sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Perto da vaga

Em sua estréia na Copa Sul-Americana 2011, o Vasco bateu o Palmeiras em São Januário por 2x0. Mesmo sem ser brilhante, o Gigante da Colina contou com os gols de Diego Souza e Élton para sair com uma boa vantagem do primeiro jogo deste mata-mata. Na partida de volta, podemos perder por até um gol de diferença que estaremos garantidos na fase internacional.

Como esperado, a torcida não compareceu em bom número na Colina Histórica. E mesmo com grandes jogadores nos dois times, a partida foi chata, lenta e sonolenta. A exemplo de outros anos, as equipes parecem cumprir uma obrigação estando ali em campo nos jogos da Sul-Americana.

Pelo lado vascaíno, valeu por observar uma nova forma de jogar, com mais toque de bola e centralização das jogadas. Alguns jogadores aproveitaram bem a chance, principalmente Élton. Em bela troca de passes, aos 42, o centroavante chutou de canhota, Marcos Assunção desviou e Marcos salvou para escanteio. Na cobrança, a bola bateu em Diego Souza e entrou. Gol de sorte, mas que premiou o mérito da jogada.

Com a vantagem, o Vasco voltou mais paciente para o segundo tempo. A vitória parcial de 1x0 era boa, já que sem sofrer gols, garantia uma boa condição para o jogo em São Paulo. A timidez ofensiva gerou sustos lá atrás. Fernando Prass se destacou com boas defesas, inclusive nas temidas bolas paradas palmeirenses.

A entrada de Victor Ramos mudou o esquema para o 3-5-2, soltando Julinho para apoiar pela esquerda. Entretanto, o zagueiro baiano entrou afobado, fazendo faltas desnecessárias que poderiam gerar problemas. Tivemos sorte em um gol anulado de Dinei, que não estava impedido.

Aos 34, o golpe final. Em contra-ataque, a bola quase saiu, mas Leandro cruzou da direita e Élton cabeceou para ampliar o placar. Primeiro bom lance de Leandro desde que chegou ao Vasco no início do ano. O gol do camisa 11 aumentou a expectativa para que ganhe a vaga de titular nos próximos jogos.

Nos minutos finais, o time se limitou a não sofrer gol, assegurando uma excelente vantagem. No jogo do dia 25/08, podemos perder por um gol de diferença ou até mesmo dois, caso façamos um ou mais gols. Brilhante ou não, fato é que colocamos uma mão na vaga.

Valeu também para mostrar que temos elenco e que Ricardo Gomes não precisa se ver preso a jogador A ou B, pois tem um leque de opções para montar um time sempre forte. Já no próximo domingo, contra o mesmo Palmeiras, devemos ter alterações com base no desempenho de ontem.

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: