quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mais perto das oitavas

Sofrimento e apreensão até o último minuto. Foi assim a vitória do Vasco sobre o Alianza por 2x1, na noite desta terça-feira. Apesar da pressão final do time peruano, o Gigante da Colina saiu de Lima com três pontos graças aos dois gols de Fellipe Bastos. O triunfo levou o cruzmaltino aos 10 pontos, na liderança do grupo 5 da Libertadores. A vaga antecipada às oitavas de final pode vir já nesta quinta, em caso de vitória do Libertad sobre o Nacional.

No duelo contra o desesperado adversário, em seu gramado de péssima qualidade, Cristóvão mantinha a dúvida na escalação sobre quem escalaria como segundo homem de meio-campo. Eduardo Costa e Allan concorriam à vaga com o escolhido Fellipe Bastos. A opção do treinador pelo camisa 21 se mostrou acertada, com seus dois belos gols de fora da área. O desempenho de Bastos mostra mais uma vez a força do elenco, que não tem titulares absolutos, mas um grupo sempre disposto a dar conta do recado em diferentes situações.

O que tornou a partida mais difícil do que o necessário foi a má atuação do setor de meio-campo vascaíno. Muitos erros de passe, o que impossibilitava os atacantes de chegarem na área adversária. Felipe, que sobrou contra o Alianza no Rio, esteve muito mal e errou todos os passes ousados que tentou. Outro a jogar mal foi Diego Souza. Aliás, ir bem em duas partidas seguidas é algo impossível para nosso camisa 10.

Para nossa sorte, o tradicional time peruano vive sua maior crise. A cada semana jogadores vão embora por falta de pagamento e o time se enfraquece ainda mais. Apenas na base da vontade chegaram perto do gol defendido por Fernando Prass. A vantagem de um gol no intervalo era justa, mas precisava ser ampliada.

Após um início truncado, com poucas chances de gol, o segundo tempo cresceu em emoção após os 15 minutos. Diego Souza teve duas boas chances, uma defendida com estilo pelo goleiro e outra desperdiçada por preciosismo. Éder Luís crescia pelo lado direito e criava boas jogadas. Dedé também teve chance, ao cabecear bola na trave de Libman.

Foi em jogada de Éder que o Vasco chegou ao segundo gol. Ele correu e tocou para Fellipe Bastos que, de primeira, acertou o ângulo. Golaço! Impressiona como ele melhorou após o nascimento da filha Giovanna, que já tem o carinho da torcida vascaína.

Com a boa vantagem, bastava segurar o jogo e sair na boa, sempre tendo atenção lá atrás. O adversário de fato era fraco, mas no futebol basta uma bola vadia para o fácil se tornar difícil. E foi o que aconteceu aos 31, em vacilada da defesa, em especial de Renato Silva. A pelota sobrou para Curiel diminuir e dar ânimo à apaixonada torcida.

Veio então a pressão do rival. Em jogada aérea, Fernando Prass sofreu falta não marcada pelo árbitro e Fágner salvou em cima da linha o que seria o gol de empate do Alianza. Mais uma chance aqui, outra acolá, até a expulsão tola de Nílton, que agrediu o adversário.

Mais uma vez sofremos mais do que era preciso. Porém, conseguimos o resultado necessário e isso é o que importa. A vaga está bem encaminhada e nos cabe torcer para o Libertad amanhã. Ficar em primeiro ou segundo do grupo faz pouca ou nenhuma diferença na próxima fase.

Valeu Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick disse...

Pow Diego depender de gol de Felipe Bastos pra ganhar o jogo e ainda pode ser o da classificação pra oitavas dependendo do resultado do jogo do Nacional X Libertad eh sacanagem!!! hahahaha

O Cristovão se amarra nele...

Puta merda! Vou ter que aturar esse câncer do Fellipe Bastos por mais tempo. O moleque tá cagado!

VAAAAAAASCO!