quarta-feira, 24 de março de 2010

Vitória ou eliminação

Nesta quarta-feira, em São Januário, o Vasco tem mais um compromisso pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Pela 6ª rodada, o adversário da vez é o Americano. Ocupando o 3º lugar no Grupo B, com 9 pontos, o time cruzmaltino precisa da vitória para seguir na briga por uma vaga nas semifinais.
Muita gente sabe, mas não custa lembrar. Na Taça Rio, os times de um grupo enfrentam os do outro. Sendo assim, não há confronto direto entre os postulantes à vaga. Logo, se um time tropeça, passa a não depender apenas de seus próprios resultados. E essa é a situação do Vasco. A nossa frente, estão Botafogo e América, ambos com 10 pontos. Para avançarmos, precisamos torcer para o tropeço de um ou outro, além é claro, de fazer nossa parte.
O Alvinegro não tem mais nenhum clássico nas três rodadas restantes, o que dificulta a missão de secá-lo. Já o Mecão, enfrenta dois pequenos, mas ainda pega o Tráfico, jogo que em condições normais, perde. Com o Diabo tropeçando, cabe ao Vasco fazer o seu. E que comece logo por hoje, contra o Cano, no mais fácil dos jogos restantes.
O time de Campos tem a pior campanha dentre os 16 participantes e está bem perto do rebaixamento. Ao contrário de anos anteriores, nenhum jogador conseguiu destaque.
Porém hoje, o que menos importa para o Vasco é o adversário.
Obviamente, ninguém joga futebol sozinho. Sempre há que se respeitar o adversário e achar formas de batê-lo. Entretanto, no nosso momento atual, faz pouca diferença enfrentar um time pequeno ou um grande. O grande problema do Vasco é o próprio Vasco.
O time precisa se reencontrar. E seja o problema emocional, técnico ou de relacionamento, o dia tem que ser hoje. Não há mais margem para erros nesse segundo turno e a reação é pra já.
Vágner Mancini alterou novamente o time. Ele volta com o 4-4-2 com o meio em losango, a exemplo do que usou em toda a Taça Guanabara. Nilton e Léo Gago tem nova chance, bem como o camisa 9 Élton.
A nota ruim fica para a ausência de Carlos Alberto e Philippe Coutinho, o primeiro por lesão e o segundo por suspensão. Jéferson será o encarregado de municiar o ataque. Salvo alteração de última hora, a escalação vascaína terá: 1-Fernando Prass; 2-Élder Granja, 4-Fernando, 13-Titi e 15-Márcio Careca; 6-Nilton, 8-Rafael Carioca, 27-Léo Gago e 7-Jéferson; 42-Rafael Coelho e 9-Élton.
Ah, e que ninguém espere um futebol bonito. Pelos nomes escalados, o time será basicamente força, com bons chutadores de fora da área. Não estranhem se o time marcar um gol dessa forma. As opções de drible ou velocidade devem ficar no banco, como Magno, Robinho ou Pimpão.
Será a estréia da camisa nº3, com a Cruz de Cristo ao peito. Mas nem isso deve atrair o público. Com a má fase e o jogo sendo transmitido ao vivo em TV aberta, poucas pessoas devem dar as caras na Colina Histórica.
Por amor, loucura, fanatismo ou sabe lá o quê, estarei lá, acompanhando o Gigante nessa importante partida.
Força Vascão!
.
Ontem tudo levava a crer nas permanências de Coutinho e Carlos Alberto. Hoje, já não podemos ter a mesma certeza, já que a Inter pode não liberar o primeiro e Rodrigo Caetano desmentiu a aquisição do segundo.
Agora não tem jeito, temos que esperar os próximos acontecimentos, na torcida para que tudo dê certo em nosso favor.
Respondendo aos comentários:
Gremista - Pois é, tem um baita vermelhão na camisa. Se usarmos a 3ª camisa contra o Grêmio, vocês virão com mais raiva ainda pra cima. Hehe. Abraço e sds!
Almirante e Claudio - Precisávamos, mas agora as notícias não se confirmam. Agora é aguardar. Sds!
Debora - A camisa foi decidida em votação. As outras duas eram predominantemente pretas, mas a galera optou por essa. Bom pra dar uma clareada, rs!
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

Não tem nada que depender dos outros não é mesmo Diego, time como o Vasco tem que lutar com suas proprias forças e tem que ser hoje, uma vitoria pra acalmar momentanemente e depois outra vitoria no classico pra espantar de vez a crise, valeu, abraço.

Saudações do Gremista Fanático