sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Comunicado importante

Hoje não quero falar de técnico, presidente, jogadores ou arbitragem. Quero falar de nós, torcedores.
Depois do jogo de quarta contra o juventude já era visível minha decepção com a torcida. Ainda ontem, escrevi esse post, mas esperei hoje para postá-lo. Você que está agora lendo esse texto, o que estava fazendo na hora do jogo? Estava no estádio, vendo no seu pay-per-view, ouvindo no rádio ou nem isso? Por um acaso você sabe quantas pessoas foram a São Januário? Público pagante de pouco mais de 3.000 pessoas. Ainda que venha com os velhos argumentos de que o Eurico muda o público, rouba a renda e o escambau, quem foi ao estádio sabe que estava vazio? Qual a desculpa de quem não foi? Horário? Preço? Campanha do time?
O horário de 20:30 é ruim? Francamente, horário bom para jogo, todos podemos sair de nossos trabalhos e ir calmamente ao estádio.
Preço? 20 reais inteira e 10 reais, meia, está um preço justo. Ou você queria pagar um real pela entrada?
Campanha do time? Bom, pelo que eu saiba, o Vasco está na briga por uma vaga na Libertadores, pode ser o melhor do Rio e faz uma boa campanha na Sul-americana. Se o time entrou em uma má fase, é nessa hora que mais precisam do nosso apoio, gritando, cantando, empurrando, para que ainda que não seja na técnica, seja na raça, na vontade, aquela que todos nós teríamos se estivéssemos ali em campo.
Porque a torcida do Corinthians vai ao estádio? O time deles é uma merda, só o goleiro presta, o clube tá afundado na lama de irregularidades e mesmo assim eles vão a jogos em qualquer canto do país.
Isso se chama amor, amigo vascaíno. Amor incondicional, que nos piores momentos só faz aumentar. Vide o exemplo de nossos amigos da torcida do Galo, que na 2ª divisão tinham mais público que muitos times da 1ª divisão.
Ou você é daqueles torcedores “modinha”, que só vão ao estádio nos momentos em que o time está em ascensão, que sabe que vai lotar, como os jogos contra América-RN e São Paulo?
Esse é o pior tipo de torcedor que existe, aquele que não sabe do dia-a-dia do clube, não se informa, não lê, não sabe de porra nenhuma, ai vai no domingo, linda tarde de sol, achando que é o melhor dos torcedores. Sinceramente, você é um babaca. Ser torcedor não é ir só no joguinho da moda, é ir sempre, seja num domingo 16:00 ou numa quarta 21:45. Sem essa de que o horário é tarde, que tem que trabalhar no outro dia. Todos esses 3.000 que foram quarta são vagabundos? Está aqui um que não é, como muitos outros com quem tive a oportunidade de conversar no estádio, que chegariam 1:00 da manhã em casa pra acordar cedo no outro dia e encarar mais um dia de trabalho.
Acorda torcida vascaína!! O time é ruim? Alguns jogadores não são dignos de vestir nosso manto? O presidente é ladrão? O técnico é burro? Tudo bem, cada um tem suas críticas e suas opiniões, nas quais não somos obrigados a concordar, mas quem está ali é o Vasco, aquele que aprendemos a amar desde pequenos, aquela linda Cruz de Malta, aquela camisa que nossos pais nos deram de presente mesmo quando nem sabíamos falar. Todos passarão. O Eurico passará, Celso Roth passará. Conca, Leandro Amaral, todos passarão, mas o Vasco é eterno. O mesmo Vasco que aprendemos a amar quando crianças que independente de presidente, técnico ou jogadores nunca deixará de existir, graças à paixão de todos nós, torcedores de coração, que como diz o nome desse blog e uma canção de nossa torcida:
_
SOU VASCAÍNO E O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!!!
_
Nunca vai parar, aconteça o que acontecer e espero que esse sentimento que pulsa cada dia mais forte dentro de mim, possa contagiar você que está lendo esse texto e que nos próximos jogos possamos ter um público condizente com nossa imensa torcida.
_
Saudações vascaínas a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, torcer para o Vasco não é ocasião, é quase que uma religião. Não podemos apoiar somente nas vitórias, temos que acredita, incentivar, deixa o Eurico pra lá, não vai mudar nada mesmo? O eurico não entra jogando, não perde gol feito. Nosso azar é que a crise do Vasco está sendo no final do campeonato, mas temos que continuar incentivando, indo ao estádio (caldeirão) e com certeza sairemos desta. Lembre-se “o Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor....” (meu eterno amor). GRANDE ABRAÇO AOS MEUS IRMÃOS VASCAÍNOS !!!!!!!

“Vou torcer pro Vasco ser campeão!
São Januário, Meu caldeirão....”

Ass> João Carlos Filho
e-mail joaocalosomfilho@hotmail.com

Anônimo disse...

Que todos que leiam possam tomar vergonha e ir ao estádio. Excelente texto, Diego. Próximo jogo em casa contra o bostafogo, vamos lotar o Maraca e botar aquela torcidinha no seu devido lugar.
Saudações vascaínas