segunda-feira, 28 de março de 2011

Tropeço, mas ainda na liderança

Pela 5ª rodada da Taça Rio o Vasco não passou de um empate por 0x0 com o Fluminense no Engenhão. Com o resultado, o time da Colina chegou aos 10 pontos, se mantendo na liderança do Grupo A da Taça Rio. Com três jogos contra pequenos à fazer, o Vasco fica em boa condição para garantir sua vaga nas semifinais. No domingo, o time enfrenta o Bangu em São Januário. Antes porém, pela Copa do Brasil, o Gigante da Colina desafia o ABC em Natal.



No caminho para o jogo, mais uma vez presenciei uma lamentável cena. No trem, altura de Bangu, entrou um cidadão com a camisa do flamengo. Um grupo de vascaínos o obrigou a tirá-la e em seguida descer em Padre Miguel. Quando pisou fora do trem, o flamenguista teve sua camisa roubada pelos vascaínos, que foram até o Engenhão tacando fogo na mesma. Já vi o inverso e não tenho nenhuma sede de vingança, apenas de paz.


Já no estádio, aí sim um bom massacre vascaíno. Dos 27.000 presentes, facilmente mais de 20.000 eram cruzmaltinos. Em campo, o equilíbrio esperado. Os dois times iniciaram se estudando, com leve vantagem tricolor. Porém quando chegou, o Vasco foi mais perigoso. Em cobrança de falta de Bernardo, vi a bola dentro do gol, mas Berna se esticou e salvou. Em outro chute de Bernardo, o goleiro salvou novamente. Aos 37, Eder Luis mandou um balaço de fora da área e acertou a trave. Em chute de Romulo, mais uma vez Berna livrou o Flu do primeiro gol.
O 0x0 do primeiro tempo acabou sendo injusto para o Vasco, que foi muito superior, parando nas grandes defesas do arqueiro tricolor. Fosse esse jogo há uma semana, a bola bateria em tudo que é canto e entraria, mas a sorte do Flu começa a virar.

No segundo tempo, o equilíbrio retornou. O Flu usava principalmente o lado esquerdo de seu ataque, onde Allan não esteve bem na nossa lateral. Já o Vasco dependia do bom trabalho de Felipe no meio, dando passes valiosos ao trio de frente. E Eder Luis foi quem teve as melhores chances.
Aos 14, o camisa 7 trombou com Digão na área. A torcida pediu pênalti. Eu estava atrás do gol na hora e não achei falta. 10 minutos depois, lançamento do apagado Márcio Careca e Eder saiu de cara com Berna. Com o gol escancarado, ele chutou para fora. Foi o último bom lance do Vasco.
Com as alterações dos dois times, o Flu cresceu e passou a dominar a parte final da partida. Júlio César e Araújo pressionaram Allan e por ali quase marcaram. Fernando Prass apareceu bem quando solicitado.

O 0x0 acabou não sendo ruim para o Vasco. Como Boavista e Fla também empataram ficou tudo como antes. Só que agora não temos mais clássicos e fazendo nosso dever de casa, estaremos nas semifinais.

Evidentemente o torcedor sempre quer vencer. Mas não é comum obter seis pontos em clássicos no intervalo de uma semana. A vitória contra o Botafogo na semana passada e o empate de ontem foram bons resultados. Ainda mais se considerarmos que nosso maior adversário no grupo empatou duas vezes contra pequenos.

Além disso, jogamos bem em ambos os jogos. Passamos sem sofrer gols por 180 minutos contra rivais de bom nível. Mantendo a atenção e o nível, a tendência é somente de crescimento.
A maior deficiência de ontem foram as laterais. Allan e Márcio Careca não são titulares e não jogam frequentemente, natural o desempenho inferior. Para os próximos jogos, alguém efetivo da posição deve assumir a direita e Ramon voltar na esquerda.
Outro ponto a ser consertado é o suporte ao lateral quando o time é atacado. Na esquerda, Felipe ajudou muito bem, sem que sofressemos tanto por aquele lado. Já na direita, a função caberia a Eduardo Costa, que ficou mais centralizado. Allan sofreu não só por ser improvisado, mas também por falta de ajuda.

De positivo, o trabalho de Rômulo à frente da zaga, o desempenho dos dois zagueiros, além da movimentação do trio de frente. O time tem cara de equipe, vai pegando conjunto e tem bastante talento. Não é para empolgação, mas dá pra confiar.
Contrastando com a lamentável agressão no trem que me levou ao Engenhão, vivi uma situação divertida na volta.
Dois casais de idosos, muito alcoolizados, começaram a falar de futebol quando viram eu e meu cunhado com a camisa. Um casal era flamenguista, o outro formado por uma vascaína e um americano.

A vascaína não parava de zoar o 'Bonde sem Freio' pelo empate contra o Madureira. Ao ser zoada pelo rubro-negro, ela só respondia: "não importa, o Vasco pode ganhar ou perder, que vou continuar sendo vascaína sempre".

Ela repetiu isso umas 100 vezes em um curto trajeto, levando todos os passageiros às risadas com a animada discussão. Mesmo muito bêbados, não xingaram um palavrão, brincaram e se divertiram, zombando todos do pobre torcedor do América., marido da vascaína.

Aqueles meninos que castigaram o flamenguista na viagem de ida deveriam ter uma aula de educação com esses 4 idosos.

Por fim, parabenizo com atraso noss time de Beach Soccer pro título mundial. Mais uma vez o Vasco mostra ser pioneiro e é o primeiro Clube do planeta a vencer tal Torneio, coisa que a história nunca apagará.

Aos nossos talentosos atletas, à comissão técnica, Júnior Negão e todos no Clube que acreditaram no trabalho, deixo meus parabéns. É o TREM BALA DA COLINA invadindo as areias!


Fotos: Uol, Fotocom e Marcelo Sadio

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: