sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Duas cabeças boas vencem uma ruim

Após 3 jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Vasco voltou a jogar em São Januário e bateu o Prudente por 2x1, chegando aos 45 pontos e garantindo matematicamente a permanência na Série A. De quebra deu um chega pra lá na crise que rondava a Colina e rebaixou o time adversário. Com gols do jovem Rômulo, em assistências de Felipe, o time chegou à 11ª posição, dentro da zona da Sul-Americana. No próximo domingo, o time enfrenta o líder Fluminense, às 19h30 no Engenhão.
Como esperado, o público compareceu em número reduzido a São Januário. Com a má fase recente, a galera preferiu esperar pra ver para quem sabe ir ao clássico de domingo. E para surpresa dos presentes, a escalação anunciou Rômulo em lugar de Fumagalli, estando o time com 3 volantes contra o pior time do Campeonato.
Desmotivado e apático, o time dependia apenas do talento de Felipe para criar alguma coisa e aos 8 minutos, Adriano Pimenta entrou driblando pela direita e marcou o gol do Prudente. Erro de jogador A, B ou C? Não, sofre o gol era questão de tempo, independente da forma como ocorresse.
As reclamações da arquibancada até foram amenas, talvez com a torcida sentindo que qualquer coisa poderia piorar o desempenho do time. Aos 18, PC sacou Rafael Carioca para entrada de Rafael Coelho, deixando o time mais ofensivo. Independente dos nomes, por que não começou o jogo assim?
Hoje 90% dos times do mundo, bons ou ruins, jogam no 4-2-3-1 variando para 4-3-3, mas nosso treinador, com peças disponíveis, se recusa a enxergar o óbvio. Morram de amores ou não por Rafael Coelho, foi com ele que o time cresceu, simplesmente por estar melhor distribuído em campo e ao invés de se acovardar, impôr medo ao adversário.
Com movimentação e velocidade no ataque, as chances se sucederam e aos 29, Rômulo marcou seu primeiro gol como profissional, cabeceando cruzamento de Felipe em cobrança de falta. Dois minutos depois, em jogada parecida, cruzamento de trivela de Felipe e cabeçada de Rômulo. Virada do Vasco, 2x1.
O time seguiu superior em campo, apesar de um susto nos minutos finais da primeira etapa. E digo novamente: Rafael Coelho pode estar na pior fase do mundo tecnicamente, mas com ele em campo, Zé Roberto, Felipe e Eder Luis jogam onde devem jogar e o time flui.
Para surpresa geral, PC sacou Coelho para entrada de Fumagalli. Na hora, minha vontade era matar o treinador, mas após o jogo fiquei sabendo que tanto Carioca quanto Coelho e outros jogadores, passaram mal antes do jogo e o camisa 11 voltou a não se sentir bem no intervalo. Por falta de outro atacante, entrou Fumagalli.
Com o camisa 25, no que seria a formação inicial, o Vasco tinha dificuldade de armar as jogadas e de prender a bola na frente. Como o Prudente também não ameaçava, o jogo ficou muito chato. Jonathan entrou no lugar de Eder Luis e deu um gás ao time, quase marcando o terceiro no final.
Felipe ficou responsável por colocar a bola no chão, prender o jogo e minar as forças do adversário. Com o fim do jogo, alívio pelo fim da sequência ruim e o afastamento de qualquer chance de rebaixamento. Agora com menos pressão, a torcida pode esperar melhores atuações do time nessa dura sequência contra Flu, São Paulo, Cruzeiro e Corinthians. Afinal, é sabido que o Vasco atual joga melhor contra times mais fortes que contra as babas.
.
Tenho imenso respeito pela pessoa de PC Gusmão e sua dedicação ao Clube. Mas já esgotou a cota de erros do treinador, não acham? Três volantes contra o Prudente, tendo treinado outra formação durante a semana, é de deixar a torcida maluca.
Obviamente, se jogasse com dois cabeças de área, o sacado seria Rômulo, justamente o herói da noite. Mas sem desmerecer o jovem, gente boa toda vida e bom jogador, um esquema é mais importante que nomes e jogando pra frente, teríamos vencido sem necessidade de sustos.
Além de Rômulo, cabeça goleadora e Felipe, cabeça pensante, gostei das atuações de Dedé, Cesinha e Jumar. Zé Roberto e Eder Luís estiveram aquém do que podem render e parecem sentir a sequência de jogos. Zé levou o terceiro amarelo e está fora do clássico.
Nunes, Coelho, Nilson ou sei lá quem, só espero que PC bote um centroavante, prendendo a zaga e dando espaço para os talentos brilharem.
A foto ao lado ao menos afasta a suspeita de o grupo não estar com o treinador. Os abraços de Rômulo e Felipe pareceram sinceros e afetuosos.
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

O Vasco tem time para fazer frente ao Flu. Anulando o Conca já facilita bastante. O PC deve dar um jeitinho de anulá-lo e vai por o time pra cima dos tricolores.

Abraços!

Carlos Gregorio Junior disse...

Quando eu vi a escalação do Vasco amigo Diego, confesso que não acreditei. Não que o Fumagalli fosse um craque de bola, mas que com ele em campo nosso time se tornaria mais ofensivo.

Acredito que até mesmo o Jonathan ou o próprio Rafael Coelho poderiam ser opções. Não poderíamos ter entrado nunca com três volantes.

Não sei o que acontece no Vasco, mas pelo que percebo não tem mais clima para o PC Gusmão continuar. Creio que ele deva ficar, mas acho que não tem mais clima.

Também acho difícil o Caetano ficar. Como pode o Presidente do nosso clube viajar e deixar tudo na mão do vice de futebol? Todo mundo sabe que sou fã do Dinamite, mas depois disso não tem como defender. Onde fica o interesse? A vontade pela renovação? O que o Caetano não deve tá pensando?

Opiniões à parte, achei que nossa equipe jogou muito mal e que se entrar da forma que entrou, perde do Flu. Mas é aquela história, 'clássico é clássico' e o Fluminense é nosso Fregues!

Avante Vasco!