quinta-feira, 12 de abril de 2012

Amistoso no Uruguai

Nesta quinta-feira, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores, o Vasco visita o Nacional, às 21h50 em Montevidéu. Com 10 pontos no grupo 5 e já garantido na próxima fase, o Gigante da Colina disputa com o Libertad a primeira posição do grupo, que possibilitaria jogar em casa a segunda partida das oitavas de final. No mesmo horário, o time paraguaio visita o Alianza, no Peru.

Após a vitória em Lima na última semana e a posterior derrota do Nacional, a rodada derradeira se tornou apenas uma obrigação para Vasco e Libertad. Muitos dirão que está em disputa o primeiro posto, mas o histórico recente mostra que isso é absolutamente insignificante. As equipes que têm feito o primeiro jogo em casa mostram um aproveitamento muito melhor do que aqueles que decidem o mata-mata em seus estádios. Existe inclusive uma corrente em alguns lugares do mundo defendendo o fim dessa suposta vantagem.

Outros dirão que ser líder do grupo permite encarar um time mais fraco na etapa seguinte. Tal posição tem seu fundo de verdade, mas se olharmos hoje a situação dos outros grupos, veremos que o que parece fácil pode ser muito difícil. Times como Internacional, Olimpia e Boca Juniors devem ser segundos colocados em suas chaves, enquanto o fraco Union Española passará em primeiro em no grupo 3. O método de listagem por pontos totais provavelmente formará confrontos fortíssimos e outros nem tanto. Como o equilíbrio é grande, a sorte dirá muita coisa.

Por isso, vencer, empatar ou perder hoje não deve fazer nenhuma diferença no futuro do Vasco da competição, ao menos no quesito pontuação. Outras coisas porém estarão em jogo. Enfrentaremos um dos times mais tradicionais da América, em seu acanhado estádio. A pressão não deve ser grande, mas servirá de experiência para nosso grupo, que tem muitos jovens.

Além disso, será mais um jogo sem os três maiores ídolos do elenco. Sem Dedé, Juninho ou Felipe, jogadores com menos fama precisarão chamar a responsabilidade em uma batalha fora de casa. A zaga será testada sem o Mito e o meio-campo dependerá de mais uma boa atuação de Fellipe Bastos.

Que a partida de hoje possa ser mais uma na preparação do time vascaíno para aquilo que realmente importa, a próxima fase. Nela, cada jogo será o mais importante de nossas vidas e precisamos estar prontos para tudo o que der e vier.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick disse...

Era bom ganhar logo mais pra classificarmos em primeiro no grupo pra termoas vantagem de decidir em casa nas oitavas e alem do que dá o troco neles que nos venceram em São Janú...

Vamos ver o que rola..

Ah Renato Silva & Rodolfo, a dupla sertaneja que promete emoções fortes logo mais. .