segunda-feira, 3 de março de 2008

O quinto elemento

Todas as reportagens antes do jogo de ontem falavam da expectativa sobre mais uma atuação do quarteto formado por Morais, Alex Teixeira, Edmundo e Alan Kardec. Não que os quatro tenham ido mal, mas o grande personagem do jogo de ontem vestia a 17 e começou o jogo no banco.
Na entrada do time em campo, a tradicional saudação a todos os jogadores. Normalmente, só os titulares são saudados, mas ontem um reserva teve seu nome gritado e lá do banco acenou para a torcida que cantava:
"Não é mole não, o Jean é pura disposição"
O primeiro tempo começou muito bom para o Vasco. Logo aos 10 minutos, Wagner Diniz entrou em velocidade pela direita e foi derrubado pelo zagueiro perto da linha de fundo. Pênalti desnecessário, mas existente. Edmundo pegou a bola para a cobrança. Confiante, deslocou o goleiro, que nem saiu na foto, e marcou o primeiro da goleada. A galera explodiu:
"Ah, é Edmundooo".
Com o calor escaldante, o time começou a atuar em um ritmo mais lento, tendo sofrido até uma certa pressão do Boavista. Nessa hora, Tiago apareceu bem, com grandes defesas. De perigoso mesmo, apenas uma bola na trave de Edmundo após jogada pela direita.
O time sai para o intervalo aplaudido, apesar da atuação razoável. Ao passar em frente a torcida, alguns jogadores tiveram seus nomes gritados, e um deles, claro, foi Jean.
No retorno ao gramado, o time mostra mais organização e quase marca o segundo após jogada de Calisto pela esquerda. Ele chutou, o goleiro rebateu e na volta, o camisa 6 isolou com o gol aberto.
Para dar uma mexida com o ânimo do time, Alfredo Sampaio coloca aquele que já vinha tendo seu nome gritado desde a volta do intervalo. Jean substitui Alan Kardec, que não brilhou ontem.
Na sua primeira bola, Jean entra em velocidade pela direita e cruza. Fábio Caveirão Braz desvia e a bola entra. Vasco 2x0 e loucura total nas arquibancadas. Gol contra, que nada, o gol foi de Jean, que partiu para a galera, beijando a camisa emocionado.
Foi a senha para que o time deslanchasse. Com Edmundo mais preso na área e Jean e Alex Teixeira caindo pelos lados, as jogadas de ataque se multiplicavam. Em uma delas, Alex entrou em velocidade pela esquerda e como se fosse com a mão, colocou no ângulo esquerdo de Erivélton. Golaço!!!
Na comemoração, um momento emocionante. O encontro de gerações. Nosso eterno Animal Edmundo abraçando o jovem que está surgindo como a grande promessa de São Januário.
A galera cantava feliz por todos os cantos do estádio e para evitar congestionamentos, alguns já começavam a sair, acreditando que não haveria mais alterações no placar. Coitados, não viram a melhor parte da festa.
Em mais uma grande jogada pela direita, Wagner Diniz entra como uma flecha e cruza. Jean empurra de peito para as redes, mostrando um faro de gol surpreendente.
Para comemorar a fantástica reestréia, o atacante sobe no alambrado, se jogando nos braços da torcida. Acabou? Ainda não...Com o término da partida, o jogador sai chorando e se dirige à Força Jovem. Tira a camisa, seca as lágrimas e a joga para a torcida.
Se dirige fazendo o sinal da FORÇA JOVEM. Não só ele, mas também Edmundo. A galera enlouquecida, saiu cantando de São Januário.
Ao pegar o ônibus, éramos uns 15 vascaínos e fomos cantando pela Av. Brasil inteira. Todos olhavam espantados, mas não paramos com nossos cantos e batucadas. Até um sinalizador acendemos do lado de fora da janela, o que acabou chamando mais vascaínos que estavam nos pontos. Momento inesquecível!!!!!!!!
Cheguei em casa sem voz e exausto, mas feliz como poucas vezes após um jogo. Foi um título, não, não foi, mas ver um time que joga com alma, que respeita o Vasco e que se entrega em campo, vale muito, às vezes até mais do que um time de craques.
Ah, e não podia deixar de lembrar de um dos gritos cantados com mais vigor:
"Romário, vai se f****, o nosso Vasco não precisa de você" seguido de um "Ah, é Edmundoo".
.
Taticamente, o time esteve longe de ser brilhante, mas já apresentou clara evolução em relação ao jogo contra o Itabaiana. No primeiro tempo, o quarteto ofensivo não ajudou tanto na marcação, deixando os jogadores de trás muito sobrecarregados. Já na segunda etapa, Morais compôs mais o meio e Jean mostrou a garra habitual, se entregando em todas as bolas. É sempre bom ver os jogadores de frente marcando, dando carrinho e se dedicando, e isso ocorreu na segunda etapa.
No ataque, Edmundo jogou um pouco mais recuado, compondo mais a armação ao lado de Morais e Alex Teixeira. Com bons passes, ele mostrou que ficar enfiado no meio da zaga não é o lugar mais correto para alguém do seu talento.
Destaques individuais, para Tiago, Wagner Diniz, Edmundo e Jean, o melhor da tarde. Alfredo Sampaio mexeu bem, sem recuar o time e mantendo a postura ofensiva, o que resultou na goleada.
Agora tem uma bela dor de cabeça. Quem sai para a entrada de Jean? Ou ele continuará sendo opção para o decorrer dos jogos? Continuem votando na enquete e dando sua opinião.
.
Pelo Estadual de Juniores, boa vitória por 3x0, com gols de Pablo, de pênalti (foto), Carlinhos cobrando falta e Eder.
Bom começo e que não nos falte sorte no momento decisivo, já que somos disparados o melhor time desse Estadual de Juniores. Avante rapaziada!
Respondendo aos comentários:
Lais - Nós torcedores sempre queremos criar termos para apelidar o time, mas temos que ter calma para não criarmos expectativa exagerada. Agora o quarteto tem o quinto elemento. O que fazer? Bjs
Aline - A organização tática passa pela qualidade dos jogadores de defesa, mas a ajuda dos de frente é indispensável e ontem eles ajudaram um pouco mais. Que assim continue. Sds!
Diogo - Seu blog será adicionado à lista e como você, respeito a instituição Flamengo, afinal somos rivais, porém nunca inimigos.
Gustavo - Obrigado pela visita e espero sua presença sempre aqui no Blog. Abraço!
Wilson - Esse ano o time tem subido de proteção e tem tido alma, que é o que tem faltado nas decisões contra vocês. No jogo da semifinal, perdemos por detalhes, mas não faltou vontade, como em outros anos. Abraço!
Saopaulina - Fla e Vasco sempre fazem grandes clássicos. Quanto a torcida, a do fla é igual a todas as outras. Em jogos de uma torcida só eles acabam fazendo a diferença pelo tamanho, mas no apoio não é diferente de nenhuma. Bjs!
Snoopy - Que bela dor de cabeça terá o Alfredo Sampaio, neh. Abraços!
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Substituição: Sai Edmundo, entra Jean Carlos. Morais, Alex Teixeira, Jean e Kardec. Pode confiar!! O Vasco daria muuuuito trabalho com este quarteto ofensivo. Abração, Louzada.

Anônimo disse...

nossa q jogo ontem, foi creu velocidade 4 neles. toda o oportunida de gol o vasco fez,só um chute de edmundo q pegou no travessão,se nao deria velocidade 5...rsrs

edmundo bateu o penalti, a torcida no estadio em casa,as pessoas nem piscavam...e agora...gooooooooool
porra acho q todo mundo explodiu nessa hora,eu acordei minha mae q dormia,edmundo foi ao encontro do amigo,jean,o + proximo dele no momento,q ate entao nao estava jogando,eles sao compaheiros de quarto.msm depois do gol o jogo tava meio lento,ja no segundo tempo com a entrada de jean o jogo pegou o pique,nem demorou mto pra fazer o gol.gol do alex?? pqp,essa é a justificatica dele valer 100 milhoes,o mulek joga mto!
ai veio o terceiro e o 4 pra fechar com chave de ouro.

alex e edmundo se abraçando,realmente um gesto mto bonito,as geraçoes se encontrando...edmundo q continua em seu reinado e alex q ta començando...é smepre bom ver esse carinho entre os jogadores do vasco,eles sao como uma familia,sempre um apoiando o outro!

sds vascainas

Pâm Cristina LF* disse...

Oiiiiiiiiiiiiiii

tudo bem com vc gato??
to passando por aki ehhe..

então eu nao aturo o zagueiro Juninho não kkkk acho ele horrivel, mas fazer o que o Burro do Muricy nao faz nada..ja estou de saco cheio deste treinador, nunca gostei dele e não vai ser hj que vou gostar né...o Alex Dias esta se recuperando ainda..pelo menos falta pouco pra volta...vamos aguarda..rss...

E seu time??
Ta 100% aiiiiiiiii..
pronto para o brasileiro rsrs...
vai demorar..mas daqui a pouco chega ne...hehe

Beijosssssss

Unknown disse...

Não tenho o que falar... Análise perfeita do jogo de ontem!
Só gostaria de expressar a minha felicidade ao ver e ouvir São Janú ontem... Não que o estádio estivesse lotado, mas a torcida deu um verdadeiro show, não pararam de gritar nem quando o Boa Vista ameaçava! Essa sim é a nossa torcida! "Alan Kardec! Alan Kardec!" "Alex... Teixeira!" "AH, É EDMUNDO!" "Ih, f*deu, o Morais apareceu!" (ou alguma coisa assim). Teve até aquela: "Tu és time de otário e c*zão, p*ta, viado e ladrão! Toma no c*, mengo!" e por aí vai... Nossa, arrepiou, mas o mais emocionante mesmo foi ver as lágrimas de Jean após o jogo. Realmente ele se identifica muito com o Vasco! Nem preciso dizer que já caiu nas graças da torcida. Só tem que manter essa vontade!
Agora, o Tiago salvou a gente inúmeras vezes ontem, hein? A zaga continua preocupando.

Saudações Cruzmaltinas!

Anônimo disse...

O jogo de domingo foi um sufoco só.. no 1º tempo quem aparecia mais era o Boa Vista apesar de estar 1x0 pro Vascão (por um pênalti ridículo que fizeram em cima do WD, ele nem ia alcançar a bola). Se os caras tivessem uma pontaria melhor e Tiago não tivesse fechado o gol (fez no mínimo 3 ou 4 defesas surpreendentes que salvaram no 1º tempo) talvez o resultado inicial fosse diferente.
O Jean apesar de não ser famoso por marcar gols (sua pontaria não é das melhores..) acabou fazendo dois (com a ajuda de um jogador que já deu muita dor de cabeça pra gente, Fabio Bráz..) e mostra que é uma boa opção pro ataque. Ele corre muito e sabe jogar bem.
De qualquer forma, o que importa é a vitória e a torcida cantou muito, pena que eu não pude ir :/
Mudando de assunto, e agora, será que o Eurico sairá? Que que você acha disso? :P
Saudações vascaínas