segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Se estivéssemos na primeira, como seria?

Uma das enquetes recentes realizadas aqui no Blog, foi sobre como o Vasco estaria se disputasse a Série A. O resultado, vocês podem ver ao lado, o que obviamente tem caráter apenas de brincadeira, pois é absolutamente impossível prever tal situação. Como nesse fim de semana não teve Vascão, me propus o exercício de assistir a alguns jogos da Primeira Divisão. E me surpreendi com o que vi. Apesar de serem partes do mesmo campeonato, as séries A e B apresentam características absolutamente diferentes.
Na Segunda, o futebol é muito mais pegado e aguerrido. Até pela maior técnica, na Primeira Divisão, os times dão mais espaço para jogar, como pudemos ver em diversas partidas desse fim de semana. Não é uma questão de qualidade, mas de mentalidade. Não à toa, o jogo da Série B tem mais faltas, pênaltis e cartões. Os times entram primeiro preocupados em marcar e se der para criar, criam. Contra o Vasco então, esse problema se agrava, com a pancadaria rolando solta e as piores retrancas imagináveis. Esse ano vi times com todos os jogadores atrás da linha da bola, o que dificulta demais o nosso trabalho.
Na Série A, confiantes na maior categoria, os times partem pro ataque. Na defesa, deixam muitos espaços e nem sempre tentam o bote, facilitando a missão dos meias e atacantes. Não por acaso, alguns times mais retrancados acabam se destacando. Se você joga com três volantes de marcação, acaba gerando mais espaços para um contra ataque e se tem um ou dois meias-atacantes de talento, decide o jogo.
Talvez na Primeira Divisão, o esquema que chamamos de retrancado, faria muito sucesso, com Carlos Alberto e Alex Teixeira tendo mais espaços para jogar. Basta lembrar de como nasceram nossos gols nos clássicos do Carioca para termos uma idéia de como seria nossa postura em campo se jogássemos a Primeira.
Na comparação técnica, sinceramente, não vejo diferença do nosso time para a maioria que está na Série A. Vejamos o líder. Tem no seu time titular Wendell, Danilo, Maurício, Souza Ruivo e Robert. Esses caras jogavam no Vasco? O Galo Mineiro tem o Jorge Luiz e o Jonílson. Pelo amor de Jesus Cristo!
Os piores momentos do nosso time foram quando tivemos inúmeros desfalques. Dificilmente conseguimos repetir a escalação neste campeonato e caso isso acontecesse na Primeira Divisão, teríamos sérios problemas. Não é uma questão de elenco fraco ou não. É questão de entrosamento e os melhores times também sofreram quando tiveram muitos desfalques.
Enfim, como disse esse é apenas um exercício de análise, já que ainda não tenho o dom da paranormalidade. Só peço aos vascaínos que leiam este texto, que saibam enxergar a dificuldade de se enfrentar um adversário retrancado dentro de São Januário. Muitas vezes isso é tão difícil como se enfrentar um time grande fora de casa, que tenta atacar e abre espaços. Exemplos não faltam por toda a temporada.
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

João Medeiros disse...

Diego, concordo plenamente com o que você colocou. Acho que, a despeito do que falam os "entendidos", o VASCO estaria fazendo boa campanha. Mas isso é apenas um exercício de análise, como você disse. O negócio é voltar logo e ano que vem tirar a prova dos nove. Abração.

Saulo disse...

Se estivesse na elite, o Vasco ia fazer uma boa campanha ficando entre os dez primeiros. E ano que vem, o Vasco vai vir mais forte.

Renata Magalhães - Papo de Mulher Futebol Clube disse...

Com certeza o VAsco estaria brigando na frente,por uma vaga na libertadores.
O time está jogando bem e ano que vem vai ser um time forte.

abraços

Gremista Fanático disse...

Acho que poderia sim estar brigando por uma vaga na libertadores, mas fica dificil medir isso ate mesmo porque apesar de voce ver os times no papel, voce tem que admitir que o Vasco em alguns jogos na serie B mesmo tem muitas dificuldades, mas concordo que o Vasco é muito melhor do que varios times da serie a, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

snoopy em p/b disse...

eu prefiro ficar com sua afirmação de que não tem o dom da paranormalidade.
eu também não tenho.
é subjetivo demais para fazer tal avaliação.

agora, mudando um pouco de assunto, estive conversando com um amigo vascaíno sobre as vaias que o time do vasco vem recebendo de sua própria torcida e a conclusão a que chegamos foi de que elas fazem bem para o vasco.
penso que, neste momento, o vasco já está na série a de 2010 e, como um gigante que é, precisa de reforços para o próximo ano.
acho que as vaias da torcida indicam isso e, com certeza, farão com que a diretoria pense nisso.
concorda?

abraço e sds. botafoguenses!!!