terça-feira, 13 de abril de 2010

Estadual 2010 - balanço final

Com a derrota do último domingo, chegou ao fim mais um Campeonato Carioca para o Vasco da Gama. Nele, o time chegou à decisão da Taça Guanabara, e à semifinal da Taça Rio. No primeiro turno, o Vasco terminou como líder do Grupo B, enquanto no segundo ficou atrás do Botafogo. Em 18 jogos, 11 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Nos clássicos, 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
Na Taça Guanabara, o Vasco arrancou com seis vitórias seguidas e um empate na fase de grupos. Na semifinal, vitória nos pênaltis sobre o Fluminense, seguida de derrota para o Botafogo na decisão. O ponto alto da campanha foi o 6x0 sobre o Botafogo na 3ª rodada e o ponto baixo, a derrota para o mesmo rival na decisão, onde o time teve atuação abaixo das anteriores.
Já na Taça Rio, o time não voltou a mostrar o bom futebol do início da competição e venceu os três primeiros jogos com dificuldade. Em seguida, três derrotas que colocaram a vaga em risco e terminaram com a demissão de Vagner Mancini. Com a entrada de Gaúcho, o Vasco venceu seus dois últimos jogos e se garantiu na semifinal, onde foi derrotado pelo Tráfico por 2x1.
Como os números mostram, a campanha esteve longe de ser maravilhosa. Fosse o campeonato por pontos corridos, teríamos ficado na 4ª posição, atrás dos outros três grandes, o que é o mínimo que se espera. Em comparação com o ano passado, caímos uma posição, ficando dessa vez atrás do Fluminense.
No fim das contas, isso pouco importa, já que o campeonato é de fato decidido nos clássicos de semifinal e final, todos muito equilibrados. E tanto em um turno quanto no outro, os detalhes decidiram os vitoriosos.
E além da decepção por mais um ano sem a conquista, fica para o torcedor vascaíno a visão do grupo que defenderá nossa camisa na temporada. E como esse é um ano de volta da Série B, a expectativa e a cobrança são grandes. Pelo mostrado no Estadual, o Vasco mostrou algumas vezes um bom time, mas um elenco deficitário. Para a Copa do Brasil, dá pra brigar, Brasileirão, não.
Um dos grandes problemas neste início de temporada foi repetir uma escalação. Em abril, qualquer torcedor já sabe a escalação do seu time, mas o vascaíno não. Ora por suspensões, lesões ou invencionices, fato é que não havia sequência. O time base foi algo parecido com: Fernando Prass; Fagner (Granja), Fernando, Martinelli (Titi), Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza (Nilton), Léo Gago e Carlos Alberto; Coutinho e Dodô (Élton).
Com a entrada de Ramon e todos em condição de jogo, vejo o Vasco em condições de formar um bom onze inicial. O problema é que no Brasileiro, dificilmente vamos ter uma sequência com o time ideal. E aí, há a necessidade de reposição, coisa que o Vasco mostrou não ter à altura. Especialmente do meio pra frente, não há um banco que possa corresponder.
Além disso, seria bom que viesse um zagueiro para ser titular e um meio-campista, de preferência um típico 10. Isso considerando que ninguém saia no meio do ano.
Para a Copa do Brasil, principalmente do nosso lado da chave, não há ninguém a temer. O mais difícil adversário seria o Palmeiras, que não passa por boa fase. Os hoje favoritos Grêmio e Santos estão do outro lado e só cruzam conosco na final. Completos, podemos chegar à decisão.
Pra não ficar em cima do muro, com as impressões iniciais, meu time seria: Fernando Prass; Fágner. Martinelli, Fernando e Ramon; Nilton, R. Carioca, Léo Gago, Carlos Alberto e Coutinho; Élton.
Sobre o comando técnico de Gaúcho, ainda não deu pra ver nenhuma mudança no time a não ser de motivação. Prefiro esperar a sequência do trabalho dele para analisar. Quatro jogos, todos de vida ou morte, ainda não permitiram a ele mexer na estrutura deixada por Mancini.
Ah, e pelo cômputo geral da competição, o Vasco não merecia vencer a competição, apesar de ter chegado mais perto disso que no ano passado, onde teve desempenho técnico superior.
.
Peço desculpas a todos por ter tido que responder a alguns comentários ontem. Antes da caixa de comentários, há uma mensagem que fala sobre comentários ofensivos e pejorativos, que não foi respeitada, logo comentários apagados.
O Blog segue aberto a torcedores de qualquer time, inclusive rivais, que venham com respeito como o faço em outros Blogs. Sou totalmente a favor de que tenham opiniões diferentes da minha, e possamos debater aqui, como faço no trabalho e na rua, sempre com respeito.
E só pra deixar BEM claro: quando chamo o rival de Tráfico, não digo que sua torcida é só de traficantes, até porque tenho amigos e parentes que torcem para tal time e nem por isso são pessoas desonestas.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Diego, pois é cara mais um ano e nada do Vascão ser campeão estadual, mas agora é apostar tudo nos campeonatos nacionais que vem por ai, porque o Vasco é grande e time grande entra pra ser campeão, e quanto aos comentarios desagradaveis sempre aparece algum engraçadinho tocando terror, o certo é deletar mesmo, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

FilipeJMS disse...

Já são 7 anos que não conquistamos o Estadual. É um título que não da direito a nada, mas que todos gostam de ganhar, principalmente pelas brincadeiras com os rivais.

Ta na hora da diretoria sentar, acertar os ponteiros e ir em busca daquilo que haviam prometido quando assumiram o VASCO. Chega!! Não somos palhaços para se contentar com apenas "Título" de série B. Não sou a favor de Eurico (muito pelo contrário), mas a gestão Dinamite está sendo uma decepção para mim!

Desculpe o desabafo, um abraço e SV!!

Patrick Araújo disse...

Pow sempre tem nego querendo chingar, mais como dizia o meu bom e velho professor do colégio, que era um tricolor duente, torcedor que chinga, é pq n tem argumento, o velho ditado popular, apelou... perdeu... É isso e pronto.

Em relação ao seu texto, gostei mto da sua opinião do balanço do Vascão.

Mais eu discordo da sua escalação ao time com relação ao Elton. Não achu que ele seja atacante de Série A, pode ate fazer seus golzinhus, mais peca mto em perder gols sem base. Achu que o Dodô em boa fase e com espiritu de luta, que eh dificil dele, possa entrar no time titular, ou entaum o Vasco busca um atacante melhor.

E a diretoria vai trazer o Juninhu esse ano? Se ele voltar ai sim, o time fica forte sem a saidas do Micareta e do Coutinhu... E com mais um zagueiro bom, nivel de Martineli, pra ajudar o cara.

Claudio Henrique disse...

Uma pena seu Vasco ficar fora da forma que ficou hein Diego. Mas o Gaúcho vem fazendo um bom trabalho na equipe cruzmaltina e na minha opinião vai disputar vaga na Sul-Americana/Libertadores e na Copa do Brasil pode chegar longe, só não sei como vai sair contra o meu Santos rsrs.

Enfim, fica tranquilo cara. Tem um pessoal que sai escrevendo sem pensar, fica tranquilo. Não é legal dar trela pra esse tipo de gente, somente delete os comentários e finja que nada aconteceu.

Abraços