segunda-feira, 10 de maio de 2010

Início com derrota

Pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2010, o Vasco acabou derrotado pelo Atlético-MG por 2x1, neste domingo no Mineirão. Após sair perdendo por 2x0, o cruzmaltino conseguiu diminuir a diferença no início do segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao empate. Com o resultado, a equipe ocupa a 14ª colocação e volta a campo no próximo domingo, em São Januário contra o Palmeiras. O único gol do Vasco foi marcado por Élton.
Difícil comentar algo de um jogo que aos 18 minutos já estava 2x0 para os donos da casa. E como posso explicar, que com 9 minutos, o Vasco tenha sofrido um gol de contra ataque jogando fora de casa contra um dos melhores times do campeonato? Pra piorar, aos 18, o time sofre um gol em jogada de tiro de meta, que em dois toques, já deixou Diego Tardelli na cara de Fernando Prass.
E porquê essas coisas acontecem? Porque o Vasco hoje não é um time que tenha proposta de jogo. Que seja uma retranca ou um ataque kamikaze, tudo pode dar certo. O que não vai dar certo nunca é o treinador ficar somente batendo na tecla de que o time se empenhou mais ou menos. Será que teremos que ver 38 rodadas de esforço ou falta dele, e nada de organização tática em campo?
Se esforçar o time até se esforça. Mas a impressão que tenho é que nem se tivéssemos o melhor zagueiro do mundo ou o melhor atacante resolveria o problema. Seriam apenas mais loucos pra tentar resolver sozinhos.
Em campo, o time é cheio de buracos e pra completar, Gaúcho coloca dois postes lá na frente, marcando um ao outro. Não que fisicamente Dodô seja um trombador como Élton, mas ele não tem mais perna pra vir buscar a bola.
Enquanto isso, em nosso adversário, Muriqui e Tardelli toda hora vinham buscar bola, dar opção, tabelar, criar jogadas. Não fazia diferença para o Galo ter três volantes, pois havia preenchimento dos espaços, troca de passes e o que um time de futebol precisa ter pra jogar minimamente bem.
Correr, o time do Vasco corre, se esforça. Mas dizer que jogamos bem porque finalizamos mais que o Galo não me parece correto. Vencendo com folga desde o início, a acomodação do time mineiro era mais que natural. E por mais que abafássemos, as chances efetivas eram somente em cruzamentos, com no gol e em uma bola salva por Coelho sobre a linha de gol.
Nem acho que o Vasco tenha jogado mal ontem. O jogo até foi bastante equilibrado e se o jogo fosse empate não seria nada de anormal. Porém não podemos viver nessa de um Vasco corajoso ou raçudo, como alguns preferem. O Vasco tem que ter um time, equilibrado, organizado e não importa se com craques ou não, isso é o mínimo que se espera, já que eles treinam uma semana inteira pra cada jogo.
A derrota, obviamente não é o fim do mundo. A maioria dos times deve perder para o Galo no Mineirão. Só o que me incomoda é não saber qual será a cara do Vasco que verei domingo.
Lógico que reforços serão sempre bem vindos, mas não vai adiantar mudar 3, 4 peças de uma vez se o time não tiver tática e sequência de jogo. Onde esse filme vai parar já conhecemos muito bem.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Paulinho, Thiago Martinelli, Dedé e Ramon; Nilton, Souza, Magno (Léo Gago) e Phillipe Coutinho; Dodô (Caíque) e Élton.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Pois é camarada, o Vasco mostrou que necessita de reforços com urgência, eu sempre disse que o time precisaria de uns 3 nomes de impacto pra fazer o time render mais. Enfim contra o Palmeiras o time tem a chance de se recuperar, vamos ver, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

FilipeJMS disse...

Já que o Gaucho não corre risco de ser demitido, me pergunto até quando vamos ter que aturar o Nilton de titular no meio campo vascaíno? Jogador que começou o ano passado bem, mas ao longo do ano foi caindo de produção absurdamente. Esse ano está sendo mal o ano todo, já deu pra notar que ele de primeiro volante não dá.

Hoje teve a maior parcela de culpa no primeiro gol, e sempre q a gente precisa dele ele tem uma diarréia mental e faz uma merda. Nunca pensei q fosse dizer isso, mas já ta na hora de testar o Jumar de primeiro volante!

Impasse Livre disse...

falou tudo: proposta e equilibrio de jogo. Nada mais ensto em tudo que tenho lido e ouvido por aí. Sintomas de falata de treinador, no dia-a-dia e de técnico no jogo! parabéns.excelente postagem...apareça mais vezes lá pelo www.impasselivre.blogspot.com abração, Leandro