últimos dois anos, saímos para os campeões Sport e Corinthians, em jogos que fomos totalmente prejudicados pela arbitragem.
E o equilíbrio é que justamente faz a graça da competição. Por ser mata-mata do início ao fim, a atenção se faz sempre necessária, para evitar zebras. Nosso treinador por exemplo, foi campeão em 2005 com o modesto Paulista e limado pelo CSA com o Santos no ano passado.
Traçando um horizonte esperançoso e considerando favoritismos, nosso caminho pode reservar: Sousa, ASA, Ceará, Goiás, Palmeiras e na final, Grêmio. Nada mal, principalmente até a semi. Bom também para nossos irmãos nordestinos, que podem ter a chance de ver vários jogos do Gigante da Colina naquela linda terra.
Mas de nada adiante sonhar com o futuro, sem passar pelo presente. E hoje, temos o primeiro desafio, na fantástica João Pessoa contra o Sousa. Sobre o atual campeão paraibano, não sei nada e é difícil que alguém do Clube o saiba. O presidente do time adversário se garante muito e deu certeza da vitória. Deve estar pintando um Barcelona no interior do Brasil.
Nosso time será todo reserva. Com os titulares poupados para a semifinal da Taça Guanabara, vamos na base do ‘vai quem pode’ nesta estréia. Obviamente a Copa do Brasil é muito mais importante, mas nesse jogo, os reservas devem dar conta do recado.
O curioso é que não haverão laterais disponíveis. Com Elder Granja e Márcio Careca poupados, além de Fagner e Ernani machucados, o time vai em um 3-5-2, com Jumar e Jefferson como alas. Se vai dar certo, só saberemos mesmo na hora. Destaque para a dupla de ataque, formada pelos dois artilheiros da Série B do ano passado, Rafael Coelho e Élton.
Entrosamento certamente faltará, mas que sobre vontade de mostrar serviço, até porque muitos que atuarão hoje já foram ou tem condições de serem titulares do time. A escalação será: 50-Tiago; 26-Dedé, 5-Gustavo e 44-Thiago Martinelli; 18-Jumar, 22-Paulinho, 8-Rafael Carioca, 17-Magno e 7-Jéferson; 42-Rafael Coelho e 9-Élton.
Só para relembrar, ano passado estreamos vencendo o Flamerda-PI por 4x1, com gols de Élton (2), Paulo Sérgio e Jéferson. Que possamos repetir a dose e novamente eliminar o jogo de volta.
.
Galera, volto a informar da criação do perfil no Twitter. Ainda aprendendo a brincar na ferramenta, deixo o link para os amigos e leitores: https://twitter.com/diegocrvasco
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

Eu tambem tracei um horizonte e por coincidencia deu Gremio contra Vasco na final, claro que apenas prognosticos, mas seria muito bom e sendo assim que vença o melhor, rsrs.
Acho acertada a decisao do Mancini em poupar os titulares, esse time escalado tem grandes chances de fazer frente ao Sousa, abraço.

Saudações do Gremista Fanático