sexta-feira, 29 de abril de 2011

O maior desafio possível

Neste domingo o Vasco tem seu maior desafio na temporada 2011. Um desafio que pode inclusive entrar para a história do Clube da Colina. Na final da Taça Rio, o Gigante enfrenta o urubu, seu maior rival, valendo uma vaga na grande decisão do Estadual. Como venceu a Taça GB, o time da Gávea pode levar o título carioca em caso de vitória neste domingo. O jogo será às 16 hs, no Engenhão. Será a primeira decisão de Taça Rio disputada no novo estádio.

Impossível não começar a falar dessa decisão sem citar o tabu de 12 anos sem vitórias vascaínas em finais. O tal 'vice de novo' alimenta as discussões de bar desde o domingo à noite, quando se decidiram os finalistas. Além das provocações, há toda uma pressão psicológica, que influencia no desempenho dos dois times. Enquanto o detentor do tabu entra em campo mais confiante, o adversário, no caso o Vasco, se vê obrigado a lutar com ainda mais forças pela vitória. Durante o jogo, os jogadores fatalmente pensam na situação, já que ambas as torcidas transmitem as emoções aos atletas.

Imagine um jogador de um dos times abastecendo o carro ou indo ao supermercado nessa semana. O frentista, a caixa, todos certamente fizeram um comentário, passando confiança ou ironizando. A rivalidade Vasco x Fla mexe com a cidade e após sete anos, eles voltam a decidir um Estadual.

Dizer que um ou outro time é favorito é pura hipocrisia. Se por um lado o Fla não perdeu ainda em 2011, o Vasco não perde há 12 jogos. Nesse quesito, ambos entram confiantes. E se o Vasco jogou para o gasto contra o Olaria, o que dizer do rubro-negro no 1x1 contra o Horizonte. Para falar de bons jogos, poderíamos citar as atuações fora de casa contra Náutico e Fortaleza.

Craques, temos dos dois lados e é nessa hora que eles aparecem. O jogo certamente será tenso, nervoso e decidido nos detalhes. Quem errar menos sairá vencedor dessa grande decisão. Com os ingressos esgotados, teremos casa cheia, honrando o apelido de Clássico dos Milhões.

Pelo lado vascaíno, a partida pode ser um divisor de águas. Poucas coisas são tão desejadas pela torcida vascaína quanto o fim deste infeliz tabu. Se vencerem, esses jogadores serão carregados nos braços e ganharão uma moral impressionante para a Copa do Brasil e principalmente a decisão do Estadual. Em caso de resultado negativo, eles pagarão o preço do jejum e serão cobrados como se fossem culpados por tudo que ocorre desde 1999.

Durante a semana, os jogadores e a comissão técnica mostraram foco total na partida. Eles pareceram conscientes da importância desse jogo para a torcida e treinaram com vigor e confiança. Todos sabem o valor e a pressão existentes nessa decisão e sabem que podem marcar época. Sim, é apenas um estadual, mas o peso da rivalidade torna um tabu de 12 anos tão importante quanto um título de grandeza.

Além de toda a pressão do tabu, existe também a pela conquista de um título, que não vem desde 2003 (Taça Rio e Série B não são títulos a se comemorar). Não que seremos campeões com a vitória de domingo, mas ela é um passaporte para a final do Estadual e a chance de ser de fato campeão.

Ou seja. Teremos que ao mesmo tempo derrubar dois jejuns: o de títulos e o de vitórias sobre o maior rival. Um grande desafio, mas que pode nos dar uma vitória com sabor impossível de se calcular.

Que chegue logo o domingo e que todos estejamos prontos para fortes emoções.

* Brinque, deboche, curta a rivalidade. Porém não brigue. Vá e volte para casa em paz, respeitando o torcedor adversário. Não podemos esquecer que acima de tudo futebol é um lazer e não uma guerra.
Charge: BetoGomes

Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Vamos que Vamos meu Vascão!!!!

Essa semana demorou mtoooooooooooooooo pra passar!

Vamos ganhar deles sim!

Sempre Vasco!!!!