quinta-feira, 24 de maio de 2012

Só um pode vencer...

Da forma mais dolorida possível, o Vasco perdeu para o Corinthians nesta quarta-feira por 1x0 e deu adeus ao sonho de reconquistar a Taça Libertadores da América. Em um duelo muito equilibrado, o Gigante da Colina sofreu o gol aos 42 minutos do segundo tempo, em cabeçada de Paulinho. O time agora volta suas atençoes para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta a Portuguesa no próximo domingo.
A exemplo da partida no Rio de Janeiro, o jogo foi muito truncado, com muita disputa e grande trabalho das defesas. Cada bola era disputada como se fosse a última e se não foi um grande jogo do ponto de vista técnico, foi um dos melhores dos últimos anos no quesito competitividade. Verdade que faltaram chances de gols, mas quem era louco de ceder espaços em um duelo onde um gol fatalmente decidiria a vaga.
Mesmo sem o Mito Dedé, a zaga não deu espaços ao adversário e cabe elogiar o trabalho de toda retaguarda, que contou com o auxílio dos jogadores de frente na marcação. O mesmo tipo de trabalho fez o time corinthiano.
Tivemos duas grandes chances no segundo tempo. Na primeira, Diego Souza avançou livre por todo o campo de ataque e parou no goleiro Cássio. Na cobrança do escanteio, Nilton cabeceou no travessão. Muita gente crucificará Diego pelo gol perdido, que realmente não se deve perder. Porém, o camisa 10 foi um dos melhores vascaínos em campo e o lance não apaga seu ótimo desempenho.
Com o passar do tempo, as equipes pareciam satisfetitas com a possibilidade de pênaltis. Porém, em cobrança de escanteio, o time paulista encontrou seu gol em cabeçada indefensável do ótimo Paulinho. Com apenas mais 5 minutos de bola rolando, o Vasco não mais ameaçou e a tristeza tomou conta de elenco e da torcida, que compareceu em grande número ao Pacaembu.
A cada eliminação, a primeira providência é eleger culpados. Treinador, arbitragem, diretoria ou até o além ficam com a responsabilidade da perda de um título. Lógico que uma análise dos acertos e erros sempre é necessária, mas sabemos que no esporte só um pode vencer e ontem não foi nossa vez.
Fosse o Vasco o time classificado, não haveria nenhuma injustiça, como não houve no avanço corinthiano. Foi um duelo igual, equilibradíssimo, como era de se esperar pela grandeza e qualidade das equipes. Pra quem quiser tornar essa derrota o fim do mundo, cabe dizer que esta foi somente a quarta vez que chegamos às quartas de final de uma Libertadores e só avançamos à semi em uma oportunidade, 1998, quando fomos campeões.
O Corinthians é hoje o Clube mais rico do país e dentro de campo possui uma forma de jogar que vem desde os tempos de Mano Menezes. A vitória de ontem não foi casual, mas fruto de um trabalho que deve ter ainda mais sucesso nos próximos anos.
Ao invés de diminuirmos o feito do rival, devemos aprender com seus acertos, especialmente fora de campo. Aumentar nossas receitas, fazer um trabalho de longo prazo e aperfeiçoamento contínuo do elenco, identificando as falhas pontuais e reforçando. No nosso caso, fica evidente a falta de poder ofensivo, então é aí que temos que investir.
Perdemos esta Libertadores, competição que não disputávamos há 11 anos. Agora é focar no Brasileirão, para que em 2013 possamos estar nela novamente e em melhores condições de lutar pelo título. Não podemos esperar mais 10 anos para estar entre os 8 melhores da América novamente.
O trabalho de todos no Clube deve ser agora no sentido de fazer do Vasco um time permanentemente grande e não vivente apenas de espasmos. Se nos próximos 10 anos, chegarmos 4 vezes em uma quarta-de-final de Libertadores teremos dado um salto gigantesco e fatalmente em uma delas seremos campeões.
Por ora, temos sim que buscar as melhorias, mas sem deixar de reconhecer que esse grupo fez sim uma ótima campanha e caiu por um detalhe, sem se mostrar em momento algum inferior ao ótimo rival que tinha pela frente.
Força Vascão!
Charge: Beto_Gomes
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Julio disse...

Não me leve a mal, mas parece que não vimos o mesmo jogo. É uma mania de blogueiros querendo defender o indefensável. O time do vasco foi ridículo. Medroso, dando chutões o tempo inteiro. Respeitando muito o limitado time do corinthians. O Diego Souza foi uma figura nula no jogo. Sem raça, sem disposição, limitou-se a olhar o jogo. Deveria ter sido substituído. O mesmo podemos falar do Cristovão, uma invenção da diretoria que não quer gastar para contratar alguém que possa dar um padrão de jogo a este fraco time. E o que falar da zaga, aí a culpa reside no deputado gazeteiro, o omisso Dinamite que permite que o Vasco dispute uma Libertadores com zagueiros deste nível. Renato Silva, Rodolfo, Douglas não podem vestir a camisa do Vasco, são três cabeças de bagres que só uma diretoria cretina como esta pode admitir.
Do atual elenco podemos livrar a cara: Prass, Dedé, Juninho, Rômulo, Alan, Nilton(surpresa, o melhor do Vasco no jogo), Eder Luiz, Barbio, Felipe.
O restante, pode servir de moeda de troca. Não servem, nem mesmo para compor elenco. Fora Cristovão, Eduardo Costa, Fagner, Felipe Bosta, Alecssandro, Kim,Rodolfo, Renato Silva, Feltri, Diego Souza.
Vou avisando aos manés de plantão. Não sou viúva do corrupto Euvírus, mas também acho que o Dinamite só faz jogar pra torcida, não administra como deveria o destino do Vascão.