terça-feira, 9 de agosto de 2011

O velho problema da lateral esquerda

A goleada sofrida diante do Botafogo no último domingo mostrou aos vascaínos uma dura realidade. Não, o time não é fraco, incapaz de lutar pelo título ou sonhar com a Libertadores 2012. Muito pelo contrário. A péssima atuação foi uma exceção. O que incomoda a todos, seja nas boas vitórias ou nas duras derrotas, é a inconstância dos ocupantes da lateral esquerda, que já dura mais de 10 anos. As últimas boas lembranças desta posição são dos tempos de Felipe e Gilberto. A última vítima da maldição tem sido Márcio Careca, que não consegue cair nas graças da torcida, sofrendo com a sombra de Julinho e até mesmo do improvisado Jumar.

Obviamente, qualquer comparação com os atletas que jogaram de 1997 a 2000 deve levar em conta o conjunto. Afinal, tivemos muitos jogadores melhores que Odvan e Nasa por exemplo, mas que não chegaram nem perto da quantidade de conquistas. No infeliz período de 2001 a 2008, tivemos alguns bons atletas, em várias posições. Porém a camisa 6 nunca teve um dono incontestável, aquele que podíamos chegar e dizer: "nesse podemos confiar".

A lista é extensa e de fazer qualquer cruzmaltino chorar: Jorginho Paulista, Edinho, André Silva, Wederson, Ozéia, Victor Boleta, Diego, Canhoto, Maciel, Jean, Guilherme, Rubens Jr., Sandro, Calisto, Edu Pina, Valmir, Carlinhos e cia limitada. Mais recentemente, Fernando Galhardo, Ernani, Pará e Ramon, com este último sendo o melhor deles.

O camisa 33 chegou em 2009 e com muita disposição, caiu logo nas graças da torcida, sendo um dos destaques da campanha que deu o título da Série B. Porém em 2010, não deu sequência à boa fase, ficando mais no departamento médico e quando jogava, jogava mal. Como seus reservas não eram grandes coisas (Ernani e Márcio Careca), por muitas vezes recorremos a jogadores da base ou improvisações.

Sem contratações para a posição, vimos este ano o revezamento de Ramon e Careca, com os dois lutando para ver quem era o menos pior. Mesmo na conquista da Copa do Brasil, nenhum deles teve destaque. Com a saída conturbada do então dono da posição, nos vimos obrigados a ir ao mercado e trouxemos Julinho, destaque do Avaí na Copa do Brasil.

Curiosamente, a melhor atuação recente de um lateral esquerdo não foi de Márcio Careca ou Julinho, que na visão de Ricardo Gomes é mais meia do que lateral. Foi do volante Jumar, destro improvisado, que com garra e determinação, superou as dificuldades de adaptação à posição.

Após a mais bisonha de suas atuações pelo Vasco, Márcio Careca deve enfim perder a posição, coisa que na cabeça da torcida, já deveria ter acontecido há muito tempo. A esperança é Julinho, mas será ele o responsável por resolver esse velho problema de mais de 10 anos?

Em quem você confia para a posição: Julinho, Jumar, Márcio Careca ou é necessário contratar?

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: