segunda-feira, 16 de novembro de 2009

É campeão

O grito ficou guardado até os 40 minutos do segundo tempo. Foi quando Alex Teixeira recebeu dentro da área, gingou pra esquerda, ajeitou pra direita e mandou no canto. Explosão no Maracanã e em todo o Brasil. Vasco, Campeão Brasileiro da Série B 2009. Com três rodadas de antecedência, sem deixar dúvidas de sua superioridade na competição. Um título para nunca mais ser esquecido.
Entusiasmado pela festa da torcida, o time partiu pra cima desde o primeiro minuto. Porém, a retranca do América era grande e o Vasco levava pouco perigo. Uma boa chance teria sido aos 12 minutos, quando Carlos Alberto puxou lindo contra ataque. Na hora do último passe porém, ele foi fominha e foi desarmado. No contra-ataque, Lúcio recebeu dentro da área, girou e marcou um belo gol. América 1x0.
A torcida cantou ainda mais alto, ao som de "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor". O time partiu para o abafa, mas os melhores jogadores não estavam inspirados e quem mais buscava jogo era Ernani, que errava demais.
Sobrou então para ele a substituição no intervalo, entrando Fumagalli. Logo aos 20 segundos, ele entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro Leandro. Pênalti e cartão vermelho para o camisa 3, que já merecia ter sido expulso há tempos.
Élton partiu confiante, mas bateu muito mal, a meia altura, facilitando o trabalho do goleiro. Com um a mais, o Vasco passou a ter domínio quase total da posse de bola. Aos 9, saiu Vilson para a entrada de Phillipe Coutinho e o Vasco adotou o estilo kamikaze.
A ousadia foi premiada aos 13, quando Júlio Terceiro (isso lá é nome de jogador) derrubou Carlos Alberto na área com um carrinho por trás. Era lance pra expulsão, mas o juiz só amarelou e marcou mais um pênalti.
A torcida pediu Carlos Alberto, mas ao ver que Élton pegou a bola mais uma vez, gritou o nome do artilheiro. Dessa vez ele bateu muito bem, no canto lateral da rede e empatou. 1x1
Aí veio a avalanche. A torcida gritando e o time sufocando. Seria impossível o América segurar, mas eles até que aguentaram por um tempo. Dorival sacou Fágner e colocou Aloísio. A essa altura, tinhamos um zagueiro, um lateral esquerdo, dois volantes, quatro meias e dois centroavantes.
Era ataque contra defesa, um abafa impressionante. Aos 39, o time fez boa jogada pela direita, Alex Teixeira recebeu dentro da área e ai todo mundo já sabe o final. Bola no cantinho de Rodolpho e Vascão Campeão. A explosão de qualquer um dos mais de 50.000 vascaínos no Maracanã serviria para explicar esse momento.
"O Campeão Voltou", com a taça na mão, mais forte e preparado para os desafios futuros. Que venha 2010, pois 2009 já entrou pra história da minha vida e de milhões de vascaínos.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Fagner (Aloísio 30'/2º), Vilson (Philippe Coutinho 9/2º), Titi e Ramon; Nílton, Souza, Ernani (Fumagalli, intervalo) e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Elton.
.
Há quem diga que esse título não merece ser comemorado. Existem até alguns que dizem que Série B não é título. Pois digo que vale muito sim senhor. A Série B para um time grande como o Vasco, tem dificuldades imensas.
A principal delas é que todo time jogou contra nós os dois jogos mais importantes na competição. Enquanto para eles o espítito era de decisão, pra nós muitas vezes era apenas mais um jogo. Em um esporte onde o detalhe faz toda a diferença, isso pode fazer o fraco vencer o forte.
O grande mérito desse grupo foi saber manter o foco, do início até o fim, sem se deixar abalar pelas dificuldades. Jogando bem ou jogando mal, vimos um time sempre dedicado, buscando o resultado acima de tudo. Nem mesmo o azar nos atrapalhou, já que não pode ser normal um time empatar vários jogos seguidos por 0x0. Acho que nem nos esforçando conseguiríamos novamente.
Ainda faltam dois jogos para encerrar a temporada. Mas comemore torcida vascaína. Vista a camisa, vibre e se orgulhe desse time e desse trabalho que nos deu um feliz 2009.
Valeu Vascão!
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Maldita Futebol Clube disse...

esse ano foi o ano da re-afirmação vascaína! mostranmos novamente a nossa grandeza. E, para isso, o Maracanã e sua maior amplitude foi fundamental. será que em São januário teríamos tanta exposição e mídia? Não!ponto do Dinamite. cresci vendo o vasco gigante no maraca e usando a Colina como alçapão copntra os pequenos e médios times. Série B é para ser comemorada sim. Agora, a diferença desse ano: fizemos do maraca o nosso caldeirão e num campo com grandes dimensões os pequenos se aquietam, se acovardam ante a massa. Somos um clube unido na torcida agora, os focos euriquistas estão sumindo, umsite de muita m...o casaca quer desestabilizar: mas quem liga? Sou vascaíno e o emu sentimento nunca parou e nem vai parar. Sou do timeda cruz de malta, eterno campeão, o time do amor, da virada e não da imoralidade insesata. sou do Vasco, o time do povo, o time sempre simpático a todos, que aarrogância euriquista dizi mou a imagem, deturpando-a por total a base de conquistas em campo, mas que no fim, mostraram-se prejudiciais, pois levaram o clube ao lodo e a lama. sou Vasco e renasci esse ano perante ao mundo, moral e fisicamente. Sou Vasco e brado aos quatro cantos, sem ter vergonha e nem medo de ser atacado ou zoado. Sou vasco, sou campeão. Sou vasco!

Gremista Fanático disse...

Grande Diego, pois é cara enfim o Vasco comemorou o titulo e cara esse papo de dizer que serie B não é titulo é furado, é um titulo e dos mais dificeis de se conquistar, e nada como uma virada pra ser mais emocionante ainda. Parabens Vasco pelo titulo, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Kampelo disse...

OOOOHHHHHH
O CAMPEÃO VOLTOU!!!
.
Cara, foi emocionante o jogo, que pena que naum assisti o final pela TV por causa de um blecaute na minha cidade. Acompanhei o gol do Alex pelo rádio de um amigo no meio da rua. Quando o gol foi feito, pulamos igual dois loucos no meio de uma Avenida, passava muitos carros e todos ficaram olhando, ilário... kkkkk.
.
Mas o q importa é q somos campeões!!!
.
A única coisa que pode fazer o vascaíno desanimar até 2010 é o fato de ser grande a chace do urubu ser campeão nacional em 2009. Isso seira uma catástrofe. Já comecei secar os times contra o flamengo na disputa.
.
Eu mandei um convite no orkut pra vc me adicionar, vai lá, por favor.

ABRAÇÃO

Marcelo disse...

Hola amigos, buenas tardes.
Los felicito por la web, que sin dudas pone de manifiesto el gran esfuerzo que proponen día a día.
Como futboleros que son, me veo obligado a invitarlos a conocer mi blog: www.efemeridesdeportivas.blogspot.com
Espero, si Uds lo desean, que podamos hacer un intercambio de links.
Un saludo enorme desde Rosario, Santa Fe.
Atte
MARCELO MELCHIORI
www.efemeridesdeportivas.blogspot.com