sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quem terá a solução?

Não há nada tão ruim que não possa piorar. O ditado popular se aplica perfeitamente à fase atual do Vasco. Três jogos, três derrotas. Agora para o Boavista, por 3x1 no Engenhão. O clima entre diretoria, time, treinador e torcida não é nada bom e a cada dia só faz piorar.
A solução passa por todas as esferas e aí, quem terá a solução? Futebol é resultado e quando eles não vêm, alguém paga o pato. Como sempre, a tendência é estourar no lado mais fraco, o treinador. Mas já não estourou em Vagner Mancini, Gaucho, Celso Roth e o que mudou? Quem quiser sensacionalismo, críticas ao vento pode parar por aqui. Quem quiser debater de fato a situação, pode continuar a leitura.
Especificamente sobre o jogo de ontem:
O Vasco jogava muito bem até o gol do Boavista. Dedé errou o bote e fez falta no adversário. Na cobrança. a bola cruzou toda a área e entrou no canto de Fernando Prass, que só olhou. Erro de dois jogadores inquestionáveis. Culpa do treinador?
Depois disso, o Vasco seguiu em cima. Eder Luis teve várias chances, mas não tinha qualquer velocidade para torná-las gol. Por tudo que vi do jogador nesse início de ano, seu preparo físico está péssimo e talvez justifique o rendimento.
Após se fartar de perder gols, fomos castigados. Em balão para a área, os jogadores do Boavista ganharam de Rômulo e Dedé e encobriram Prass. Mais uma vez o melhor zagueiro do Brasil errou e nem por isso foi vaiado ou crucificado.
Com o 2x0 no placar, o coro dos protestos aumentou. Um grupo atrás do gol, sequer vestia camisas do Vasco, mas fazia a festa de câmeras e repórteres com seus gritinhos imbecis. São aqueles de sempre, que em troca de qualquer R$ 20,00 atendem a pedidos políticos.
Concordo que Felipe e Carlos Alberto não marquem, o time seja exposto demais, mas falando unicamente de ontem, não foi nada disso que gerou a derrota.
PC corretamente sacou Felipe para entrada de Jéferson. O camisa 11 acelerou o meio campo e o time melhorou. Porém sofreu contra ataques, bem defendidos por Fernando Prass.
Vale lembrar que Felipe e Ramon, ao serem substituídos, foram vaiados e xingados. Compreendo a vaia, sob o quesito do espetáculo ao qual pagamos ingresso, mas xingamento? Ninguém me xinga quando erro meu trabalho.
Com mais cara de time e totalmente pressionado, o Vasco foi com tudo pra cima. Aos 12, diminuiu com Marcel, após chutão de Dedé para a área. A torcida, que gritava olé para o adversário, acreditou no empate.
E o abafa seguiu, com cruzamentos e chutes de longe. Time e torcida protestaram de 2 pênaltis, um claro sobre Eduardo Costa, onde juiz marcou falta fora da área.
Após sofrer uma bola na trave, o Vasco sofreu o terceiro no fim do jogo, para alegria dos tricolores que chegavam para ver jogo do Flu.
3 jogos, 3 derrotas e uma campanha semelhante a 84, ano que sequer era nascido. Algo precisa ser feito. Sugestões? Favor encaminhar ao C. R. Vasco da Gama.
.
Todo fracasso gera insatisfação em todos. Porém, como disse desde o fim de 2010, esse ano precisamos ter calma, é ano de eleição e cada protesto, cada palavra nas arquibancadas, pode ter consequências devastadoras.
Enquanto escrevo esse texto, podemos estar ficando sem treinador e sem Felipe e Carlos Alberto. Alguém sinceramente acha que vai dar certo? Eu acho que não.
Um choque de ordem pode nos dar a vitória no clássico de domingo. E dai? O primeiro mês da temporada não chegou ao fim e precisamos pensar em médio/longo prazo, não no próximo jogo somente.
Infelizmente tudo é política, quem comanda precisa dar uma satisfação ao seu eleitorado. E é mais fácil achar um bode espiatório.
Penso que para demitir alguém pelos 3 fracassos, teríamos que fazer uma listinha com Dinamite, Mandarino, PC, Prass, Felipe, Carlos Alberto, Eder Luis, Cesinha, Fernando, Dedé e outros. Muita gente e muita injustiça.
Não vejo futebol do quesito raça. Nunca vi e nunca verei. O Boavista não teve mais raça que o Vasco. Jogou bola e fez seus gols em erros nossos.
O time hoje tem pelo menos 4 jogadores que não marcam nada e isso gera espaços excessivos. No esquema que estamos jogando, até o Olimpico venceria o Vasco. Mas PC tem pouca culpa. O time que jogou ontem era o time de 99% dos vascaínos.
O Vasco vai disputar 4 campeonatos em 2011 e sequer chegamos à metade do primeiro deles. Acho cedo para uma mudança de rumo, mudança de trabalho.
Mas política, amigos, é política e para satisfazer os babacas que protestaram com nariz de palhaço ontem, alguém vai pagar o pato hoje. O problema é que no fim quem vai pagar o pato somos todos nós, que amamos o Clube e o queremos bem.
.
Penso que o trabalho é sempre a melhor forma de obter o sucesso e assim tem que ser também no futebol. Porém, respeito e hierarquia tem que existir.
Ramon e Felipe precisam ser punidos por sairem do estádio antes do fim do jogo. Desrespeito com companheiros, torcida e instituição. Por mim, multa de 50% do salário. Dinamite não pode NUNCA ir ao vestiário de pois do jogo. Seja após uma goleada de 10x0 ou após perder para o Boavista.
Cada um trabalha na sua área e respeita a do outro.
Sou contra apontar culpados, mas também não posso ser a favor de que nada seja feito. Algo precisa mudar, mas o que? Quem?
Começar mal não é sinônimo de terminar mal. O problema é caminhar por caminhos errados. E o Vasco precisa achar seu caminho em 2011.
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Talk Girl disse...

Olá amigo, nosso Vasco perdeu o rumo quando dispensou Dorival Júnior no fim da temporada da Segundona, Acho que o trabalho teve que ser reiniciado, e perdemos um ano trocando de técnico conforme resultado. Concordo que ano de eleição é complicado, mas (infelizmente, pois meu ídolo fazia a diferença)o Presidente Dinamite não está em campo, e nenhuma desculpa é válida para os gols absurdos que o time vem tomando. Agora é apelar para Nossa Senhora das Vitórias, e pedir que só joguem os atletas que amam o Vasco. Quem quiser ir que vá, não vai fazer falta nenhuma, muito pelo contrário.Quero ver meu time jogando com raça e o pé na forma, e brincar bastante com a minha bandeira que tenho em frente de casa, como faço sempre que o Vasco tem um bom resultado.

Carlos Gregorio Junior disse...

Concordo em partes, mas acredito que a unica solução hoje é: Dispensar PC, afastar ou dispensar Felipe, CA e os insatisfeitos. Ficar com os que querem jogar, como Jeferson, Fagner e Dedé, por exemplo, e repor com a base.

Pensar em nomes para substituir as estrelas e contratar um tecnico decente.

No momento so quero isso, o que já pé pedir d+...rsrsrs

Abraços

Claudio Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio Henrique disse...

Acho certo manter o PC, mas será mesmo que ele fica caso o Vasco perder o clássico? Eu tenho minhas dúvidas. Uma vitória sobre o Flamengo será sim a solução, mas pra vencê-los o time terá que encarar o jogo como uma final de Copa do Mundo. Não tem mais nada a perder mesmo.

Abraços!

snoopy em p/b disse...

caramba, que fase, hein amigão?
olha, concordo com o primeiro comentário.
o vasco deveria ter investido no dorival e ter dado continuidade.
mas, sinceramente, não consigo diagnosticar a situação hoje e nem mesmo sugerir melhoras, já sem o pc.
fico na torcida para que melhorem e que possamos vencer a dupla nojenta fra-nenCCC.

abraço,
snoopy