segunda-feira, 16 de novembro de 2009

É campeão

O grito ficou guardado até os 40 minutos do segundo tempo. Foi quando Alex Teixeira recebeu dentro da área, gingou pra esquerda, ajeitou pra direita e mandou no canto. Explosão no Maracanã e em todo o Brasil. Vasco, Campeão Brasileiro da Série B 2009. Com três rodadas de antecedência, sem deixar dúvidas de sua superioridade na competição. Um título para nunca mais ser esquecido.
Entusiasmado pela festa da torcida, o time partiu pra cima desde o primeiro minuto. Porém, a retranca do América era grande e o Vasco levava pouco perigo. Uma boa chance teria sido aos 12 minutos, quando Carlos Alberto puxou lindo contra ataque. Na hora do último passe porém, ele foi fominha e foi desarmado. No contra-ataque, Lúcio recebeu dentro da área, girou e marcou um belo gol. América 1x0.
A torcida cantou ainda mais alto, ao som de "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor". O time partiu para o abafa, mas os melhores jogadores não estavam inspirados e quem mais buscava jogo era Ernani, que errava demais.
Sobrou então para ele a substituição no intervalo, entrando Fumagalli. Logo aos 20 segundos, ele entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro Leandro. Pênalti e cartão vermelho para o camisa 3, que já merecia ter sido expulso há tempos.
Élton partiu confiante, mas bateu muito mal, a meia altura, facilitando o trabalho do goleiro. Com um a mais, o Vasco passou a ter domínio quase total da posse de bola. Aos 9, saiu Vilson para a entrada de Phillipe Coutinho e o Vasco adotou o estilo kamikaze.
A ousadia foi premiada aos 13, quando Júlio Terceiro (isso lá é nome de jogador) derrubou Carlos Alberto na área com um carrinho por trás. Era lance pra expulsão, mas o juiz só amarelou e marcou mais um pênalti.
A torcida pediu Carlos Alberto, mas ao ver que Élton pegou a bola mais uma vez, gritou o nome do artilheiro. Dessa vez ele bateu muito bem, no canto lateral da rede e empatou. 1x1
Aí veio a avalanche. A torcida gritando e o time sufocando. Seria impossível o América segurar, mas eles até que aguentaram por um tempo. Dorival sacou Fágner e colocou Aloísio. A essa altura, tinhamos um zagueiro, um lateral esquerdo, dois volantes, quatro meias e dois centroavantes.
Era ataque contra defesa, um abafa impressionante. Aos 39, o time fez boa jogada pela direita, Alex Teixeira recebeu dentro da área e ai todo mundo já sabe o final. Bola no cantinho de Rodolpho e Vascão Campeão. A explosão de qualquer um dos mais de 50.000 vascaínos no Maracanã serviria para explicar esse momento.
"O Campeão Voltou", com a taça na mão, mais forte e preparado para os desafios futuros. Que venha 2010, pois 2009 já entrou pra história da minha vida e de milhões de vascaínos.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Fagner (Aloísio 30'/2º), Vilson (Philippe Coutinho 9/2º), Titi e Ramon; Nílton, Souza, Ernani (Fumagalli, intervalo) e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Elton.
.
Há quem diga que esse título não merece ser comemorado. Existem até alguns que dizem que Série B não é título. Pois digo que vale muito sim senhor. A Série B para um time grande como o Vasco, tem dificuldades imensas.
A principal delas é que todo time jogou contra nós os dois jogos mais importantes na competição. Enquanto para eles o espítito era de decisão, pra nós muitas vezes era apenas mais um jogo. Em um esporte onde o detalhe faz toda a diferença, isso pode fazer o fraco vencer o forte.
O grande mérito desse grupo foi saber manter o foco, do início até o fim, sem se deixar abalar pelas dificuldades. Jogando bem ou jogando mal, vimos um time sempre dedicado, buscando o resultado acima de tudo. Nem mesmo o azar nos atrapalhou, já que não pode ser normal um time empatar vários jogos seguidos por 0x0. Acho que nem nos esforçando conseguiríamos novamente.
Ainda faltam dois jogos para encerrar a temporada. Mas comemore torcida vascaína. Vista a camisa, vibre e se orgulhe desse time e desse trabalho que nos deu um feliz 2009.
Valeu Vascão!
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Impasse Livre disse...

esse ano foi o ano da re-afirmação vascaína! mostranmos novamente a nossa grandeza. E, para isso, o Maracanã e sua maior amplitude foi fundamental. será que em São januário teríamos tanta exposição e mídia? Não!ponto do Dinamite. cresci vendo o vasco gigante no maraca e usando a Colina como alçapão copntra os pequenos e médios times. Série B é para ser comemorada sim. Agora, a diferença desse ano: fizemos do maraca o nosso caldeirão e num campo com grandes dimensões os pequenos se aquietam, se acovardam ante a massa. Somos um clube unido na torcida agora, os focos euriquistas estão sumindo, umsite de muita m...o casaca quer desestabilizar: mas quem liga? Sou vascaíno e o emu sentimento nunca parou e nem vai parar. Sou do timeda cruz de malta, eterno campeão, o time do amor, da virada e não da imoralidade insesata. sou do Vasco, o time do povo, o time sempre simpático a todos, que aarrogância euriquista dizi mou a imagem, deturpando-a por total a base de conquistas em campo, mas que no fim, mostraram-se prejudiciais, pois levaram o clube ao lodo e a lama. sou Vasco e renasci esse ano perante ao mundo, moral e fisicamente. Sou Vasco e brado aos quatro cantos, sem ter vergonha e nem medo de ser atacado ou zoado. Sou vasco, sou campeão. Sou vasco!

Gremista Fanático disse...

Grande Diego, pois é cara enfim o Vasco comemorou o titulo e cara esse papo de dizer que serie B não é titulo é furado, é um titulo e dos mais dificeis de se conquistar, e nada como uma virada pra ser mais emocionante ainda. Parabens Vasco pelo titulo, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Kampelo disse...

OOOOHHHHHH
O CAMPEÃO VOLTOU!!!
.
Cara, foi emocionante o jogo, que pena que naum assisti o final pela TV por causa de um blecaute na minha cidade. Acompanhei o gol do Alex pelo rádio de um amigo no meio da rua. Quando o gol foi feito, pulamos igual dois loucos no meio de uma Avenida, passava muitos carros e todos ficaram olhando, ilário... kkkkk.
.
Mas o q importa é q somos campeões!!!
.
A única coisa que pode fazer o vascaíno desanimar até 2010 é o fato de ser grande a chace do urubu ser campeão nacional em 2009. Isso seira uma catástrofe. Já comecei secar os times contra o flamengo na disputa.
.
Eu mandei um convite no orkut pra vc me adicionar, vai lá, por favor.

ABRAÇÃO