segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pela 9815726467ª vez, o filme se repete.

13 de abril de 2014. Vasco e Flamengo se enfrentam em uma final de Campeonato Estadual, dez anos depois do último encontro. O Clássico dos Milhões mobiliza milhares no estádio e muitos outros em todos os cantos do mundo. Um jogo amarrado, que caminhava para uma vitória cruzmaltina até os 47 minutos do segundo tempo. O que veio depois disso eu, você e todos já sabemos de cor.
Um filme que, ano após ano, se repete. Por mais tolerante que se possa ser com o difícil trabalho da arbitragem, é impressionante como o beneficiado é sempre o mesmo. Ou o prejudicado, já que nos últimos 3 anos, o Vasco colecionou prejuízos contra seus três rivais. O próprio presidente da comissão de arbitragem admitiu: "Os erros são normais e vão acontecer em qualquer área do futebol. É uma pena que isso ocorra tantas vezes com o Vasco. Mas eu posso afirmar que isso é apenas uma coincidência. O Vasco deve reclamar, sim. Eles estão cobertos de razão."
Pior é ver atletas e torcedores celebrando o "roubado é mais gostoso". É um triste retrato da vagabundagem e malandragem que impera nesse país. Onde o que vale não é o triunfo, mas sim a sensação de ter feito o outro de idiota. No trânsito, na política, no esporte... Todos condenam quando o torcedor do Fluminense debocha e faz uma bandeira com a sigla STJD, mas acham lindo quando o árbitro decide um campeonato, entregando a taça ao Clube que não a mereceu.
A imprensa, que vende o produto Campeonato Carioca, se cala quanto a mais este absurdo. Em sua clara veia comercial, prefere ver o time de maior torcida vencer, não importa de que maneira, a ter um campeonato emocionante e que tenha o melhor time como campeão.
A consequência nós sabemos qual é: um campeonato deficitário, com estádios às moscas, que nem na final esgota os ingressos. E a tendência é piorar a cada ano.
A federação não se interessa em melhorar. Afinal, suas cotas estão garantidas e ela nunca tem prejuízo. Se os erros de arbitragem se acumulam contra o mesmo Clube, não há o mínimo interesse em trazer um juiz de fora, como foi solicitado pelo Vasco antes da decisão.
A solução então tem que vir do Clube. Como em 1924, quando os rivais tentaram nos impedir de seguir na competição em virtude dos jogadores negros e mulatos. Dessa vez, impedem uma dura conquista, em um ano de Série B, onde o Clube conseguiu montar uma ótima equipe, mesmo com os graves problemas financeiros.
Os compromissos com a transmissão esportiva e a federação nos impedem de abandonar de vez o campeonato. Pois então que se coloque um time sub-20. Sem absolutamente nenhum compromisso de chegar à final, já que sabemos que este campeonato tem suas cartas marcadas.
Enquanto os jovens cumprem esse compromisso enfadonho de jogar o carioquinha, que o time principal se prepare para Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Que viaje para Europa, Norte e Nordeste do Brasil, fazendo amistosos, lotando arenas e trazendo recursos muito maiores que jogando para 500 pessoas nas várzeas fluminenses.
Tudo já foi tentado. Ofícios e reuniões com a federação, críticas via imprensa e nada muda. 
Ainda que seja ano de eleição, a diretoria atual pode e deve se posicionar de forma dura quanto aos infinitos acontecimentos relacionados à arbitragem. A torcida, cansada de ser roubada, apoiará qualquer ato nessa direção.
Um Estadual sem a participação pra valer do Vasco seria um prejuízo imenso para todos aqueles que dependem dessa competição para vender jornal ou patrocínios em rádios e televisões.
Chegou a hora de um ato duro, que traga consequências para todos e não apenas para o Vasco. Nossa perda com a falta de visão do auxiliar pode chegar a R$ 20 milhões.
Seguiremos pagando essa conta?
Por: Diego_Louzada
Charge: Beto_Gomes
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Bocha disse...

Hola que tal

Soy Bocha, creador del blog Abran Cancha. Estoy muy interesado en tener un intercambio de links con tu blog, la verdad que me ha gustado mucho y seria un honor tenerlo entre mis enlaces. Enlázame y me avisas para que inmediatamente coloque tu link en mi sitio. Te comento que este intercambio te beneficia, ya que Abran Cancha tiene un PageRank de 4. ¿Te gusta la propuesta?

ABRAN CANCHA
www.abran-cancha.blogspot.com

Ruy Moura disse...

E viva o Vasco da Gama!

Fogão x Vascão. Uma final dos dois melhores clubes do Brasil!

Abraços Gloriosos.

mc kevin idade disse...

Acabei de ler seu post e achei interessante comentar, belo post.
Mc Kevin Idade