segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Até quando...?

Até quando clássico no Vasco será sinônimo de invencionices e retranca? Até quando vamos entrar em campo de forma covarde contra nossos rivais? Porque mexer em um esquema que vem dando certo, logo em um jogo difícil, contra um time embalado? Poderíamos ter vencido ontem, apesar do bom futebol do Botafogo. Empatamos, sem merecer o resultado. Já faz quase um ano que não vencemos um clássico sequer e sempre pelo mesmo motivo. Escalações inventadas à véspera das partidas e excesso de respeito ao adversário. Muda treinador, muda diretoria e sempre essa postura covarde em clássicos.
Evidentemente, empatar quando se perdia até os 44 do segundo tempo, deixou a torcida feliz. Enquanto os botafoguenses saiam calados e chateados do estádio, a torcida do Vasco saiu cantando e risonha. Porém, ficou a sensação de que se tivéssemos sido ousados desde o início, o resultado podia ser melhor.
Como era de se esperar, o público compareceu em bom número. Quase 40 mil pagantes, reflexo do bom momento das equipes. A festa foi bonita e o melhor, em clima de paz. Vasco e Botafogo fazem sempre um belo clássico, sem brigas, com torcedores dos dois times andando juntos. Que sirva de exemplo para os outros clássicos.
O Botafogo em bom momento, começou jogando com calma e estudando mais o Vasco. A ausência de Jorge Henrique foi muito sentida. Gil não chega nem perto do seu colega de clube. O Vasco, por sua vez, com três volantes, concentrava suas ações em Alex Teixeira. Nosso jovem meia, desta vez, não se destacou. Afinal, se já não bastasse ser marcado por Thiaguinho, Diguinho e etc, ainda foi muito bem marcado pelo árbitro Djalma Beltrami, que deixava os adversários baterem de toda forma em Alex sem sequer marcar falta.
Logo no início, o Vasco teve um gol de Alan Kardec anulado. O juiz marcou falta do atacante em seu marcador. Depois, o próprio Alan foi derrubado por Castillo, mas o impedimento já estava marcado. O primeiro tempo foi chato, já que o Vasco marcava muito bem e o Botafogo centralizava muito as jogadas. Sem Madson, também não criávamos tanto, o que obrigava Edmundo a buscar jogo. Um 0x0 justo pela falta de futebol dos times.
Pra piorar nossa situação, Edu saiu ainda na primeira etapa, o que nos deixou sem lateral esquerdo. Tita empurrou Rodrigo Antônio pra lá e colocou o fraco Serginho, recém contratado. Algo curioso é que Edu, sempre se machuca em clássicos. Foi asim contra o Flu e agora de novo. Ainda bem que Márcio Careca está sendo contratado, para que tenhamos dois jogadores da posição no elenco.
Como o 0x0 não era bom pra ninguém, os times foram mais ofensivos no segundo tempo. Em lance de cabeça, Edmundo quase marcou. No contra-ataque, o Bota marcou, justamente pelo lado onde Rodrigo Antônio estava improvisado. Carlos Alberto chutou, Roberto deu rebote e W. Paulista fez o primeiro gol do jogo. Tita então resolveu mexer. Colocou Madson e Marquinho nos lugares de Wagner Diniz e Mateus. A entrada do mini-craque foi a salvação, mas Marquinho errou tudo que tentou, pra desespero da torcida.
O Vasco tentava impor uma pressão, mas quem chegava com mais perigo era o Botafogo, que quase ampliou com Lucio Flavio e Lucas Silva. Mesmo com o time mal em campo, a torcida apoiava bastante, sem desistir. Foi quando na primeira falta marcada do juiz sobre Alex Teixeira, veio o melhor lance do jogo pra galera vascaína. Nosso jovem meia foi jogado longe por Triguinho. Na cobrança aos 44, Madson, cruzou e a bola entrou. Do estádio pareceu gol do camisa 18, até o telão mostrou isso. Só quando cheguei em casa fui saber que o autor tinha sido Rodrigo Antônio, que sequer comemorou. Explosão da torcida após o empate e silêncio do outro lado. O Bota ainda mandou uma bola na rede pelo lado de fora.
Permaneceu mesmo o empate, que pelas condições do jogo, teve gosto de vitória. Na tabela, nossa posição pouco mudou e abrimos mais um ponto de distância para a zona de rebaixamento. O próximo jogo será dificílimo, contra o líder Grêmio em seu estádio. Sem Madson, Jonílson e Edmundo, teremos que ser muito guerreiros para alcançar o bom resultado.
.
Hoje, Madson é o principal jogador do Vasco e disso, qualquer um sabe. A ausência dele espantou e irritou a torcida. Segundo Tita e o próprio jogador, ele precisava ser poupado. Quando ele entrou, o jogo mudou. Alex Teixeira teve mais espaço e pode criar mais, ao contrário do que fazia no primeiro tempo. Edmundo não brilhou, mas não fugiu da luta um só instante e fez o lançamento da falta que originou o gol de empate.
Roberto mais uma vez foi firme. Deu rebote no gol, mas o chute foi a queima roupa. Wagner Diniz anda devendo uma boa atuação, mas não merece sair. Afinal, pra colocar Marquinho é melhor deixar Diniz mesmo. Jonílson e Mateus foram bem na proteção da defesa, contra o bom meio de campo do Botafogo. Lúcio Flávio só apareceu nas bolas paradas e Túlio pouco foi visto.
Carlos Alberto mudou. No primeiro turno ele abusava das faltas e agora abusa de cair. E o pior é que o juiz marcava tudo em cima dele, enquanto Alex Teixeira era caçado e o homem do apito nada marcava.
Quando a fase é boa, a sorte ajuda. O time não mereceu o empate, mas mesmo assim ele veio, com um gol de um jogador tão contestado como Rodrigo Antônio.
.
Respondendo aos comentários:
Fábio - Empate ontem, amigo, com gosto de vitória para nós. Vocês mereceram vencer, mas futebol é assim e por isso apaixonante. Com a defesa tomando jeito, não vamos cair mesmo e vamos brigar por coisas melhores. Abração!
Fernando - Belíssimo texto sobre o aniversário do Vascão. Show! O time pode engrenar esse ano, jogando como estava antes de ontem. Atacando com velocidade e marcando com garra. Abraços!
Belenenses - Grato e sds aos amigos portugueses!
Sobre o FC - Belo gol e o time está se ajeitando!
Saopaulina - Melhor só com goleada..rsrs. Decepcionamos você. Acho que muita gente no Bolão se ferrou com o empate. bjs!
FC do Cesão - Sorte de um grande campeão. ele não vai mais largar a camisa do Vasco..rsrs. bjs!
Vinicius - Foi um jogão contra o Bota. Não fomos tão bem, mas conseguimos um bom resultado.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Bruno Muniz disse...

E ai Diego,
Eu tava sumido, tava apertado na faculdade e estágio. O Vasco jogo muito mal ontem, o Botafogo tava ganhando todas no meio de campo. Acho que o Vasco ta precisando de um homem de criação. Torci contra o Vasco ontem, pois ele ta disputando posições com o Galo. O empate foi um bom resultado. Os arbitros tão todos agindo da mesma forma. Eles receberam ordem de não marcar qualquer faltinha, deixar o jogo rolar. O problema é que eles tão deixando o pau comer. Não marcam faltas violentas. E custam a soltar o cartão. Não é só o Djalma, e sim a maioria. Vamos ver se o Vasco continuará subindo, ou se vai cair ou vai ficar estável.
Abraço

Filippe disse...

Fala Diego,

mesmo nosso Vascão jogando como time pequeno conseguimos mais uma vitória e por incrível que pareça, sem falhas na zaga.

Agora é esperar e ver se a diretoria contrate algum jogador de peso pra poder ajudar a tirar o time dessa situação!!

abraços

snoopy em p/b disse...

diegão, em geral, concordo com sua análise.
só não sei se, quando você falou do cai-cai do carlos alberto, se referia a um pênalti claro que ele sofreu no primeiro tempo e o juizão campeão carioca de 2007 não marcou.

não entendi a postura do vasco. esperava um jogo aberto, com chances para os dois lados.
longe disso.
na minha infância e adolescência, sempre temi o vasco. odiava quando tinha jogo contra vocês.
até de 7 já vi meu time apanhar, e de forma vexatória. por tudo isso, acho estranho (e, obviamente, muito bom) ver o que está acontecendo nos últimos anos.
mas não condiz com a grandeza do vasco.

lamentei demais o resultado ontem, mas achei um bom castigo. uma vitória esconderia alguns defeitos sérios e que já foram discutidos ontem e hoje com o ney franco.
que sirva de lição.

bom segundo turno pra vocês, que continuem se recuperando para brigar por algo melhor.

abração e sds. botafoguenses!!!

p.s.: recebeu minhas msgs que mandei pelo celular na sexta à noite?

Fc do Cesão / Jack disse...

Aiii tadinho, ashuahsuihauisa
aii nao deseja uma coisa dessas (nao largar mais a camisa do vasco) que ele ta viajando agoraaa, que coisaa uahushauishiua
brincadeira...
bjão! ;)

Vinicius Grissi disse...

Realmente, um jogo complicado.

Mas para alegrar a situação do Vasco, o Marcação Cerrada fez hoje uma homenagem à um dia importante.

Abraço!

Fernando disse...

Obrigado, a frase foi bonita porque veio do coração !!!
risos

E realmente, continua o martírio que é ganhar um clássico esse ano !!

E se levarmos em consideração times paulistas tmb estamos na mesma....risos

mas espero que contra o framerda possamos dar a volta por cima!!!

abraços e até mais!