sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Devagar com o andor

Hoje ao abrir o Lance me assustei com o que vi na pág. 3. Na parte das luzes, a verde indicava "O quarteto fantástico do Vasco".
Fui então para a parte do Vasco no jornal e vi a matéria comparando esse quarteto com alguns que fizeram sucesso em São Januário. A matéria citou os seguintes quartetos:
1985/86 - Geovani, Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.
1997 - Juninho, Ramon, Evair e Edmundo.
1998 - Juninho, Ramon, Donizete e Luizão.
2000 - Juninho, Juninho Paulista, Euller e Romário.
Os quartetos citados ficaram marcados não somente pela qualidade técnica, mas principalmente pelos títulos conquistados. Para que esses talentos aparecessem, o time tinha todo um esquema que facilitava o trabalho dos meias e atacantes.
Os jogadores do quarteto atual tem muita qualidade, mas de nada adiantará se não houver um esquema todo trabalhado para que possam criar as jogadas de ataque sem prejudicar a defesa. Contra o Itabaiana, muitas chances de gol foram concedidas e se os sergipanos tivessem mais capricho nas finalizações, o resultado teria sido diferente.
Temos carências evidentes em nossa defesa e meio de campo, que prejudicam a utilização de 4 jogadores com características tão ofensivas. Wagner Diniz sobe muito e obriga um dos volantes a fazer sua cobertura. Nos primeiros jogos do Estadual, esse papel coube a Jonílson, nosso melhor marcador. Assim, a proteção à defesa ficava mais a cargo de Beto e Leandro Bonfim, que não são exímios marcadores.
A zaga também não é das melhores ao contrário do time do fim dos anos 90, que contava com o fantástico Mauro Galvão e um Odvan em boa fase. Luizão não passa confiança nenhuma e Jorge Luiz não é mais que um jogador esforçado. A chegada de Roque Júnior pode melhorar bastante esse setor.
Com o retorno de Leandro Bomfim e Beto, a tendência é de que um dos integrantes do quarteto seja barrado, provavelmente Alex Teixeira. Assim, o time voltaria a jogar com o meio campo em losango e dois jogadores na frente, Edmundo e Alan Kardec.
Se quiser manter as tradições ofensivas do Vasco e colocar uma formação bastante ousada, Alfredo Sampaio (foto) pode manter o quarteto e usar Leandro Bomfim ou Beto como segundo volante, o que acho pouco provável.
Como amante do futebol ofensivo, torço pela utilização do quarteto, mas isso requer muito treinamento e caso a opção escolhida por Alfredo seja a barração de um dos quatro, deve-se respeitar.
Deixo com vocês a pergunta?
Você é a favor ou contra a utilização do quarteto ofensivo?
O quarteto é mesmo fantástico ou apenas tem jogadores de talento?
.
Não sei se os amigos perceberam, mas foram feitas algumas pequenas alterações no Blog. A letra está diferente e os links foram classificados. Espero que todos tenham gostado. Do contrário, podem reclamar à vontade.
.
Respondendo aos comentários:
Snoopy - O Eurico sempre peita Deus e o mundo pelo Vasco e isso às vezes traz grandes males ao Clube. Lembra do logo do SBT na camisa? Quanto a Leandro, se ele for para o Botafogo, o clube tem mais a perder do que a ganhar. Abraço.
Carlão - Bom senso, esse é o termo correto e foi tudo que faltou desde o início do caso Leandro. Essa novela ainda vai render...Abraços!
Marcos Paulo - Concordo e por isso disse que se fosse levado em consideração o jogo de quarta. De um modo geral, Edmundo merece e vai ser titular e terá atuações melhores que essa de quarta. Abraço.
Lais - Futebol tem dessas coisas. Já vimos o time jogar bem e perder e também o oposto, jogando mal e vencendo. Que os erros sirvam de lição para os próximos jogos. Sds!
Wilson - Sobre o tema arbitragem, não sei se o caso é de armação. Até acho improvável, mas fato é que o flamengo tem sido seguidamente beneficiado e nunca prejudicado. Aliás, isso vem de longe, como em 80 e 81, contra o Galo. Não sei de onde parte, mas isso incomoda bastante e é um dos motivos que fazem com que todos tenham tanta raiva do fla. Abração!
Aline - O grande problema do Vasco quarta foi tático. Um esquema totalmente novo. No gol do Itabaiana, não dá pra chamar de falha, mas o Tiago nem foi na bola, só olhou e o chute era bem de longe. Por casos como o de Leandro que te disse que o Eurico é sim vascaíno. Do jeito dele, mas é. Sds!
Turano - Leandro estava tão bem no Vasco, mas virou a cabeça por causa de dinheiro e agora pode ter estragado sua carreira. Na teoria, a formação de quarta é excelente, mas na prática ainda precisa de alguns ajustes. Tende a dar certo e pelo menos do meio pra frente esse ano temos fartura.
.
Sds vascaínas a todos!

9 comentários:

lais solzinho disse...

engraçado qnd li as primeiras linhas,acabei de comentar no assunto com um amigo,voltando pra casa..."o quarteto fanstatico do vasco".
rsrsrs

ouvi dizer q roque ia assinar o contrato hj,cada um dia uma coisa...

sds vascainas

lais solzinho disse...

ah vi as alteraçoes do blog ficou legal, "navegando com a caravela" show o titulo,eu negocio assimq vc escreveu e os outros 2,ficou + organizado,melhor assim,os visitantes on-line q ja comentei com vc e tbm notei q esta em ingles ...
+ da outra vez mudou sem vc ter trocado,derepente é do bolg msm

bjks

Aline disse...

Ficou show o blog com as alterações... Não entendo muito disso, mas também acho que ficou mais organizado.
Quarteto Fantástico? Isso me lembra a Seleção na Copa de 2006 com seu Quadrado Mágico... Como diria o ilústre botafoguense Juvenal Antena: "Muita calma nessa hora!". Acho muito precipitado falar nisso. Não me entenda mal, também sou fã do futebol ofensivo, mas para ter um time assim é necessária uma defesa eficiente e segura, que saiba sair jogando. Atualmente estamos longe disso... A vinda de Roque Jr. ajuda e muito a zaga, mas ele é um só, e precisaríamos de 2 zagueiros realmente bons!
Sem falar que ainda tem o Wágner Diniz; que, como você disse, sobe muito.
Odeio retranca. No entanto não dá pra ir pro tudo ou nada em todos os jogos.
Bom, essa é a minha opinião.
Saudações Cruzmaltinas, e que venha o Roque Júnior!

Diogo Ferreira disse...

Oi, prazer.
Estou vindo aqui pois visitei seu blog achei-o muito interessante e gostaria de ser parceiro de vocês. Seria possível? http://ConfionoMengao.blogspot.com

Peço que responda-me positivamente ou negativamente e me deixe junto o blog para que possa recordar e eventualmente adicioná-lo à lista de parceiros. =)


OBS: APESAR DE SER VASCAINO O BLOG SAIBA QUE RESPEITO O VASCO ACIMA DE TUDO, E DETALHE ACEITO ACIMA DE TUDO UM GOZAÇÃO SADIA AFINAL FUTEBOL É SINÔNIMO DE ALEGRIA NÃO É MESMO?

Zulkijora disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gustavo disse...

Muito bom esse blog, parabéns, descobri a pouco tempo (viva o google) e vo dar uma olhada sempre que puder
Quanto ao assunto do quarteto, vc jah falou tudo. Para funcionar, os caras tem que ser livres para atacar apenas e se concentrar nisso, para isso, precisamos de um setor defensivo e meio-campo fortes, o que nao existe no vasco atualmente. O meio-campo é mto carente na marcação, salvo Jonilson que vem atuando bem. A zaga o tempo todo bate cabeça, e os nossos dois laterais (nao estou criticando, tanto calisto como WD são mto bons) sobem muito o que prejudica ainda mais. A vinda do Roque Jr. sera uma benção para nossa zaga atual e com certeza vai ajudar na estruturação do quarteto fantastico, dando mais qualidade e segurança a zaga

Saudações Vascainas!

Wilson Hebert disse...

É, o Edmundo e o Jean parece que vão mesmo resolver o problema vascaíno. Que bom! Só assim a gente ganha aqueeeeeele nosso rival de volta.
Eu já estou com saudades daquele Vasco que fazia frente ao Mengão hehehe!!!

Tá ficando sem graça essa coisa no Rio. Chega final, só da Flamengo...

Já até sei que vão falar de arbitragem...

Ah, pode ter certeza que o pessoal do blog Confio no Mengão são gente boa. Pode aceitar fazer parceria com eles Diego, eu garanto!

Abração..............

SAOPAULINARP disse...

Oiiiiiiiiiiiiiii

Bom dia, tudo bem com vc?
to passando por aki hehehehe..

E ai como foi o fds??

Eitaaa Flamengo x Vasco sempre foi jogão, pelo menos pra mim daki de são paulo né..rs..mas o mengo sempre leva vantagem, as vezes as pessoas falam que a torcida nao conta nada...mas a deles conta e muito..mas vcs são forte poh..ta na hora de dar um sacode neles geral!! Deixar todos calados!!!

Beijosssssssssss

snoopy disse...

e o jean, onde entraria nesse quarteto?
quinteto? hehe

abraço!