quarta-feira, 5 de maio de 2010

Matar ou morrer

Nesta noite de quarta o Vasco tem um jogo decisivo pela Copa do Brasil, contra o Vitória em São Januário. O Cruzmaltino precisa vencer por três gols de diferença para garantir à classificação às semifinais. Em caso de vitória vascaína por 2x0, a vaga será decidida nos pênaltis.
Não dá para dizer que a missão vascaína é fácil. Pelos vacilos bobos em Salvador, o time conseguiu criar um drama desnecessário nesse mata-mata. O Vitória é um adversário duro, o mais duro que tivemos nessa Copa do Brasil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. O Vasco tem totais condições de avançar, mas precisará enfrentar seu maior adversário, o próprio Vasco.
Entrar em campo com a missão de fazer pelo menos dois gols não é fácil. Mas pior ainda, para o Vasco de hoje, talvez seja não poder sofrer nenhum, sob a pena de ter que fazer quatro para obter a classificação. Saber dosar a obrigação ofensiva com as tarefas defensivas é a nossa principal tarefa de hoje. E como fazer isso?
Basicamente, sufocando o adversário em seu campo de defesa. O time baiano tem que ser acuado lá atrás, pressionado para que não consiga nem sonhar em fazer seu gol, além é claro de manter sempre o Vasco perto do seu alvo, o gol defendido por Viáfara. Nessa missão, os jogadores ofensivos são até mais importantes que os de defesa. O adversário tem que se ver obrigado a apelar para chutões e faltas, com a bola ficando a maior parte do tempo sob domínio do Vasco e pra isso é imprescindível o abafa no campo de ataque.
Visando tornar o time mais ofensivo, o esquema foi alterado. Sai um volante, entra um meia, firmando o Vasco em um 4-2-3-1. Gaúcho prometeu que Carlos Alberto seria atacante ao lado de Élton, mas todos sabemos que na prática, o capitão não resiste e volta pra buscar jogo, agindo como jogador de meio-campo.
Particularmente, não acho que um time fique mais ou menos ofensivo pela quantidade de atacantes, então quero ver como isso vai funcionar na prática. Já vimos esse ano o Vasco jogar com três atacantes e passar os 90 minutos praticamente sem ameaçar o adversário.
Muita gente fala que o time tem que jogar com raça. Discordo. Acho que o Vasco precisa jogar com inteligência e qualidade. Não adianta ficar o centroavante correndo pra ajudar a defesa ou o zagueiro pegar a bola e sair correndo pra frente. Isso não é raça, isso é burrice e desorganização. Se cada um fizer seu papel em campo, o time terá muito mais chances de vencer o rival baiano.
Obviamente que não pode haver acomodação e nisso o papel da torcida é importante, incentivando o time, empurrando-o para cima do adversário do primeiro ao último minuto.
Em todas as declarações dos jogadores do Vitória antes do jogo, eles não escondem que virão na retranca. A escalação será muito parecida com a de semana passada, com a dúvida pairando sobre o atacante nior, que chegou a estar preso nessa semana. Sobre o caso, há inclusive a possibilidade da competição ser paralisada por causa da irregularidade do jogador, que poderia eliminar o Vitória.
Hoje é jogo de vida ou morte! É jogo de decisão, dia de todos os vascaínos presentes a São Januário jogarem juntos. Dia de esquecer a implicância com jogador A ou B e apoiar. Esquecer a idéia de vaiar no primeiro erro de passe.
Hoje é dia de quem adora encher a boca e se dizer Vasco, mostrar esse sentimento onde de fato importa, dentro do estádio, nas arquibancadas. Hoje, lugar de vascaíno é em São Januário, às 19:30.
Força Vascão! Vamos virar esse jogo!
E para relembrar, duas fotos da goleada por 4x0, sobre o mesmo adversário em 2009.
Os times devem alinhar com:
Vasco - 1-Fernando Prass; 2-Élder Granja, 44-Thiago Martinelli, 26-Dedé e 33-Ramon; 6-Nilton, 14-Souza, 17-Magno e 30-Philippe Coutinho; 19-Carlos Alberto e 9-Elton.
Viria - Viafara; Marcos Pimentel, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Bida, Uelliton, Renato* e Elkeson; Neto Berola (Júnior)
.
E às vésperas do Campeonato Brasileiro, seguem as especulações sobre reforços. Zé Roberto, Nunes, Miralles, Cezinha, Avendaño e etc. Amanhã falo mais disso, mas sobre posições, acho que o Vasco precisa URGENTEMENTE de um zagueiro e um atacante, pelo menos pra começar.
Minha opinião sobre o assunto, está no Twitter: http://twitter.com/diegocrvasco
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

FilipeJMS disse...

Que a noite seja nossa, nós merecemos (Não o time, mas o clube e sua torcida sim)! O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Gremista Fanático disse...

Fala garoto, pois é cara hoje é matar ou morrer, e acho que assim como o Vitoria abriu vantagem lá o Vasco pode recuperar ai, então tem que apoiar e acreditar, boa sorte, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Patrick Araújo disse...

Quem REALMENTE se orgulha de carregar a Cruz de Malta no Peito tem que acreditar!!!

LOTEM SAO JANUARIO que daqui estaremos fazendo essa corrente pra frente…

VAAAASSSSCCCOOOOOO!!!!!!