segunda-feira, 30 de abril de 2012

Decepção que não permite desanimar

Não foi desta vez! Pela terceira ocasião consecutiva, o Vasco chegou a uma final de turno e viu o título nas mãos de um rival. O algoz desta vez foi o Botafogo, que contou com ótimas atuações de Loco Abreu e Maicosuel para bater o Gigante da Colina por 3x1. O Glorioso avança para a final do Estadual, contra o Fluminense. Já o cruzmaltino vira suas atenções para a Libertadores, onde encara o Lanús, nesta quarta-feira.
A ordem dos gols e a história do jogo pareciam uma reedição da derrota pelo mesmo placar diante do Fluminense, na final da Taça Guanabara. O Vasco viu o rival abrir o placar e depois foi pra cima, tendo algumas oportunidades de marcar. Porém dessa vez, as tentativas de vazar Jéfferson não foram tão claras. Nenhuma bola na trave ou defesa difícil do arqueiro da Seleção. O aparente domínio, não concretizado em gols, foi punido no final do primeiro tempo, com mais um gol de Loco, em falha amadora da defesa.
A segunda etapa seguiu neste ritmo. Foram minutos de pressão do Vasco até que, em contra ataque rápido, Fágner vacilou e Maicosuel fechou o caixão aos 9 minutos. A vantagem de 3 gols era muito difícil de ser tirada para um time que finalizava muito, mas levando pouco ou nenhum perigo. Ficou clara mais uma vez nossa dificuldade ofensiva. Alecsandro e Diego Souza não se mostraram capazes de fazer os gols na hora que mais precisamos.
O gol de honra, marcado por Carlos Alberto, deu um pouco de esperanças aos poucos otimistas torcedores que insistiam em permanecer no Engenhão. Fizemos aquela pressão burra, jogando bolas na área, sempre rechaçadas pela bem postada zaga rival. Confortavelmente, o Botafogo administrava a vantagem. Os minutos finais passaram rapidamente e só nos restou assistir à festa da melhor equipe em campo e também no turno.
O repetitivo fracasso, obviamente, irrita e desanima. Apesar do Estadual ser a menos importante das competições no ano, é aquela que dá maior margem para gozações dos colegas e ninguém gosta de sofrer com isso. A questão das derrotas em finais tira a paciência e no fundo ficamos procurando ligações entre elas, já que mudam treinadores, jogadores e segue o jejum no torneio local.
Porém, temos um jogo infinitamente mais importante daqui a dois dias e não podemos nem pensar em criar crise ou pressão desnecessária sobre os jogadores. Guardemos nossas críticas e desapontamentos no armário de casa e vamos a São Januário com a paixão aflorada, jogando junto com o time.
Uma boa vitória sobre os argentinos coloca uma pedra sobre o assunto Estadual e seguimos com a vida, como foi no ano passado, terminando em título da Copa do Brasil.
Força Vascão!
Charge: Beto_Gomes
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Léo disse...

Muito bom, bom mesmo. Procurar culpados agora, as vésperas de jogo mais importante do ano até aqui seria um erro.

Caso o Vasco desclassifique, aí sim, dará tempo ainda de sentar, planejar a derradeira competiçao do ano, competiçao esta, que, nao fosse pelos roubos escancarados, seríamos campeoes disparados em 2011. Mas aí já é outro papo.Se o Técnico nao inventar, dá Vasco fácil, fácil. Abraços.