sexta-feira, 29 de julho de 2011

Decepcionante

Pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebeu o Bahia e não passou de um empate em 1x1, frustrando a torcida que lotou o Caldeirão de São Januário. Apesar do gol salvador de Élton aos 49 minutos do segundo tempo, a noite teve um gosto amargo, com o time caindo para a 5ª posição e se asfastando ainda mais da liderança. No próximo domingo, temos um confronto direto com o vice líder São Paulo.

Como dito ontem, o preço camarada e o horário acessível, geraria uma grande presença da torcida. Porém, nem o Clube esperava que tanta gente quisesse ir ao jogo e houve confusão na venda de ingressos e acesso da torcida. O estádio só ficou lotado no intervalo da partida. Passam os anos e nada melhora neste sentido, seja na Colina ou nos outros estádios do Rio.

Em campo também, tudo como o esperado: Vasco indo pra cima e Bahia se defendendo. O que ninguém poderia prevêr era o gol tricolor aos 4 minutos, em contra ataque puxado por Ávine e finalizado por Reinaldo. Foi o retrato do que era sonhado por Renê Simões. Vasco saindo em bloco e abrindo espaço atrás. O bizarro foi isso acontecer tão cedo, onde não havia nenhuma necessidade de sair no desespero.

O que se viu depois disso também não é preciso ser gênio da bola para saber. Vasco totalmente ofensivo e o adversário absolutamente retrancado. Com 10 minutos, o goleiro Marcelo Lomba já fazia cêra. E justiça seja feita, foi só por causa dele que o Vasco não saiu com o empate ou mesmo a virada na primeira etapa. Foram várias intervenções valiosas. A torcida poupou o time das vaias no intervalo, sendo honesta com o que se viu em campo.

A expectativa era de um segundo tempo ainda melhor. Porém, o Tricolor ajustou a marcação, passou a ter mais paciência e cozinhar o jogo, fazendo o tempo passar. A arbitragem demorou a agir para coibir a cêra e também deixou de marcar penalidades claras em agarrões pela camisa na área defensiva do time baiano.

Nos 15 minutos finais, a busca pelo gol se tornou na base do desespero. Cruzamentos na área e cobranças de falta eram as alternativas que se apresentavam. E foi na última delas, aos 49, após confusão na área, que Bernardo tocou de cabeça para Élton desviar para a rede. 1x1 no apagar das luzes.

Depois de mais um tropeço em casa, só nos resta buscar fora o que não conseguimos ontem. E que a garra mostrada até o apito final seja colocada em campo do primeiro ao último minuto no Morumbi. Só assim poderemos bater o bom time do São Paulo e voltar à briga pela liderança.

Que o banho de água fria tenha sido só na torcida e os jogadores tirem as devidas lições. Já foram dois gols sofridos nos primeiros minutos contra equipes fracas, dentro de São Januário. Contra o Atlético-PR deu pra virar, ontem só empatar.

Não temos mais o direito de vacilar!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Airton Leitão disse...

Alguma coisa está errada. No final do jogo a TV mostrava que o Vasco tinha finalizado 30 vezes, e o Bahia, apenas 4. Como pode tanta gente não conseguir marcar em tantas tentativas? O goleiro defendeu algumas bolas difíceis, mas não impediu o Vasco de marcar trinta vezes. Nossos atacantes precisam treinar finalizações!
Mas tem um detalhe: o árbitro liberou a defesa do Bahia para fazer pênalte em Dedé. Foram dois visíveis durante o jogo e mais um na hora do gol de empate. O cara queria a camisa do Dedé de qualquer jeito, pois ele foi puxado pelo mesmo jogador nas três vezes.
Agora, é no 'vai ou racha'. Três empates em São Januário contra times 'menores' significam seis pontos perdidos.