quinta-feira, 11 de outubro de 2012

E agora, a culpa é de quem?

09 de setembro, 20:25. O Vasco perde para o Bahia por 4x0 e um amigo, grande conhecedor de futebol, me manda o seguinte torpedo: "Estamos ferrados. Campeonato acabou mesmo. Cristóvão vai pagar o pato". O que veio em seguida todos já sabemos. O treinador foi demitido, outro foi contratado e algumas vitórias vieram. Com elas, a ilusão de que a situação estava melhorando e seria possível ficar no G4. Esperança que parece não ter durado mais que um mês. A derrota em casa para o São Paulo deixa o rival a apenas um ponto de tomar o quarto lugar, posição que há tempos o Vasco não merece ocupar.
Se você, que hoje lê este texto, me deu a honra de sua visita no dia 10/09, vai se lembrar do que escrevi. De que adiantaria mudar treinador se o problema era os jogadores? NÃO temos hoje nenhum lateral decente e o ataque se resume a Tenório, com frequentes problemas físicos. Nosso jogo se resume ao Juninhobol, que pode ser suficiente pra ganhar partidas contra times ridículos como Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO. Só que contra grandes,o buraco é mais embaixo e nem mesmo uma lenda viva como o Reizinho vence sozinho.
Ontem nas arquibancadas minha sensação era de impotência. A mesma devia ser sentida pelos jogadores. Porque se o Osvaldo tira o Auremir pra dançar, isso é natural, afinal, um joga muito e o outro não joga nada. O Luis Fabiano mete um gol de fora da área enquanto o Alecsandro não tem força. Aliás, nosso camisa 9 tem muita razão quando vai à imprensa reclamar de salários atrasados. Isso deve estar prejudicando a sua alimentação e consequentemente, seu rendimento nas finalizações, cada vez mais fracas.
Aí vem o torcedor do meu lado e diz que esperava mais do Marlone. Sinceramente, ele foi acima das minhas expectativas. Buscou o jogo, correu, driblou, acertou e errou. Outro, mais idoso, reclamou do treinador por não colocar o Fellipe Bastos no banco. Logo o Bastos, que a todo jogo é vaiado e xingado. Outro dia foi a ausência do William Barbio que foi criticada. A que ponto chegamos.
Pelo menos dessa vez não vaiaram o Marcelo Oliveira. O torcedor é apaixonado e age por impulso, mas não é idiota. Já viu que o time é ruim, pode colocar quem for para treinar. Bastava olhar para os jogadore de branco e perceber que ali estava um time muito superior ao nosso.
Faltam 9 jogos. Destes, três são clássicos, além de Santos, Corinthians, Internacional e Atlético-MG. Quando a bola rola, a nossa esperança reacende. Aqui, olhando pra este computador, vejo que nossa última vitória sobre um time da parte de cima da tabela foi contra o Botafogo, em 25/07.
É, acho que meu amigo estava certo: "Acabou"
Charge: Beto_Gomes
Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: