quinta-feira, 10 de maio de 2012

Entre os 8 melhores da América

A noite de quarta-feira não bastou. Foi preciso virar a madrugada desta quinta para que o torcedor vascaíno enfim pudesse respirar aliviado. Depois de 90 minutos de muita tensão, 10 cobranças de pênaltis foram necessárias até que Alecsandro estufasse as redes e partisse para o alambrado, vibrando com os torcedores que representaram em La Fortaleza, esta imensa torcida bem feliz. Agora entre os 8 melhores do continente, o Gigante da Colina faz um duelo doméstico contra o Corinthians. Vai pegar fogo!!!

Cristóvão Borges surpreendeu com a escalação de Nilton em lugar de Felipe. Durante o dia foi ventilada a hipótese de alteração, mas o camisa 19 parecia atrás de Eduardo Costa e Fellipe Bastos na disputa pela vaga no meio-campo. A providência se mostrou acertada com o time resistindo bem à pressão inicial do Lanús, que abusou das bolas aéreas. Melhor ainda quando o próprio Nilton soltou uma bomba de mais de 90 km/h que o goleiro nem viu por onde passou. Golaço, que dava mais conforto para o Vasco no confronto.

O restante do primeiro tempo seguiu tranqüilo para nossa equipe, que trabalhava bem a posse de bola e levava poucos sustos. Para ficar melhor, faltou apenas o segundo gol, que sacramentaria a classificação já na primeira parte. Fágner teve boa chance, mas errou o alvo.

Ficava claro que o time grená iria para o tudo ou nada no segundo tempo. O treinador sacou o volante Pizarro, que iria ser expulso, e colocou o atacante Gutiérrez. A tática granate era um 4-3-3 variando para 4-2-4, encurralando o Vasco no campo de defesa.

A estratégia de forçar bolas em nossa área deixava cada vez mais jogadores cruzmaltinos na defensiva e quando tentávamos algum contra -ataque, vinha um bossal zagueiro argentino para tentar esquartejar o pobre Éder Luís. Não demorou mais que 15 minutos para que o gol de empate acontecesse, com o guerreiro Pavone, aproveitando falta não marcada sobre Renato Silva.

Aliás, é bom que se diga. Mesmo sendo um dos melhores árbitros do mundo, Carlos Amarilla sentiu a pressão e foi caseiro, não punindo com rigor as faltas do time argentino. Se não levássemos a vaga, teríamos muito a reclamar do paraguaio.

Com mais de meia hora por jogar, precisávamos atacar. Apesar da boa atuação da nossa zaga (Rodolfo excelente), resistir a tantos cruzamentos seria uma missão de deixar meio time com a cabeça inchada de tantas rebatidas. Cristóvão então sacou Diego Souza para entrada de Allan, tentando dar novo gás à equipe. Nossa melhor chance foi quando Juninho cobrou boa falta e o goleiro defendeu. Quando o Reizinho ajeitou a bola, foi impossível não lembrar do Monumental.

Com vários atletas dentro da área, o Vasco deu espaço para uma inversão que encontrou Velásquez livre na esquerda. O lateral acertou chute forte, Fernando Prass deu rebote e Gutiérrez virou. Eder Luís, exausto, deu lugar a Carlos Alberto, que não conseguiu levar o time à frente. Felipe também entrou, mas já nos minutos finais, visando os pênaltis.

Restou tempo ainda para duas boas aparições do nosso goleiro, que evitou uma eliminação no tempo normal. Com o 2x1, viria a agonia das penalidades máximas, onde o histórico recente nos é amplamente desfavorável. Apreensão em La Fortaleza e em todo o Brasil. Alguns rivais já até soltavam fogos crendo em nossa eliminação.

Nas cobranças alternadas, aposta na experiência, com boas cobranças de Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro. O Lanús também bateu muito bem, apesar do esforço de Fernando Prass. Para nossa sorte, Romero mandou no travessão o sonho do pequeno time argentino.

Que venha o Corinthians, para dois duelos históricos e dificílimos contra a equipe mais organizada taticamente do continente. Concordo com o favoritismo rival, mas é a hora de nos superarmos. Já estou até cancelando minhas férias para assistir ao vivo aos dois jogos, no Rio e em São Paulo.

Quanto àquele seu vizinho flamenguista que soltou fogo nos gols do Lanús, avise a ele para guardar o estoque ou fazer coisa melhor com o dinheiro, já que não tem time pra torcer.

Valeu Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: