sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Atlético já se foi. Agora faltam 4

Por pouco o coração deste blogueiro e de milhões de vascaínos não teve um infarto. Não precisava ser tão sofrido, mas acabou sendo ainda mais prazeroso. O empate por 1x1 entre Vasco e Atlético-PR garantiu o Cruzmaltino na semifinal da Copa do Brasil graças ao critério de gols marcados fora de casa. O jogo em Curitiba foi 2x2. O gol salvador foi marcado por Élton, que saiu do banco para classificar o Gigante da Colina. Na próxima fase, o adversário é o Avaí.

No post de ontem, disse que esperava grande presença da torcida. Mas sinceramente, não esperava tanto. Mais de 21.000 pessoas entre pagantes e não-pagantes fizeram a Colina ficar linda como poucas vezes. Empolgada e vibrante, a torcida jogou junto com o time, em uma festa inesquecível, que deve ser ainda maior nos próximos jogos. Até mesmo o não inaugurado setor premium teve que acomodar alguns torcedores das cadeiras sociais.

E se nas arquibancadas a torcida estava animada, em campo o time não era diferente. Nada de administrar a vantagem, mas sim partir pra cima, em busca dos gols e da vitória. Os laterais foram armas poderosas, em especial Allan, que jogou como nunca. O adversário ameaçou algumas vezes, em especial nas bolas paradas de Paulo Baier e na velocidade de Guerrón, que brigava sozinho contra nossos zagueiros.

Porém, em um período de 2 minutos, mandamos duas bolas na trave, uma delas em batida de escanteio de Bernardo. O goleiro Renan Rocha aparecia bem para salvar o Furacão. Sem gols, mas com boa atuação, a equipe saiu aplaudidíssima ao fim da primeira etapa.

Para o segundo tempo, o gol era importante para acalmar de vez o duelo. Aos 4 minutos, Bernardo perdeu chance com o gol livre. Mesmo sendo melhor, o time vascaíno gerava medo da torcida, afinal no futebol, basta um lance para se definir uma partida e neste caso a vaga.

E aos 28, após substituições dos dois times, Madson deu passe para Nieto entrar na área e tocar na saída de Prass. Atlético 1x0 e muito, mas muito nervosismo na Colina Histórica.

O Vasco seguiu com tudo pra cima, mas não contava com uma atuação inspirada do Maestro Felipe. E dos pés de quem veio do banco, veio o gol. Fágner, que entrara no lugar de Allan, cruzou na cabeça de Élton, que substituíra o apagado Diego Souza. Linda cabeçada e explosão de milhares de corações cruzmaltinos. O gol do empate, o gol da vaga, o gol do sonho ainda vivo. 1x1

Daí em diante, foi puro sangue, alma e coração. Nosso jovem time ainda errou alguns passes, mas nada que comprometeu o resultado. Jumar entrou para reforçar a marcação e conseguimos cavar faltas e cozinhar o jogo. Até tivemos chances de marcar, mas acabamos mesmo no 1x1.

Placar que se não foi brilhante, foi o suficiente. E cá pra nós: o Vasco não merecia nunca perder esse jogo, fomos muito superiores durante os 180 minutos e levamos a vaga com méritos. Agora o desafio é o Avaí e que Floripa se prepare para uma invasão vascaína.

Faltam 4jogos para o sonho!

* Allan ontem foi demais. Vai ser difícil Fágner retomar sua posição na lat. direita.

* Reclamam do Prass quando ele sai de soco, mas é mais prudente fazer isso que correr riscos bobos.

* Dedé é mito demais. Dá pena dos atacantes marcados por ele.

* Felipe foi mal nos dois jogos contra o Atlético e mesmo assim passamos. Que o futebol do Maestro esteja guardado para as próximas decisões.

* Gol graças a dois jogadores do banco. Isso é elenco e assim podemos sonhar alto.

* Charge: BetoGomes

Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Gabriel disse...

Fala Diego! Que susto quinta hein... Mas, graças a Deus deu tudo certo.

Que venha o Avaí, quinta estamos lá e na outra semana rumo à Floripa!

abraço