quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Apanhado geral da semana

Após o tropeço de domingo contra o Nova Iguaçu, a semana foi agitada na Colina. Protestos, regularização de jogadores, contratações e título do rival nos juniores com uma cria do Vasco. Com tantos assuntos, melhor dar uma passada por cada um deles, até porque amanhã já tem jogo decisivo para nosso Vasco.
A ausência de peças chave foi tratada como um dos fatores causadores das derrotas iniciais. Assim, tinhamos esses dias para regularizarmos Dedé, Anderson Martins e Eduardo Costa. Já na segunda-feira, o zagueiro ex-Vitória e o volante ex-Monaco foram regularizados. Restava o zagueirão, maior destaque do time em 2010. E aí estava formada a polêmica.
Desde o ano passado, se dava como certa a compra dos direitos federativos de Dedé junto ao Villa Rio e seu contrato seria até 2014. Porém os dias foram passando e nada. A transação, em tese, a mais simples de todas não andava e na segunda-feira saiu entrevista e nota da FFERJ criticando o Vasco e alegando irregularidades no contrato. Erro do Vasco à parte, não dá pra saber o que há de verdade, após tantas brigas entre Clube e Federação.
Aí a sorte começou a virar. Na segunda-feira saiu a rescisão de Dedé com o Villa Rio, time de empresários a quem pertencia. Ele então se tornou um desempregado. No fim do dia, seu contrato na CBF foi registrado e em seguida retirado. No BIRA da FFERJ, também apareceu ontem, dando condições de jogo. Ainda assim, me causa estranheza que hoje Dedé só esteja regularizado em um boletim, quando o normal seriam dois.
Não bastasse essa confusão de papéis, outras confusões bateram à nosa porta. Protestos da torcida, que felizmente não teve acesso ao interior do Clube. Acho exagerado, só foram dois jogos no ano, mas cada um tem o direito de fazer o que quer, só basta arcar com as consequências e nesse caso, as consequências não me parecem boas.
Ontem ainda, nosso maior rival foi campeão da Taça SP de Juniores, no caso um sub-18. E causou polêmica o bom desempenho de Muralha, volante contratado por eles junto ao Vasco.
Ano passado participei de um encontro vascaíno sobre divisões de base e esse jogador já foi tema de debate. Segundo os atuais gestores, Muralha não apresentou um desenvolvimento condizente com sua pedida salarial, segundo os gestores, baseada na fama que obteve ao lado de Coutinho, Willen e outros.
Confesso tê-lo visto jogar pouco, o que não me permite analisar se é ou não merecedor de salário estelar e sequer sei o quanto o rival paga.
E hoje, eis que um velho conhecido nos é apresentado: Élton. O nosso camisa 9 de 2009 e 2010 volta a São Januário após passagem apagada por Portugal. Para quem sonhava com um camisa 9 incontestável não é o nome esperado, mas não podemos deixar de lembrar que ele foi o melhor que passou pelo time nos últimos anos e sempre deixou muitos gols.
É limitado tecnicamente, trombador e meio burro, ficando em impedimento toda hora, mas aparece, dá opção e faz gols. Uma boa contratação.
E segundo um empresário, o Vasco teria feito proposta pelo meio campista Kleberson, atualmente no rival. Ele disse ter recebido várias propostas, mas o único Clube que citou nominalmente foi o nosso. E aí, deixando o Clubismo de lado, seria uma boa?
Amanhã temos uma decisão e enfim teremos o time titular em campo.
Força Vascão!
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Sobre o Elton eu só tenho uma coisa a dizer: É caneludo, grosso, mas sabe fazer gol.

Tem um ditado que diz: 'Em terra de cego quem tem um olho é rei'. Levando pro lado do Vasco, digo: 'Em terra de Marcel, Elton é craque'.

Sobre o Kleberson, acredito que pode compor bem a função de segundo volante. Acho que tem um bom passe, mas temos que ver qual é o Kleberson que virá. Será que é o que decidiu campeonatos pro Fla ou o que nao jogou nada no fim do ano passado? É um bom jogador. Aprovo!

Abraços