quarta-feira, 7 de março de 2012

Emoção além da conta

Em uma noite em que aconteceu de tudo em São Januário, o Vasco passou pelo Alianza por 3x2 e obteve sua primeira vitória na Libertadores 2012. Com dois gols anulados, dois pênaltis perdidos e uma infinidade de chances desperdiçadas, o Gigante da Colina sofreu para chegar aos três primeiros pontos no Grupo 5, chegando à 2ª colocação da chave. Na próxima quarta o desafio é contra o líder Libertad em Assunção.

O bom público que compareceu à Colina Histórica apoiou o time desde antes do apito inicial. Todos tinham a consciência do caráter decisivo da partida. O time partiu para cima, usando a velocidade de William Barbio do lado direito. Porém quem abriu o placar foi o Alianza, em chutão que encobriu Rodolfo e deixou o atacante livre para marcar. Mais uma falha bisonha do camisa 4 que, apesar de ter qualidade, parece longe de encontrar seu futebol.

Por sorte, o empate não demorou a sair. Diego Souza lançou Barbio, que tocou para o meio. A bola ia ao encontro de Alecsandro, mas o zagueiro rival fez o serviço e igualou o placar com um gol contra. O empate animou a torcida, que já começava a lembrar do roteiro da estréia contra o Nacional.

Pouco depois, Alecgol marcou de cabeça após cruzamento de Diego, mas o camisa 9 estava impedido. A pressão vascaína era grande e muitas vezes parada com faltas. Uma pena Juninho não estar com o pé calibrado, mandando por cima algumas boas chances. O time peruano não chegou mais nenhuma vez ao gol de Fernando Prass.

Como atacávamos de forma intermitente, Nilton se postava como meia, o que não tinha justificativa. Cristóvão então sacou Eduardo Costa para entrada de Felipe, deixando Nilton como único volante e dois meias efetivos. Além disso, tirou Rodolfo, extremamente abalado com a falha e colocou Douglas.

A entrada do Maestro se mostrou acertada desde o seu primeiro toque na bola. O craque deu aula de futebol, com dribles, passes e lançamentos. Uma atuação de gala! E logo no primeiro ataque, o goleiro deu rebote, Carmona meteu a mão na bola e o juiz marcou pênalti, expulsando o zagueiro. Alecsandro escorregou e acabou batendo no travessão.

Nada que desanimasse a torcida, apesar da apreensão cada vez mais clara. A vantagem numérica fez do jogo um ataque contra defesa e aos 10, Juninho cobrou falta no travessão. Era muita coisa dando errada em um dia só, até que aos 14, Dedé cabeceou bola cruzada por Fágner em cobrança de escanteio. Virada e reverência ao Mito!

Em seguida novo gol anulado de Alecsandro. O centroavante não perdia a fé e aos 23, novo pênalti, dessa vez sobre Fágner. Batida no lado oposto e defesa do goleiro. A torcida poupou o artilheiro, mas em nenhum momento se sentia em paz com o placar.

Como positivo o fato do Vasco em nenhum momento ter parado de atacar. A busca pelo terceiro gol era incessante e foi premiada com um terceiro pênalti, aos 35, cobrado por Juninho. Nada mais poderia tirar a vitória e enfim estávamos em paz para festejar.

Não se uma bola vadia jogada para a área não virasse gol do Alianza. Foram mais alguns minutos de preocupação até que o árbitro argentino apitasse o fim do sofrimento. Um sofrimento pra lá de desnecessário, pela diferença abissal entre os times e pelo desempenho em campo, com um domínio total do Vasco.

A elogiar o desempenho do trio da arbitragem, que acertou nos impedimentos e nos pênaltis marcados. Vários lances polêmicos e 100% de aproveitamento. Outra polêmica foram as declarações de Felipe ao fim do jogo, falando sobre seu pouco aproveitamento. Sobre isso, tenho certeza que ele terá a maturidade de não permitir que prejudique o grupo.

Com todas as dificuldades, conseguimos os importantes 3 pontos e agora partimos para dois desafios contra o forte Libertad. Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Publicidade Esportiva disse...

O Cone teve a proeza de conseguir perder dois penaltis... Caso tivesse convertido os penais o placar podia ter sido mais amplo... Mas são coisas do futebol... O mais importante foi a vitória e os 3 pontos... Agora só dependemos da gente pra classificarmos pra segunda fase... Isso eh bom...