quarta-feira, 21 de março de 2012

Noite de vitória e lição

Nesta quarta-feira, pela 4ª rodada da primeira fase da Taça Libertadores, o Vasco recebe o Libertad, às 21:50 em São Januário. Com 4 pontos, na vice-liderança do grupo 5, o Gigante da Colina precisa dos três pontos para seguir na briga por uma vaga à próxima fase. Será o último jogo em casa nesta fase, o que torna a vitória ainda mais obrigatória.

Em campo, na arquibancada, na tv ou no radinho, cada vascaíno é hoje parte de uma imensa corrente em busca de um resultado vital para nossas pretensões. Não podemos pensar em nenhum outro placar que não seja a vitória, que nos igualará aos 7 pontos do time paraguaio. Ainda restarão dois duelos, ambos fora do Rio, onde teremos que vencer ao menos um.

Ao time não resta outra opção a não ser pressionar desde o primeiro minuto. Cristóvão Borges ainda não definiu a escalação, que pode inclusive ter três atacantes, com Eder Luis e William Barbio abertos pelos lados abastecendo Alecsandro. Ainda que mudem os nomes, a postura deve ser ofensiva e ousada, como nos minutos iniciais do primeiro tempo em Assunção.

A torcida, que vai lotar São Januário, promete empurrar o time para cima dos paraguaios. O infeliz episódio de racismo no Paraguai inflou os ânimos dos cruzmaltinos, que prometem várias manifestações pacíficas em defesa da igualdade no esporte. Tal bandeira não deveria ser levantada em pleno século 21, mas a imbecilidade de alguns torcedores paraguaios reacendeu essa chama que arde em nossos peitos há mais de 100 anos.

Com faixas, mãos e rostos pintados e músicas sobre o tema, mostraremos não apenas aos torcedores do Libertad que não é a cor da pele de um homem que o faz melhor ou pior do que outrem. Aliás, se eu fosse um dos infelizes que ofenderam nossos atletas e torcedores em Assunção, estaria bem preocupado. Se calmo Dedé faz o que faz, imaginem com raiva...Sobre o tema, recomendo a leitura deste artigo.

Dois cuidados se fazem necessários nesta decisão: o primeiro é com a catimba do adversário. Qualquer pontinho aqui será lucro para o Libertad, que buscará irritar o time vascaíno, naturalmente aflito pelo dever de vencer. Farão faltas em excesso, cêra e tentarão jogar nossa torcida contra o time. O segundo, não menos importante, é com os contra-ataques. A cada minuto que passar seremos mais ofensivos e caso o gol demore a sair, corremos o risco de expor nossa defesa à velocidade do adversário.

Na bola, nos gritos, nas palmas e no coração, hoje é dia de vitória e lição. Força Vascão!


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Gostei muito da postura da equipe! Tem que ter paciência mesmo, rodar a bola... se não der certo, no segundo tempo faz as mudanças, mas sem perder a paciência!

E a torcida precisa se acostumar também, não deu certo ontem?! O jogo é esse! Dá pra gente chegar longe nessa Liberta, a torcida jogando junto com o time dá!