terça-feira, 3 de abril de 2012

90 minutos que separam o céu e o inferno

Nesta terça-feira, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores da América, o Vasco visita o Alianza em Lima, capital peruana. Com 7 pontos, dividindo a liderança do grupo com o Libertad, o Gigante da Colina tem a chance de sair classificado do estádio em caso de vitória. Todavia, um resultado negativo pode complicar as chances do cruzmaltino de avançar às oitavas de final.

Desde a infeliz derrota na estréia contra o Nacional, em São Januário, sabíamos que seria preciso vencer ao menos um jogo fora de casa. Contra o Libertad estivemos perto do resultado positivo, mas acabamos sofrendo o empate. Agora, com dois jogos a fazer fora do Rio, temos hoje a segunda e melhor oportunidade para alcançar tal objetivo. Contra um time que joga todas as suas fichas na partida de hoje, precisaremos de uma grande atuação para sair do gramado com os três pontos.

Passando por grave crise financeira, nosso rival de hoje perdeu pontos no campeonato nacional e está inclusive com pontuação negativa. Seriamente ameaçado de rebaixamento, vê na Libertadores a oportunidade de salvar o ano. Dado como morto, o Alianza ainda jogará a última rodada em casa, tendo chances de ainda classificar-se. Em seu acanhado estádio, usarão de todas as armas para vingar-se da derrota no Rio.

Já o Vasco vai em busca de uma vitória fora de casa em competição internacional, o que não acontece há mais de 10 anos. Sair do estádio Alejandro Villanueva com três pontinhos significa chegar aos 10 e torcer na quinta-feira por uma vitória do Libertad sobre o Nacional. Assim, o time uruguaio estacionaria nos 6, não mais podendo nos alcançar. A rodada final então se tornaria apenas uma decisão pelo primeiro lugar da chave.

Por outro lado, não alcançar a vaga antecipada nesta rodada pode ser muito perigoso. O Nacional é um dos times mais tradicionais da Libertadores, com uma torcida fanática e uma camisa de infinita tradição. Jogar em Montevidéu com a obrigação de vencer tende a ser fatal.

Sem Juninho Pernambucano, que ficou no Rio para realização de uma cirurgia dentária, Cristóvão Borges aposta na experiência do Maestro Felipe. Além do camisa 6, as esperanças estão depositadas em mais uma boa atuação do trio de frente, formado por Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro. Na zaga, apesar das dores, Dedé vai pro jogo.

Poucos vascaínos devem comparecer ao estádio hoje. Porém, em toda parte do mundo, temos que torcer e apoiar nossos atletas nesse jogo mais do que decisivo. Vamos com tudo pra cima do Alianza, arrancando de qualquer forma a vitória e posteriormente a classificação.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: