segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Menos dois pontos

No jogo entre os dois times que mais empatam no Campeonato Brasileiro, Vasco e Palmeiras conseguiram o resultado óbvio. Um 0x0 morto, com muita vontade, disposição, mas pouco brilho. O resultado não foi bom para nenhum dos dois times, que seguem no meio da tabela. O Vasco, perdeu duas posições na rodada, caindo para a incômoda 11ª posição, com 28 pontos, a 9 da zona da Libertadores e 7 acima da zona de rebaixamento. Na próxima quinta, o desafio é o Avaí, em São Januário.
Nesse domingo, podemos dizer que o Vasco fez muito do que um time de futebol precisa para vencer. Manteve a posse de bola, teve velocidade, criou jogadas. As melhores foram em chutes de Nunes, defendido por Deola e um chute de Fellipe Bastos que passou rente à trave. O volante, que entrou no lugar de Rômulo teve boa atuação.
No segundo tempo, o Palmeiras cresceu um pouco e o jogo ficou mais parelho. Poucas porém foram as chances de gol dos dois times. O 0x0 acabou sendo mais do que justo, em um jogo sonolento, a exemplo do primeiro turno.
Curiosamente, Vasco e Palmeiras jogaram entre si mais de 180 minutos sem um gol sequer. Agora é focar no jogo de quinta-feira, ir com tudo para cima do Avaí e conseguir enfim uma vitória.
Como analisar a fase dos empates do Vasco? Bom, primeiro da parte tática e técnica. hoje, o Vasco é um time sólido defensivamente, com alguns destaques individuais nesse setor. Fernando Prass, Fágner e Dedé são destaques em qualquer lista de melhores por posição neste Brasileirão.
Ainda que tenha dificuldade na lateral esquerda, em virtude das lesões, esse setor não chega a comprometer. Sendo assim, penso que PC deveria soltar mais o time. Basicamente o que fez contra o Ceará no Castelão.
Poderia sacar um volante, Nilton, e colocar mais um meia ou atacante. Resta saber como estarão Carlos Alberto e Felipe até quinta, mas em caso de não melhora, PC poderia optar por Fumagalli ou Jonathan, obrigando-os a pressionar a saída de bola do adversário.
Do ponto de vista da competição, empatar é a mesma coisa que nada, por isso o título do post. Se em cinco partidas, um time empata todas, ele teve desempenho pior que um que perdeu três e venceu apenas duas.
O Vasco hoje tem 28 pontos, juntamente com outros três times, mas está atrá deles, justamente por ser o número de vitórias o primeiro critério de desempate.
Somos, juntamente com os 4 líderes, o time que menos perdeu no campeonato, mas vencemos a mesma quantidade que o Atlético-MG, na zona de rebaixamento.
A saída momentãnea me parece a ousadia. Atacar mais, resolver o problema ofensivo, criando mais jogadas em condições de finalização.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

FilipeJMS disse...

O título da coluna já diz tudo, não pra ficar só empatando. A zona da Libertadores se distancia cada vez mais...
Não entendo o pq insistir com Nunes sem dar pelo menos uma chance ao Rafael Coelho!
Abraço e SV!

Patrick Araújo disse...

Fala ae Diego!

Essa sina de empates tá sinistra, Vamus ver se contra o Avai quinta a gente consegue quebrar esse jejum de vitórias... Achu q dá!


Muito agradecido pelos cumprimentos...

Sucesso pra todos nós sempre!

Obrigado a você que acompanha o Blog do Publicidade Esportiva e ajuda a divulgá-lo.

Abraços

Claudio Henrique disse...

Mais uma vez um 0 a 0 com o Palmeiras. Pelo que foi o jogo, foi um resultado justo. O jogo foi chato assim como o do primeiro turno.

Abraços!