segunda-feira, 21 de março de 2011

Um marco na retomada

Toda caminhada vitoriosa é marcada por tropeços, que levam a ajustes, seguidos por êxitos e por fim o sucesso final. Porém, dentre os êxitos do percurso, alguns são fundamentais e ficam guardados na memória como pontos-chave do caminho à vitória. São os chamados Marcos. E em sua jornada pela temporada de 2011, o Vasco vivenciou ontem um desses momentos. A vitória por 2x0 sobre o Botafogo mostrou a todos que o time vem mesmo forte para brigar pelos títulos, inclusive já nesta Taça Rio, onde assumiu a liderança de seu grupo, com 9 pontos. Os gols da vitória foram marcados pelo estreante Diego Souza e por Eder Luis. No próximo domingo, mais um clássico, dessa vez contra o Fluminense.
O pré-jogo vascaíno era marcado por dois sentimentos distintos. Confiança pela boa fase do time e pela estréia do novo camisa 10. Não por acaso a torcida cruzmaltina foi bem superior no Engenhão. Por outro lado, os resultados de sábado não foram bons e entramos em campo na 5ª colocação do grupo. Qualquer resultado diferente da vitória comprometeria as chances de classificação.
E se o placar final do jogo marcou 2x0, na realidade poderia ter sido bem maior. Ofensivo desde o início, o Vasco só não saiu vencendo no primeiro tempo pelas brilhantes intervenções de Jéfferson. O camisa 1 precisa agradecer à retranca de Joel Santana, que o faz aparecer sempre com brilho, sendo convocado com justiça a Seleção.
No intervalo, reclamações de ambos os lados contra a arbitragem e o goleiro alvinegro ovacionado por sua torcida. Isso mostra bem quem mandou no jogo.
O perigo estava reservado para o segundo tempo. É hábito de Joel ajustar o time para a etapa final e o domínio do primeiro tempo poderia ter sido em vão. Porém quando a fase é boa, recheada de confiança, tudo dá certo. E após uma trapalhada da dupla de zaga do Fogo, Diego Souza entrou livre na área, limpou pro meio e tocou para abrir o placar. Belo gol, Vascão 1x0!
O Trem Bala ganhou força total e nem a parada técnica diminui a velocidade. Aos 25, Bernardo bateu escanteio, Dedé desviou de cabeça e Eder Luis de meia-bicicleta concluiu no segundo pau. Mais um belo gol. Vascão 2x0 e comemoração efusiva no campo e na arquibancada.
Com o adversário anestesiado, o domínio cruzmaltino só cresceu. O 2x0 ficou barato e essa vai pra conta do Jéfferson, grande camisa 1 do Fogão.
Mas pra que lamentar gols a menos? O que essa partida valia ela já nos deu. Além da liderança do grupo e um passo importante para a classificação, mostramos que estamos sim na briga, fortes como o Vasco tem que ser. E o apelido Trem Bala da Colina se encaixa muito bem, retratando o bom momento do time, repleto de confiança.
Que o trabalho siga sendo bem feito, com seriedade, pois talento já vimos que esse elenco tem de sobra. Domingo mais uma decisão. E até lá, Alecsandro ainda entra na tripulação desse Trem Bala.
Queiram ou não os inimigos do Vasco, estamos e seguiremos fortes!
Fotos: O Globo Online, Fotocom e Marcelo Sadio
.
Após 4 rodadas, estamos na liderança do grupo com 9 pontos. Porém a distância entre nós e o quinto é de apenas dois pontos, o que não permite relaxar. O grupo segue muito equilibrado e ainda restam 12 pontos a serem jogados.
Após o Fluminense ainda restarão Bangu, Cabofriense e Olaria, o melhor dos pequenos do grupo de lá. Nada de relaxamento, mas sim muito trabalho, principalmente na parte tática, que precisa de ajustes e entrosamento dos jogadores.
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Claudio Henrique disse...

Foi uma boa vitória do Vasco. O time da Cruz de Malta agora me convence de que pode sim se sair bem em 2011.

Abraços!