Valendo vaga na semifinal da Libertadores, o Vasco recebe o Corinthians nesta quarta-feira, às 22 horas em São Januário. Na primeira de duas partidas que devem entrar na história, o Gigante da Colina busca assegurar vantagem para o duelo de semana que vem, no Pacaembu. Será o confronto dos dois primeiros colocados do último Campeonato Brasileiro e fortes candidatos ao título continental.
Após a árdua perseguição durante todo o segundo turno do Brasileirão, quis o destino que nossos caminhos voltassem a se encontrar. Se dessa vez não há uma taça em disputa, vale o direito de seguir sonhando com a maior conquista das Américas. No caso corinthiano, o fim de um trauma que parece eterno, de nunca conseguir conquistar o título que seus rivais já levaram algumas vezes.
Já a torcida vascaína quer reviver o histórico 1998, quando também vencemos um time brasileiro nas quartas-de-final. A vítima na época foi o Grêmio. De quebra, devolver ao time paulista a tristeza causada pela perda do título mundial em pleno Maracanã, em 2000.
Com os ingressos esgotados, todo apoio será importante. O Timão se preparou muito e parece mais forte do que nunca em busca do sonho. Taticamente, não vejo equipe mais sólida do que os comandados de Tite. Defendem e atacam em bloco, tendo sofrido apenas dois gols em 8 jogos.
Sem um centroavante fixo, Alex e Danilo tendem a flutuar no espaço entre os volantes e os zagueiros, o que deve ser observado com atenção. No 2x2 do ano passado, sofremos dois gols após bolas perdidas no meio-campo, erro que não podemos repetir. Atenção também a Paulinho, elemento surpresa que marca muitos gols.
Cristóvão Borges, como de praxe, não divulgou a escalação. Nos treinos, manteve Nilton ao lado de Rômulo, com apenas um entre Felipe e Juninho no time titular. Manter um dos ídolos no banco gerará polêmica com a torcida, mas seria suicídio usá-los juntos. Com a velocidade e intensidade do meio adversário, seríamos esmagados, sem ver a cor da bola.
Como o gol fora de casa é critério de desempate, o mais importante é não ver vazada a meta defendida por Fernando Prass. Em 2009, na semifinal da Copa do Brasil, empatamos no Rio em 1x1 e em São Paulo por 0x0, perdendo a vaga na decisão por tal critério.
Se tratando de Vasco, é difícil pedir isso, mas a torcida precisa ser inteligente e jogar junto, mesmo que o gol demore a sair. Vitória por 1x0 é motivo de muita festa, visto que, ao mesmo tempo que sofre poucos gols, o Timão também não os marca em demasia.
Se você foi um dos felizardos que garantiu ingresso na Colina, chegue cedo, se acomode e se prepare para uma guerra, dentro de campo. Nada de violência contra os torcedores do adversário que irão ao estádio. Eu, você e todo vascaíno queremos ver o Corinthians esmagado, mas com bolas na rede e uma linda festa em São Januário.
Ganhando ou perdendo, no dia seguinte nossas vidas seguem normalmente, no Rio, em São Paulo e em todo o país.
Ganhando ou perdendo, no dia seguinte nossas vidas seguem normalmente, no Rio, em São Paulo e em todo o país.
Isso é esporte e esporte é vida, nunca morte.
Força Vascão!
Charge: Beto_Gomes
Por: Diego_Louzada
Sds vascaínas a todos!
Um comentário:
Hey, criei um blog sobre o vasco, que ainda esta no começo. Queria saber se vc aceita fazer parceria por feed:
http://portal-crvg.blogspot.com.br/
Ele ainda passa por algumas modificações, mas já estará pronto. Conte com sua ajuda (Y)
Postar um comentário