sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Chegou a hora de assumir o topo

Pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, segunda do returno, o Vasco visita neste domingo o América-MG, às 16 hs. Com 38 pontos, na vice-liderança, o Gigante da Colina pode assumir o topo da tabela em caso de vitória e de tropeço do líder Corinthians. Será a segunda partida de Cristóvão Borges no comando, em substituição a Ricardo Gomes.

Após estrear no returno com vitória e subir duas posições, o Vasco segue em sua escalada na classificação, onde nunca estivemos tão perto do objetivo. Não que faça diferença liderar agora, mas como todos sabemos, a tabela nos reservou os jogos contra pequenos para este início, com as pedreiras na reta final. Logo, temos que arrancar todos os pontos desses jogos, quem sabe até abrindo certa vantagem na liderança.

Se setembro é o mês da consolidação, agosto foi o mês da provação, com dois jogos por semana e problemas de lesões e suspensões. Saímos dele melhor que entramos e isso é a força para esses meses finais de campeonato, onde teremos algumas folgas no meio de semana. Porém as muitas partidas e a janela internacional deixaram desfalques. Não teremos a ex-dupla de zaga titular, com Dedé convocado e Anderson Martins negociado. Alecsandro, Felipe e Julinho são ausências certas por lesão.

Assim, caberá a Cristóvão montar o quebra-cabeça e escalar o time. Na defesa, uma zaga inédita com Victor Ramos e Renato Silva. No comando de ataque, Élton ganha a vaga, o que depois de quarta-feira, aconteceria mesmo que Alecsandro estivesse em condições de jogo. A dúvida é se Jumar recuperará vaga no time, após a melhor atuação de Márcio Careca pelo Vasco.

O esquema com três meias, Éder Luís, Juninho e Diego Souza vem rendendo boas atuações e deve ser mantido. Digo deve porque os nomes serão os mesmos, mas permitem algumas variações táticas. Como em time que tá ganhando não se mexe, Cristóvão não vai querer inventar.

Do lado de lá, um adversário desesperado na luta contra o rebaixamento. Ainda que faltem muitos jogos, os 14 pontos do Coelho deixam desesperançoso até o mais apaixonado dos torcedores. Todavia, isso serve de motivação para o elenco e jogar contra um dos líderes do campeonato, com transmissão em rede nacional, certamente fará o time mineiro correr dobrado.

Será mais uma oportunidade do time cruzmaltino fazer sorrir o comandante Ricardo Gomes. Ele que hoje precisou ser novamente sedado em virtude de agitação na noite passada. Nada que configure piora no quadro clínico e logo as boas notícias voltarão.

Aliás, é bom que alguns imundos da imprensa parem de inventar notícias de que treinador A ou B foi procurado pelo Vasco. Nem que o José Mourinho estivesse dando sopa na praça, o momento agora é do Cristóvão e de aguardarmos a melhora do nosso real comandante.

Domingo a torcida cruzmaltina deve estar bem representada em Sete Lagoas, com vascaínos da região e também caravanas oriundas do Rio de Janeiro. E não duvidem se estivermos em maior número que os americanos.

Chegou a hora de assumir a liderança!

Força Vascão! Força Ricardo Gomes!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: