quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Afunilando...

Nesta quinta-feira, chega ao fim a fase de oitavas de final da Copa do Brasil mais forte dos últimos anos. Contando com a participação dos times que disputaram a Libertadores, ninguém vai conseguir chegar à final encarando molezas, como em um passado recente. Ontem, 5 grandes ficaram pelo caminho. Hoje, Internacional e Vasco têm missões relativamente simples, para fechar o grupo dos 8 postulantes ao título deste empolgante mata-mata.
Em São Januário, no bizarro horário das 21h50, o Gigante da Colina recebe o Nacional podendo até perder por um gol de diferença. Após perder em Manaus por 2x0, o time adversário mandará a campo um time reserva, poupando os melhores jogadores para a Série D. Mesmo com o Vasco sem vários titulares, uma zebra dificilmente deve passear por São Cristóvão hoje.
O duelo servirá para dar ritmo de jogo a jogadores como Montoya e Marlone. Sem Éder Luís, negociado, os dois serão muito utilizados por Dorival Júnior até o fim da temporada. Outro que também deve ganhar minutos é Willie, que entrou muito bem contra o Corinthians.
Nosso treinador reclamou muito da negociação do nosso ex-camisa 7. Pensando na Copa do Brasil, Dorival tem certa dose de razão, já que dois dos melhores jogadores do time, André e Rafael Vaz, estão impedidos de jogar. Restará a ele ter zagueiro e centroavante diferentes em cada partida.
Ele pode, inclusive, ter que dar preferência à Copa do Brasil em algum momento. Isso porque o craque da nossa equipe tem 38 anos e não suporta atuar duas vezes por semana. Vai depender dos próximos jogos do Brasileirão. Uma sequência mediana pode fadar o time ao meio de tabela, o que até seria lucro depois da tragédia de início de ano.
Caso confirmemos a classificação hoje, serão apenas seis jogos para a conquista do título e vaga na Libertadores. Bem diferente do que o Brasileirão, com um turno inteiro pela frente. Seguem alguns pitacos sobre a Copa do Brasil:
Corinthians x Luverdense - Pelo abismo financeiro entre os times, foi mais sofrido do que o esperado. Engessado taticamente, o Timão vem obtendo bons resultados unicamente em virtude de sua forte defesa.
Grêmio x Santos – Cheio de desfalques, Renato Gaúcho achou uma escalação inusitada no Grêmio e passou a vencer todos os jogos. Em grande fase, é favorito contra o Corinthians.
Inter x Salgueiro – No Brasileiro, o time de Dunga vai abaixo do esperado. Com excesso de talentos na frente, pode vencer qualquer adversário. Rival perigosíssimo em um mata-mata.
Atlético-PR x Palmeiras – ninguém levava fé quando Vagner Mancini assumiu o Furacão. Ele não só tirou o time lá de baixo, como colocou no G4. Fez brilhar jogadores que andavam em baixa e pode eliminar o Inter.
Goiás x Fluminense – Apostei em 4 cariocas classificados. Walter e cia calaram minha boca. Enfrenta o Vasco na próxima fase e será um adversário duro. Já o Flu, terá que lutar para não cair e pagar a Série B devida há tantos anos.
Botafogo x Atlético-MG – Com a saída de Vitinho, o Botafogo se torna uma incógnita. Apesar dos talentos de Seedorf e Lodeiro, o elenco é pequeno e pode se ressentir de substitutos de um nível razoável. O Galo, usará o semestre para se preparar para o Mundial.
Flamengo x Cruzeiro – O Cruzeiro perdeu a vaga em BH. Mesmo tendo time bem superior, venceu apenas por 2x1 e ontem pagou o preço. Com a vitória, o Flamengo cresce e equilibra o duelo contra o também forte Botafogo.
Força Vascão!
Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: