quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Na luta e ainda que exaustos, venceremos

Pela primeira partida semifinal da Copa Sul-Americana, o Vasco recebeu a Universidad de Chile em São Januário e ficou no empate por 1x1. Assim, o Gigante da Colina visita Santiago na próxima semana precisando vencer ou empatar por dois ou mais gols. Novo 1x1 leva a decisão da vaga na finalíssima para os pênaltis. Antes, no domingo, o desafio é o Fluminense, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Logo na saída de bola, La U justificou a fama de ser ofensiva fora de casa. Sua boa movimentação em campo levava perigo, especialmente com o talentosíssimo Vargas. Do lado do Vasco, faltava penetração e jogadas com Élton, mas o meio aparecia bem. Allan fazia a função de Eder Luis e se faltava velocidade, a técnica compensou. Nas arquibancadas a torcida apoiava e empurrava o time pra cima dos chilenos.

Algumas boas jogadas foram tramadas pelas equipes, mas o gol saiu em um lance casual. Allan tentou passe, a bola desviou na defesa e sobrou para Bernardo chutar rasteiro aos 32 minutos. Gol que fazia justiça ao desempenho vascaíno e que dava boa vantagem no duelo.

Alguns sustos até o fim da primeira etapa, mas nada que diminuísse a confiança do bom público que foi a São Januário. O panorama seguiu nos primeiros minutos do segundo tempo. Mas a sorte começou a mudar aos 15 quando Felipe, exausto, pediu substituição. Fellipe Bastos entrou muito mal e La U voltou a ter o domínio do meio-campo.

Some-se a isso o cansaço de todo o time que parecia torcer para o tempo passar e apelava para muitos chutões que não eram dominados, primeiro por Élton e depois por Alecsandro. Foi numa dessas bolas que foram e voltaram que Rômulo fez falta na altura do meio-campo.

Após minutos de confusão na substituição dos chilenos (que chegaram a ficar com 12 em campo), bola cruzada na área, a zaga olhou, Fernando Prass saiu vendido e o adversário cabeceou para o gol, empatando a peleja. Parte da torcida vaiou nosso camisa 1, o que é de uma imbecilidade sem tamanho perante a história que ele vem construindo na Colina.

E se já faziam cêra e catimbavam, os chilenos abusaram do expediente. Sem pernas, o Vasco se limitou a cruzamentos na área, sem conseguir o esperado segundo gol. Ficou claro que o time morreu no segundo tempo, enquanto o adversário manteve o ritmo.

Apesar do bom adversário, podemos garantir a vaga no Chile, não é nenhum bicho de sete cabeças. O maior problema constatado na noite de quarta foi mesmo o estado de exaustão que se encontram nossos atletas. A carga de jogos está chegando ao fim, mas também o físico deles parece não mais aguentar.

O pior é que estamos em um beco sem saída. Cada jogo é decisivo e não dá para poupar ninguém. É hora do gás a mais, do esforço final em busca dos títulos.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Robson disse...

O Vasco fez um primeiro tempo primoroso à altura das nossas tradições, principalmente com os Cracaços e regentes Felipe e Juninho que comandaram as melhores jogadas do time. Infelizmente a parte física falou mais alto e não mantivemos o mesmo ritmo, perdemos algumas chances de matar o jogo e com a saída do Maestro Felipe, o Vasco perdeu em técnica e habilidade e o time Chileno chegou ao empate em falha bisonha do fraquíssimo goleiro Fernando Prass, que há muito tempo venho dizendo que não é um goleiro a nível de Vasco. Ele tem defeitos imperdoáveis, a meu juízo, para um goleiro como por exemplo: Não sai do gol, quando sai fica no meio do caminho ou "caça borboleta", continua com uma péssima reposição de bola e só defende bola cruzada na área quando vai em cima dele e costuma pular muito atrasado em arremates ao gol Vascaíno.
Temos carências para o ano da Libertadores na lateral-esquerda, no comando do ataque e também no gol.
Ainda acredito no Penta e no quarto título Sul Americano.
VASCO Bi Campeão Mundial 53( Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer) e 57 ( 1º Torneio de Paris-Mundial de Clubes), Bi Campeão da Libertadores 48-98, Campeão da Mercosul 2000, Tetra Campeão Brasileiro 74-89-97-2000, Tri Campeão Rio-São Paulo 58-66-99, Campeão da Copa do Brasil 2011 e Campeão Mundial FIFA 2011 Futebol de Areia.