segunda-feira, 22 de março de 2010

Algo precisa mudar urgentemente

Em jogo válido pela quinta rodada da Taça Rio, o Vasco perdeu para o Olaria por 1x0 em Volta Redonda. Com o resultado, o time cruzmaltino caiu para o 3º lugar no Grupo B, estando momentaneamente fora do grupo dos classificados para as semifinais. O próximo compromisso do Gigante da Colina será na próxima quarta-feira, às 21:50 contra o Americano em São Januário.
De longa data, sou um amante do futebol e mais ainda do Vasco. Há anos, tem sido sempre um prazer assistir ao Vascão jogando, seja em São Januário ou fora de casa. Mas confesso que esse ano está difícil. O time parece se esforçar em um único objetivo: conseguir a pior atuação da história do Clube. O jogo de sábado foi mais um dos péssimos jogados pela equipe após a perda da Taça Guanabara.
Me exigiria muita criatividade escrever um texto sobre aquilo. Sim, aquilo, porque chamar de futebol é uma ofensa a este esporte tão apaixonante. O time não mostrou nada: garra, técnica, tática, NADA. Perder de 1x0 foi pouco pelo que o time jogou. Ou melhor, não jogou.
O clássico de domingo passado contra o Tráfico, criou uma ilusão de que o time podia jogar melhor. Mas hoje, passadas duas partidas, só consegui ter duas visões do que aconteceu. O time se motivou pelo valor da partida e jogou acima do nível comum. E a outra, mais irônica, é que o Vasco de Mancini deu aquela de paciente terminal: mostrou claro sinais de melhora e esperança de cura para depois morrer de vez.
Sei que muita gente torce o nariz para alguns jogadores do elenco. Respeito e até concordo que alguns nomes não são aqueles que gostaríamos de ver no nosso Vasco. Mas afirmo também que com esse time aí, o mesmo que entrou em campo no sábado, é impossível jogar tão mal em condições normais. Não dá pra defender tão mal, criar tão pouco e não finalizar, contra um time como o Olaria, o melhor dos pequenos do Rio, mas simplesmente um Olaria.
E aí, cabe aos que dirigem o Clube, buscar os motivos de um futebol tão ruim. Atraso nos salários, racha no elenco, desmotivação ou desejo de derrubar o técnico? Fortes indícios apontam na direção da última opção. Gente de dentro do Clube diz que Mancini perdeu o grupo após o jogo contra o Botafogo, quando mudou meio time para a partida seguinte, como que jogando a responsabilidade do fracasso para o elenco. Verdade ou não, desde esse dia, ele muda o time jogo após jogo, sem encontrar um meio da equipe render.
Não sou adepto do hábito brasileiro de se trocar treinadores a qualquer tropeço. Penso que o trabalho deve ter objetivos traçados e analisados constantemente, onde se compreenda o motivo do andamento ruim e se tente consertar, se houver conserto, claro.
Dizem que essa semana vai haver uma reunião que definirá o futuro de Mancini na Colina. Espero que ele seja cobrado e apresente respostas e soluções para o futebol da equipe. Está mais do que claro que o time não rende nem perto do que diretoria e torcida esperam e o responsável por isso tem que dar explicações.
Caso se verifique que ele realmente está perdido e não tem nenhuma chance de solucionar o problema, cabe ao Clube buscar quem possa fazer esse time render, no mínimo, um futebol condizente com os jogadores que possui.
Caso não ocorram mudanças de rumo, corremos o SÉRIO risco de sermos eliminados pelo ASA na Copa do Brasil e ficar de fora das semifinais da Taça Rio, o que seria uma vergonha em um campeonato armado para os grandes passarem.
Aguardemos os próximos capítulos.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Gustavo (Souza - 30/1ºT), Fernando e Gian; Granja, Paulinho (Geovane Maranhão - intervalo), Rafael Carioca, Jeferson (Dodô - 20'/2ºT) e Márcio Careca; Philippe Coutinho e Rafael Coelho.
.
Os estádios de Olaria e Vasco são separados por menos de 8 km de distância, na Zona Norte do Rio. Com o jogo tendo o mando do alvianil, a FERJ manda a partida para Volta Redonda, no sul fluminense a mais de 120 km do Rio.
O público da partida foi de menos de 1.000 pessoas. Então, qual o problema do jogo ser na Rua Bariri, estádio do Olaria? Por que não permitir aos pequenos receber os grandes em seus estádios, como foi por décadas, com públicos muito maiores?
Na Copa do Brasil, os grandes visitam os pequenos em vários estádios acanhados e nada de ruim acontece. Por que não fazer isso no Estadual, em nome da honestidade e do equilíbrio da competição? Isso seria uma vantagem técnica aos pequenos, mas seria o mais correto sem prejuízo há ninguém.
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Olha cara, agora sim eu começo a temer pelo futuro do Mancini no Vasco, acho que mais um resultado negativo e ele sai fora, eu tambem não sou adepto de se trocar de treinador ao menos sinal de crise mas os dirigentes brasileiros não pensam assim e Mancini pode estar mesmo com os dias contados, vamos ver, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Carlos Gregorio Junior disse...

Fala Diego. Tb acho que o a ultima opção é o que está acontecendo. É fato que apos aquela fatidica partida o Vascão já nao voltou a ser o mesmo. Nao nos esqueçamos que vinhamos jogando mal mesmo antes disso.

Acabei de vim do Blog do Almirante e acabei tomando como minhas as palavras dele. Nosso elenco nçao é ruim, volto a afirmar, so precisamos de um treinador experiente e que seja um pouco linha dura. O Celso Roth pode nao ser nenhuma maravilha, mas a meu ver se encaixa melhor com o elenco do que o Mancini.

O que acha do Celso Roth?

OBS: Realmente, o campo parece ser pequeno msm. Na verdade é, mas da para se jogar um bom futebol... rsrsrs

Abraços
Carlos Junior
Blog o Sentimento não Para

Aldevan Junior disse...

Fala Diego! Ainda são duas derrotas seguidas.Portanto, cedo para julgar o trabalho do Mancini. Porém, é inegável que o Vasco vem caindo de produção desde a semifinal da Taça Guanabara, onde o Fluminense jogou melhor a maior parte do jogo e perdeu nos pênaltis para o Cruzmaltino.

Acho plausível a parmanencia do Vagner pelo menos até o final do Estadual.

Abraço!