segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Na pobreza e na riqueza, eterno freguês

Pela 5ª rodada da Taça Guanabara, o Vasco venceu o Fluminense por 2x1 no Engenhão. A virada, com dois gols de Alecsandro, classificou o Gigante da Colina para a semifinal do primeiro turno e de quebra deixou o Tricolor em posição delicadíssima. Com 100% de aproveitamento, a luta do Vasco agora é pelo primeiro lugar no grupo, bastando um empate nos dois jogos finais, contra Volta Redonda e Boavista.

Chamado de retranqueiro algumas vezes, Cristóvão ousou e escalou o time com apenas um volante, Nilton. No restante do meio campo, Felipe, Chaparro e Bernardo. Assim que a bola rolou, dois bons ataques que levantaram a torcida. Porém, aos 6 minutos, uma boa tabela no ataque resultou em gol de Thiago Neves. No lance, Rodolfo saiu para "caçar" Fred e às suas costas saiu o gol. Não foi um erro do camisa 4, mas o grupo precisa se adaptar à essa característica, alertada aqui após a sua estréia na segunda rodada.

O gol inicial reduziu o ímpeto inicial e fez o Flu tomar conta do jogo. Em bom chute de Deco, Fernando Prass salvou a meta vascaína. Apesar dos espaços concedidos a Thiago Feltri, o time centralizava as jogadas e utilizava pouco o camisa 2. Pior. Abusava dos cruzamentos da intermediária, pegando a zaga do Flu de frente e facilitando o corte.

A vantagem tricolor na descida para o intervalo era justa e algo precisava ser alterado para que o Vasco tomasse o controle do jogo. E então Cristóvão mostrou que acordou no domingo com a ousadia em alta. No lugar do apagado Chaparro, entrou o veloz William Barbio. O cabeludo caiu pelos lados, especialmente o direito, ajudando Fágner, que andava bem marcado.

O Vasco já mandava no jogo quando em cobrança de falta rápida, Fágner apareceu livre na direita e cruzou para Alecsandro igualar e sair fazendo a tradicional careta. O camisa 9 teve nova chance aos 22, mas parou em defesa monumental de Cavalieri. A esse instante, se tornava difícil para o Tricolor resistir à pressão do Trem Bala da Colina.

De tanto tentar, veio o desempate. Após Barbio arrumar escanteio, Bernardo cobrou na cabeça de Alecsandro, que fulminou a rede inimiga. Festa vascaína e desespero tricolor. Desespero esse que só aumentou após alguns erros do árbitro, um dos piores do quadro da Federação.

Mesmo com seu milionário elenco, sem nenhum desfalque, o Fluminense não foi páreo para um Vasco ainda desfalcado de peças-chave. Infelizmente para os tricolores, há coisas que o dinheiro não compra. Tradição, camisa, dedicação, nem vendendo planos de saúde para o mundo inteiro. Chorem, ao menos isso é de graça.

E podem ir preparando a televisão para assistir os rivais nas semifinais...

Valeu Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Eh Diego ganhar da Flor nem tem mais graça... rsrsrsrsrsrs

Cara, esse Cariolixão tá com uma cara q a final da TG vai ser entre o Resende X Boavista... Sei lá, to sentindo isso...

Ia ser foda....

Absss