quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lindo demais!

Acabou o jejum! E foi em grande estilo. Sem vencer desde a última rodada do turno, o Vasco bateu o Santos em São Januário por 3x1, dando um até logo ao perigo da zona de descenso e chegando a 12ª colocação, com 33 pontos. Com gols de Fágner, Felipe e Éder Luís, o Gigante da Colina bateu um dos melhores times do país e recuperou o ânimo perdido nos recentes tropeços. Na sexta-feira, o time enfrenta o Goiás, também em São Januário, na expectativa de subir mais algumas posições.
De todos os ingredientes para um grande jogo, só faltou mesmo uma melhor presença da torcida. Pouco mais de 5.000 presentes em nossa casa. No mais, estavam ali grandes jogadores, pressão e necessidade do resultado por ambos os times. E acabou de fato sendo um jogo inesquecível e quem pagou ingresso não se arrependeu. Lamento por quem ficou em casa, perdendo uma grande noite de drama e prazer em São Januário.
Obviamente, o Santos não tem mais aquele timaço do primeiro semestre. Porém, ainda com jovens talentosos, impressiona a velocidade do Peixe, que troca passes com facilidade e chega rapidamente ao gol adversário. Danilo pela direita era uma boa arma, já que Neymar foi muito bem marcado por Jumar e Fágner.
A velocidade era a chave da vitória, mas quem a utilizou foi o Vascão. Fágner tocou para Éder Luís na direita, o camisa 7 driblou Alex Sandro e devolveu com carinho para o camisa 23, que bateu de primeira no ângulo. Que golaço da nossa fantástica dupla do lado direito do campo. Vascão 1x0
Menos de 5 minutos depois, o Vasco trocou passes perto da área e Felipe achou Rafael Coelho livre na esquerda. O camisa 11 tentou driblar o goleiro e foi derrubado. Pênalti desnecessário, que Felipe cobrou, Rafael defendeu e o camisa 6 marcou no rebote. Vascão 2x0! Curioso o movimento do camisa 1 santista na cobrança, intimidando o batedor.
Em outros tempos, a torcida ficaria muito confiante com o 2x0, mas o drama do jogo contra o Botafogo não nos deixava seguros. Ainda mais se pensássemos em quem estava do outro lado.
No segundo tempo, com Danilo mais adiantado em lugar de Zezinho, o Santos começou pressionando. E diz o manual do futebol que não se pode sofrer um gol nos primeiros 15 minutos quando se está vencendo. Por isso, atenção total. Não para Titi, que pisou na bola e deixou Arouca à vontade para dar um gol de bandeja ao bom Danilo. 2x1
Todos os temores se abateram sobre time, comissão técnica e torcida. Porém com os jovens Rômulo, Allan e Jonathan nos lugares de Fellipe Bastos, Felipe e Rafael Coelho, o time ganhou um gás extra para lutar contra a pressão santista. Aos 31 minutos o drama aumentou e o jogo virou guerra, final de campeonato, em virtude da expulsão de Jumar.
O time recuou, deixando os zagueiros do Peixe livres para trocar passes e apostando no contra ataque. O talento de Neymar apareceu aos 43, após driblar vários vascaínos e chutar para defesa de Fernando Prass. Antes o jovem havia batido um falta que passou perto.
Aos 47, quando o Vasco já prendia a bola, fazendo cêra, Fernando Prass fez outra defesa, essa antológica em chute de Danilo no ângulo direito. A torcida cantava e vibrava com cada desarme, cada bicão para frente. Coração pulsando, me vi a beira de um infarto. Os 5 minutos de acréscimo, pareciam duas horas.
Aos 49, Eder Luis, o neto do vento, pegou bola no meio campo e correu, passou por um, dois, três e tocou na saída do goleiro. Golaço, aço, aço, aço!!!! Fechando com chave de ouro a atuação do camisa 7, melhor jogador em campo. Um minuto antes, ele caira estirado no gramado após um chute. Levantou para decidir o jogo e levar milhares de vascaínos ao alívio e euforia.
Uma vitória inesquecível, uma noite memorável, que, torço eu, sirva de motivação para a reta final do campeonato, onde a Libertadores é difícil, mas podemos ficar no meio da tabela. Futebol para isso temos, mostramos não só ontem, mas em todos os jogos recentes.
Basta que caprichemos nas finalizações e paremos de dar gols ao adversário. Sexta temos o Goiás em casa e uma vitória pode afastar quase que totalmente o risco da degola.
Força Vascão!
.
Fernando Prass voltou a ser a muralha da Colina, fechando o gol e não teve culpa no gol sofrido. Fez duas grandes defesas quando o jogo estava 2x1 para o Vasco.
Fágner foi mais uma vez brilhante. Hoje não há no país nenhum lateral direito que marque e apóie como ele. Não merece apenas seleção sub-23, mas sim seleção principal. Max na esquerda não comprometeu, foi esforçado mas não brilhou.
Na zaga, Cesinha foi bem. Em alguns momentos parecia ver o Dedé em campo. Por outro lado, Titi falhou novamente e quase pôs tudo a perder. PC pode começar a pensar na zaga com dois destros.
No meio, Jumar foi muito bem na marcação a Neymar, sendo um leão em campo. Foi expulso, ossos do ofício, mas fez bem sua parte. Jogador útil, importante no grupo. Fellipe Bastos foi bem até levar cartão, depois foi burocrático, abaixo do que sabe. Rômulo e Allan entraram e foram bem, ajudando na marcação quando o time ficou com 10 jogadores.
Felipe foi maestro enquanto teve pernas. Voltou para armar o jogo e foi inteligente. A velocidade dos dois times não beneficiava seu estilo, mas deu lindo passe para Coelho no segundo gol. Bateu mal o pênalti, mas no rebote fez o gol, seu primeiro no retorno.
Zé Roberto voltou a jogar bem. O camisa 10 abusou da velocidade e teve boas chances de gol. Ajudou Éder na aproximação a Rafael Coelho, que foi melhor que em outros jogos, mas ainda abaixo do que se espera de um centroavante do Vasco. Jonathan entrou, correu, lutou, mas com um a menos, não pôde brilhar.
Éder Luís foi o cara. Jogou demais, voou. Ele não só corre, ele passa, dribla, uma grata surpresa. Vem sendo nosso melhor jogador ofensivo e mereceu o golaço que marcou ontem, que só aumentou seu saldo com a torcida.
.
Após o jogo, aguardando o transporte para ir para casa, o ponto de ônibus próximo a São Januário (passarela 02 da Av Brasil), foi atacado por um morteiro da torcida do Santos, que felizmente explodiu na parede. A polícia ao invés de reprimir, jogou duas bombas nos poucos vascaínos, cerca de 10, muitos até mesmo sem camisa de time, que sequer sei se estavam saindo do jogo. Mais um absurdo para minha coleção nestas idas a estádios.
Felizmente, ninguém ficou ferido.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

FilipeJMS disse...

Isso sim é VASCO, quem manda em São Januário somos nós e mais ninguém! Agora é partir pra cima do Goiás e afastar de evz qualquer chance de segundona!
Até agora ainda não entendo a demora da nossa diretoria para renovar com o Rodrigo Caetano, Fernando Prass e Dedé, estao esperando virar o ano e vir o Flunimed com um caminhão de dinheiro para atrapalhar?
É uma pena esse episódio da bomba que vc relatou, felizmente ninguem saiu ferido e infelizmente ninguém foi preso né!
Um abraço e SV!

Claudio Henrique disse...

O Vasco acordou. Jogou muito bem na terça-feira. É bom o time jogar da forma que jogou contra o Santos durante o restante do campeonato, assim perde o status de rei dos empates e quem sabe pode brigar por Libertadores.

Abraços!

Patrick Araújo disse...

Ontém fiquei com aqueles questionamentos que não levam a nada. Remoendo os pontos entregues a fluminense, avai, botafogo, atletico mg, internacional…

Mas não aditanta mais. São jogos passados e pontos perdidos.

O negócio é olhar pra frente. Pensar jogo a jogo. Ponto a ponto.

Odbs importantes:

1 – O Rafael Coelho ia perder o gol no lance que originou o penalti. O felipe colocou o maldito de cara pro gol ele inventou de driblar. Ia sair com bola e tudo.

2 – O Tite entregou o ouro no gol do santos. Inacreditável.

*** Não dá mais para esses dois serem titulares do Vasco. É algo que não se explica!!!!