segunda-feira, 14 de março de 2011

Bernardo garante a vitória

Pela 3ª rodada da Taça Rio o Vasco obteve uma importante vitória sobre o Madureira. Em Volta Redonda, o Gigante da Colina bateu o Tricolor Suburbano por 4x2. Destaque total para Bernardo, autor de três gols e belas jogadas. Fellipe Bastos fechou o placar já nos acréscimos. Agora com 6 pontos o Vascão está em segundo lugar no Grupo A. Nos dois próximos jogos, clássicos contra Botafogo e Fluminense, que definirão o rumo do time neste turno.
Mais do que o talento de Bernardo, impressiona como este time do Vasco oscila dentro de uma mesma partida. E essa oscilação coloca em risco jogos onde o time claramente é melhor. Aquele time das goleadas impiedosas parece ter dado um tempo.
No início do jogo, ataque total, como vem sendo rotina desde a chegada de Ricardo Gomes. Nos primeiros minutos, um gol de Élton foi mal anulado e o goleiro Anísio fez milagre em chute de Eder Luis. Depois disso, cochilo e chances de gol para o Madureira. No fim da etapa, bela tabela de Felipe e Bernardo, com o camisa 31 abrindo o placar. Depois, quase golaço de Rômulo.
No segundo tempo, o Madureira atacou e se utilizou de duas armas. O fato de o Vasco assistir ao adversário trocar passes e as jogadas pelos lados. Valdir fazia o que queria contra Ramon. Na marcação, o Vasco apenas cercava, não dava botes e assim o time tricolor passou a assustar.
As chances de gol se alternaram, com Eder Luis e Bernardo quase marcando para o Vasco. O novo xodó da torcida deu até chapéu em jogador sentado no meio campo.
Mas aos 18, o Vasco novamente assitiu o Madureira tocar a bola e Rodrigo acertou belo chute de fora da área, empatando o jogo. No lance, a bola passou por vários pés, sem que fosse importunada.
Após a parada técnica, novamente Felipe deu lindo passe para Bernardo bater no canto e recolocar o Vasco na frente. Enquanto nossos atacantes penam, nossos meias dão show.
Ao invés de matar o jogo nas chances que teve, o Vasco voltou a dormir. E em nova jogada de Valdir, o lateral cruzou para Adriano Magrão empatar. 2x2, em mais uma bobeada de Ramon, pior vascaíno em campo.
Com 37 jogados, confesso que me bateu um desespero. Um empate ontem diminuiria nossas chances de classificação. Porém Bernardo não merecia um tropeço. E aos 42, após jogada ensaiada ele apareceu quase sobre a linha para cabecear e marcar o terceiro. Hat-trick do fã de Juninho Pernambucano, Reizinho da Colina. E se pra Rei ainda falta muito, Bernardo já é candidato a príncipe.
Aos 46, Fellipe Bastos, que substituira Bernardo, bateu de canhota e fechou o placar. Vascão 4x2.
Agora com 6 pontos, o time precisa pontuar nos clássicos das próximas rodadas para não colocar sob risco a classificação às semifinais. E no próximo domingo teremos a estréia de Diego Souza. Aonde ele vai entrar no time? No lugar de Bernardo que não será.
.
Se o Vasco vencesse por 4x2, estando vencendo por 4x0 e depois tomando gols, nada seria anormal. O problema mais uma vez foi não impôr o resultado ao adversário. E isso cria uma instabilidade preocupante.
O Vasco não tem mais o direito de tropeçar. Não apenas pela pontuação, mas pelas 4 derrotas acumuladas contra pequenos. Durante o jogo, qualquer placar menos favorável cria um temor geral. Isso não acontece com os demais grandes, que vem se impondo sobre os pequenos, mesmo que muitas vezes vencendo por apenas um gol.
Contra o Duque de Caxias deixamos uma vantagem de três gols virar apenas um, tendo um atleta a menos em campo e ontem deixamos o Madureira empatar aos 37 do 2º tempo. Isso não pode acontecer, já que podemos um dia pegar um goleiro inspirado do outro lado, a trave ou a nossa má pontaria.
Não podemos mais complicar jogos que temos nas mãos. Futebol é emoção, mas deixo esse quesito para jogos realmente duros, como os clássicos.
Que Ricardo Gomes arrume o sistema defensivo, principalmente o trabalho de volantes e laterais, que não podem permitir que o adversário entre tantas vezes em nossa área.
Se ajeitarmos a zaga, fica a certeza que Bernardo, Felipe, Diego Souza e cia, poderão nos dar muitas alegrias e bolas na rede.
.
Charges: Beto Gomes
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Amigo, essas charges ficaram muito iradas. Eu catei a do Bernardo, pois ficou muito boa! Sensacional a charge do Bernardo.

Por falar nele, acho que a gente já tinha conversado e tinha te dito que esse viria para ser titular. Muito bom jogador. Bate bem na bola e tem espírito, cara de Vasco.

Ele e o Juninho ali hein...rsrsrs

É O TREM BALA DA COLINA!