quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Agora vem a parte mais difícil

Acesso consumado e título da Série B conquistado, agora o Vasco parte para uma nova missão: a montagem do elenco para 2010. E não será fácil, já que será preciso habilidade e inteligência nas renovações e nas novas contratações. Não basta contratar só por contratar. Reforços têm que vir para melhorar o time, do contrário é melhor manter o elenco, que tem bastante qualidade.
Tudo começa pela renovação de Dorival Jr. Diversas vezes discordei das opções táticas do nosso comandante, mas ele tem como ninguém a capacidade de manter um grupo focado e com seriedade. Seu desempenho na temporada, com apenas 6 derrotas, foi louvável. Além disso, ele sabe conciliar a função de manager, indicando as contratações e sabendo como utilizá-las. Não adianta contratarmos um bando de jogadores sem saber quem irá treiná-los.
Partindo para dentro do campo, começamos pelo gol. Fernando Prass é hoje um dos melhores goleiros do Brasil e fica para 2010. Tiago tem qualidade, mas o melhor para sua carreira seria buscar um Clube para ser titular. Ao Vasco, cabe contratar apenas em caso de jovem promessa que aceite ser reserva. Do contrário, chances para os jovens Adílson e o excelente Cestaro.
Na lateral-direita começam as dificuldades. Paulo Sérgio e Fagner tem contratos longos e só não ficam se o Clube não quiser. Parte da torcida acha que o time precisa reforçar essa posição, mas onde ir buscar? Muitos times usam zagueiros ou volantes improvisados, tamanha a dificuldade de se achar laterais com qualidade. Para vir alguém, somente uma boa opção no mercado sul-americano, como o Palmeiras achou o chileno Figueroa.
A zaga é outra posição de complexa análise. Nossos zagueiros estão longe de ser fantásticos, mas onde encontrar melhores? Falando de Série A, Palmeiras, Galo e Cruzeiro tem zagas fraquíssimas e brigam no topo. Falam em Durval como reforço, mas não o acho melhor que os que já temos. Simplesmente é mais velho e famoso, o que quer dizer salário caro. Não contrataria.
Para a lateral esquerda, temos um dos melhores do Brasil no momento. Ramon vive grande fase, está motivado e tem margem de crescimento. Sua renovação deve ser prioridade. Ernani e Pará não me agradam como reservas. Falam em Márcio Careca, mais experiente e com excelente temporada 2009. Caso venha, teríamos dois jogadores acima da média nacional na posição, garantindo concorrência e alto nível.
No meio campo de contenção, Nilton foi bem em boa parte da temporada e merece ficar. Souza mostrou grande qualidade, é jovem e só sai por muita grana. Falam em Rafael Carioca e Léo Gago. O primeiro é acima da média e jogaria em qualquer time do Brasil. Depende da liberação dos russos, mas aprovo com louvor. O segundo faz grande temporada no Avaí, é forte, chuta muito e é canhoto. No meio-campo em losango de Dorival, seria titular pela esquerda.
Na armação, Carlos Alberto e Alex Teixeira são ótimos, mas o Vasco precisa contratar. Ambos são dribladores e falta um jogador de mais cadência. Meu sonho possível seria a vinda de Marquinhos do Avaí, que inclusive já se declarou vascaíno. Vale a pena a tentativa. Além disso, nossos três melhores jogadores da posição, podem sair do meio do ano. Carlos Alberto pertence ao Werder, Coutinho a Inter de Milão e Alex Teixeira é um dos alvos do mercado europeu.
No ataque, se quisermos brigar por algo melhor, precisamos de um matador infalível. E esse nome não é Élton, Kléber Pereira, muito menos Val Baiano. Dos nomes especulados, me agrada muito Keirrison, talentoso e agora um pouco mais experiente. O porém é que viria por apenas seis meses, mas não é todo dia que um atacante excepcional se rebela na Europa e quer voltar, como aconteceu com Adriano, Ronaldo e Fred.
Quem sabe podemos ter um Vasco 2009 com: Fernando Prass, Fagner, Fernando, Durval e Ramon; Rafael Carioca, Souza (Nilton), Léo Gago e Carlos Alberto; Alex Teixeira (Marquinhos) e Keirrison.
Montar o elenco para a próxima temporada exigirá muito trabalho de todos. Contratar jogadores que não somem muito tecnicamente pode atrapalhar o excelente ambiente do grupo. O importante é que não se façam loucuras, mas venham pelo menos mais dois jogadores excelentes. Aí sim teremos condições de disputar qualquer título da temporada 2010.
Verificar o mercado sul-americano é uma boa opção. Nossos vizinhos estão com as economias derrubadas e não podem pagar salários comparáveis aos do Brasil. Mas que não venha nenhum Pedro Vera, Benítez, Vergara e etc.
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala ai Diego, beleza? Pois é cara, o Vasco garantiu tudo, titulo e acesso, e agora é ajeitar o time pra 2010, e os nomes que surgem por ai são muito bons, e tenho certeza que o Rodrigo Caetano junto com toda a direção saberão montar um elenco digno de disputar titulos em 2010.
Abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Marcelo disse...

Hola DIego, buenas tardes!!
Gracias por pasar por mi blog.
Te mando muchos saludos desde Argentina.
A tu disposición para lo que necesites.

PD: Si podés, afiliate como seguidor de mi blog.

ABRAZO DE MARCELO
www.efemeridesdeportivas.blogspot.com