quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Recomeçar

Nesta quarta-feira, o Vasco recebe o Palmeiras às 22 horas em São Januário buscando não apenas mais três pontos. O Gigante da Colina procura reencontrar o rumo para se manter no G4 até o fim do campeonato. Antes postulante ao título, o time viu o desempenho cair nos últimos dois meses. A má fase culminou com a saída do treinador Cristóvão Borges. Nesta noite, o time será comandado por Gaúcho. A partir de amanhã assume Marcelo Oliveira, contratado nesta tarde. Ele assina contrato até o fim de 2013.

Como esperado, Cristóvão Borges sucumbiu à pressão da torcida. Ele acabou pedindo demissão, mesmo contra a vontade do elenco e da diretoria. Como todo treinador, Cristóvão acertou e errou, com vantagem para os acertos, demonstrados pelo ótimo aproveitamento e desempenho nas competições que disputou. Mesmo assim, nunca teve o carinho de grande parte da torcida. Lembro-me bem de seus primeiros jogos, ainda em 2011, quando já sofria com os chamamentos de interino, estagiário e outras bizarrices. Ao contrário de outros "treinadores de ofício", ele não tinha o direito de errar. Uma enorme injustiça já que todos os treinadores do mundo têm suas opiniões contestadas, do mais famoso ao mais desconhecido.

Infelizmente acabou sua passagem pela Colina e agora os dois lados precisam seguir suas vidas. Para o Vasco, em um primeiro momento, tende a ser bom. Na cultura burra do futebol brasileiro, toda troca no comando dá uma sacudida no elenco e fica mais fácil ficar no G4 sem Cristóvão, do que com ele. Isso não é um elogio a Gaúcho, Marcelo Oliveira ou a qualquer outro que assumisse. É uma constatação óbvia do que sempre acontece.

Para o jogo de hoje, Gaúcho terá uma equipe menos desfalcada do que no último domingo. Dedé, William Matheus e Wendel voltam ao time. Na lateral direita, sem Auremir ou Jonas, Max terá oportunidade. Já no ataque, Tenório começará jogando, ainda sem ritmo suficiente pra agüentar os 90 minutos. Com John Clay como único armador, fica a dúvida sobre qual seu posicionamento em campo. Contra o Bahia, ele foi muito mal no lado esquerdo, o que sugere que seja escalado na armação central hoje.

O Palmeiras vem desesperado em busca dos 3 pontos fundamentais na luta contra o rebaixamento. Inúmeros problemas levaram o time de Felipão a esta situação, mas há bastante qualidade e o duelo promete ser duríssimo. Cabe citar que, nos últimos anos, Vasco e Palmeiras têm feito jogos chatíssimos, arrastados e sem emoção. Será também assim nesta noite?

E depois? O que esperar de Marcelo Oliveira? Apesar de ter treinado alguns clubes em sua carreira, seu único destaque foi no Coritiba e é esse trabalho que cabe analisar. Bicampeão paranaense e com duas finais de Copa do Brasil, se caracterizou por ser fortíssimo no Couto Pereira. Obviamente isso não é mérito apenas dele, mas da torcida e do Clube como um todo. Há algum tempo que o Verdão do Paraná se estruturou administrativamente, com uma das melhores gestões do país e isso refletia em campo.

Por outro lado, seu desempenho fora de casa é absolutamente ridículo. Derrotas e mais derrotas naquilo que tem sido nosso ponto forte desde o ano passado. Também os títulos estaduais precisam ser vistos com ressalva. Enquanto o Coxa crescia fora e dentro de campo, Atlético e Paraná se afundaram, tanto que hoje estão na Série B. Ou seja. Vencer o Estadual era obrigação.

Taticamente, Marcelo se mostrou adepto do 4-2-3-1, esquema mais utilizado mundialmente. Sou um entusiasta desta tática, usada poucas vezes por Cristóvao Borges. Ela permite grande mobilidade e aproximação dos meias, além de não prejudicar a retaguarda, que conta com o auxilio dos homens de meio-campo. Rafinha, Davi, Éverton Ribeiro e outros eram jogadores ideais para este esquema. Em nosso carente elenco, não temos peças do tipo.

Até que possa contar com jogadores que indique, Marcelo terá que se virar com o que tem, o que promete ser um grande teste neste momento de afirmação em sua carreira. Não existem no elenco vascaíno, sequer três jogadores capazes de fazer as funções táticas dos meias de um 4-2-3-1.

A troca de comando deixa uma situação curiosa: Marcelo Oliveira foi demitido do Coritiba sem ser o único culpado da situação do Coxa, visto que perdeu muitos jogadores por lesão. De igual modo, Cristóvão sofreu com coisas com as quais não podia lutar. Ambos saíram respeitados, inclusive por torcidas rivais. No curto prazo, as trocas certamente serão boas. Resta saber o que será do futuro de Coritiba e Vasco...

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick disse...

Foi bom ter fechado com o Marcelo Oliveira... 2 finais de Copa do Brasil, 2 títulos paranaenses nos últimos 2 anos e ainda pode trazer quem sabe ano que vem Rafinha, Emerson, Everton Ribeiro que se destacaram lá, Rafinha é um bom nome pra substituir Diego Souza e Emerson (Zagueiro Artilheiro) pra fazer dupla de Zaga com Dedé, assim ficaria faltando um lateral direito pra suprir a carência após a saida de Fagner. Tem que dar chance e tempo pro cara, o elenco do Vasco ta rachado por causa de Felipe e Eduardo Costa dos palhaços que se acham Xavi e Iniesta, não tao jogando vão ficar no banco mesmo e foda-se, ta insatisfeito mete o pé! #EUACREDITO.